Partilhar

Como fazer uma massagem facial anti-rugas

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma massagem facial anti-rugas

As massagens faciais são incríveis para nos relaxar física e mentalmente, mas sabia que ao revigorar os músculos, também são um magnífico tratamento para lutar contra as rugas? Isso mesmo, trata-se de uma técnica completamente indolor e super eficaz que nos permite ativar a circulação sanguínea no rosto, dar firmeza aos tecidos e atenuar aquelas rugas que são mais visíveis e tiram a juventude da pele. E o melhor de tudo é que podemos fazer uma massagem em nós mesmos todos os dias quando tivermos uns minutos. Continue lendo este artigo de umComo e descubra o passo a passo a seguir para fazer uma massagem facial anti-rugas.

Também lhe pode interessar: Como escolher um creme anti-rugas
Passos a seguir:
1

Fazer uma massagem facial em si mesma todas as noites ou de vez em quando é ideal para revigorar todos os músculos do rosto e contribuir para a redução ou eliminação daquelas rugas mais marcadas. Além disso, é uma técnica simples que servirá para prevenir a formação de novas linhas de expressão e a flacidez.

Segundo os especialistas na saúde da pele, este tipo de massagens faciais anti-rugas trazem benefícios como os que explicamos de seguida:

  • Estimulam a produção de fibroblastos e colágeno, por isso melhoram a elasticidade e firmeza da pele.
  • Favorecem a microcirculação cutânea, o que é excelente para manter os tecidos bem tonificados e abrir aquelas áreas onde apareceram as rugas.
  • Reafirmam os músculos do rosto.
  • Melhoram o tom da pele.
  • Reduzem o inchaço facial.
Como fazer uma massagem facial anti-rugas - Passo 1
2

Antes de começar com a massagem para potencializar o seu efeito anti-idade, aconselhamos que a faça aplicando, ao mesmo tempo, o seu creme anti-rugas habitual ou, se preferir, com um óleo natural indicado para rejuvenescer a pele. Esta segunda opção oferece incríveis resultados, já que há óleos que contêm antioxidantes, vitamina E e minerais excelentes para nutrir a pele a partir de dentro e combater os sinais visíveis do envelhecimento.

As melhores alternativas são o óleo de argan, o óleo de jojoba, o óleo de uva, o óleo de rosa mosqueta e o óleo de gérmen de trigo. No artigo Óleos naturais para eliminar rugas pode ver as propriedades particulares de cada um deles.

Só terá que verter umas gotas do óleo selecionado em seus dedos e começar a fazer a massagem facial, assim como explicamos a você nos passos seguintes.

Como fazer uma massagem facial anti-rugas - Passo 2
3

Para corrigir as rugas e tratar de reduzir a sua visibilidade, o movimento essencial é uma massagem à base de movimentos circulares. O seguinte método servirá para atenuar todas as rugas e linhas de expressão, sem importar a zona na qual se encontrem. Os passos que você deve seguir são:

  • Com os dedos indicar e o médio de uma mão, estique essa zona da pele onde se encontra a ruga a corrigir.
  • Coloque um pouco de creme anti-idade ou óleo na ponta do dedo indicador da outra mão.
  • Depois, com esse dedo indicador, faça pequenas massagens circulares sobre todo comprimento da ruga, desde o início até ao final.
  • Realize o movimento durante uns segundos sem deixar de esticar a pele para poder estimular a circulação da zona e permitir que os nutrientes anti-idade da loção aplicada penetrem bem na pele e atuem.
Como fazer uma massagem facial anti-rugas - Passo 3
4

Além dos movimentos circulares, pode fazer massagens localizadas para diminuir as rugas de zonas específicas do rosto. Tome nota das seguintes recomendações:

  • Para as rugas da testa: deve aplicar o produto anti-idade realizando movimentos crescentes, isto é, desde a parte superior das sobrancelhas até à base do cabelo.
  • Para as rugas na parte central do rosto: neste caso, deve espalhar a loção anti-idade do interior até aos extremos do rosto, proporcionando um efeito 'lifting'. Terá que esticar a pele e uma boa forma de fazer isso é colocar as mãos com os dedos entrelaçados na altura do nariz e soltar os dedos enquanto leva as mãos até às zonas externas do rosto.
  • Para as rugas do rosto: aplicar o produto desde cima em direção ao pescoço para que a pele do queixo se estique. Situe os seus dois dedos indicadores dobrados bem embaixo do queixo e com os polegares realize o movimento de esticar a pele fazendo massagens circulares.
  • Para as rugas ao redor da boca: coloque uma mão em cada uma das bochechas e realize massagens na pele fazendo movimentos em ziguezague.
  • Para as rugas dos olhos: aplique o produto realizando semicírculos, primeiro na parte superior desde o lacrimal em direção à têmpora, e quando tiver acabado, repita o mesmo movimento na parte inferior do olho.

Se também interessa saber que outros movimentos simples podem ajudar você a manter o seu rosto mais jovem e liso, não perca o artigo Os melhores exercícios para combater a flacidez do rosto.

Como fazer uma massagem facial anti-rugas - Passo 4
5

A pele do pescoço e do decote é extremamente delicada, por isso também convém prestar atenção e estender a massagem para evitar o aparecimento de antiestéticas rugas nesta zona. Se realizar esta tarefa de forma habitual e proteger esta zona dos raios UV com um protetor solar de fator elevado, poderá conseguir um decote bonito e jovem por bastante mais tempo.

Para reduzir as rugas desta zona, deve massagear o decote realizando movimentos circulares com os nós dos dedos e ir subindo até chegar à parte superior do pescoço. Depois disso, faça um movimento de amassar esticando a pele para cima, começando também pela zona do decote e finalizando pelo pescoço.

Como fazer uma massagem facial anti-rugas - Passo 5
6

Para acabar, mostramos a você um movimento espetacular para oxigenar os tecidos, favorecer a produção de colágeno e, portanto, contribuir para a juventude da pele. Se quer experimentar, só tem que dar beliscões muito rápidos na zona superior das bochechas e nas laterais da mandíbula seguindo o contorno facial. Experimente, os resultados surpreenderão você!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma massagem facial anti-rugas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer uma massagem facial anti-rugas

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer uma massagem facial anti-rugas
1 de 6
Como fazer uma massagem facial anti-rugas

Voltar ao topo da página