Partilhar

Como eliminar as rugas da boca

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como eliminar as rugas da boca

Algumas expressões faciais, a exposição ao sol, beber, fumar, a passagem do tempo... são algumas das causas que podem levar à formação de linhas e rugas verticais acima do lábio superior de forma prematura. Isto faz com que o rosto tenha uma aparência envelhecida antes do tempo muito pouco favorecedora e parecermos ter mais idade do que aquela que na realidade temos. Para evitar este problema estético, é necessário adotar uma série de medidas preventivas o quanto antes e cuidar da zona do contorno dos lábios como requer. Continue lendo este artigo de umComo para descobrir as melhores dicas para eliminar as rugas da boca.

Também lhe pode interessar: Como eliminar as rugas do sulco nasogeniano
Passos a seguir:
1

As rugas verticais que aparecem acima do lábio superior são conhecidas mais popularmente como "código de barras" e, embora sejam fruto do envelhecimento da pele à medida que o tempo passa devido a uma perda de colágeno e elastina, existem certos fatores que podem acelerar o seu aparecimento e fazer com que sejam visíveis de forma prematura. Estes são os que explicamos de seguida, tome nota e identifique qual é a origem deste problema estético que dá anos de vida ao seu rosto:

  • Predisposição genética a ter uma menor quantidade de colágeno e elastina na pele.
  • Cuidados e hidratação insuficientes ou inadequados da pele.
  • Falta de tonificação nos músculos labiais.
  • O hábito de fumar.
  • Exposições solares excessivas ou a tratamentos de bronzeamento artificial.
  • Seguir uma dieta escassa em vitaminas e minerais essenciais e uma insuficiente ingestão de líquidos saudáveis.
  • Ter problemas de circulação sanguínea na zona.
  • Franzir os lábios com frequência, ao realizar gestos como mastigar, assobiar ou gritar de forma excessiva.
Como eliminar as rugas da boca - Passo 1
2

Costumamos utilizar um creme hidratante para hidratar o rosto e mantê-lo com um bom aspeto, mas é importante termos em conta que há determinadas zonas nas quais a pele é muito mais delicada e sensível do que em outras, e este é o caso por exemplo do contorno de olhos e do contorno de lábios. Isto faz com que, além disso, seja necessário o uso de um creme específico para estas partes, especialmente a partir dos 25 ou 30 anos de idade.

As loções recomendadas para o contorno de lábios são aquelas que contêm ativos antioxidantes, anti-idade e nutritivos, além de substâncias que ajudam preencher as rugas como, por exemplo, o ácido hialurônico e o retinol.

Como eliminar as rugas da boca - Passo 2
3

Além de hidratar a zona, deve esfoliar o contorno de lábios uma vez por semana para eliminar todas as células mortas e toxinas que aceleraram o seu envelhecimento se se acumularem. Para isso, pode utilizar um esfoliante facial comercial ou preparar o seu misturando, por exemplo, um pouco de açúcar com uma colher de sopa de mel e espalhando pela zona dando suaves massagens circulares durante uns minutos. Descubra mais loções caseiras como esta no artigo Como fazer esfoliantes caseiros para o rosto.

Como eliminar as rugas da boca - Passo 3
4

Existem alguns produtos naturais que são bons aliados para combater as rugas no rosto e conseguir que estas fiquem muito menos visíveis de forma simples e econômica. Algumas das máscaras caseiras que podem oferecer-lhe bons resultados para reduzir as rugas verticais dos lábios são:

  • Máscara de ovo e mel: misture a clara de um ovo com uma colher de sopa de mel, mexa e aplique sobre o contorno de lábios deixando atuar durante 15 minutos.
  • Máscara de aloe vera e rosa mosqueta: misture 2 colheres de sopa de gel de aloe vera com uma colher de sopa de óleo de rosa mosqueta e aplique sobre as rugas deixando atuar por 15 minutos.
  • Máscara de pepino e vitamina E: liquidifique um pepino descascado com o líquido de 2 cápsulas de vitamina E e aplique a pasta resultante sobre o contorno dos lábios, deixando repousar durante 15 minutos.
Como eliminar as rugas da boca - Passo 4
5

Tal como já referimos, o sol e o tabaco são dois dos fatores principais que podem acelerar o aparecimento do chamado código de barras, pelo que convém tomar as medidas adequadas. Por um lado, terá de utilizar um protetor solar facial de fator elevado cada vez que for se expor ao sol e utilizar cosméticos com SPF.

Por outro lado, é aconselhável que evite o cigarro e se desfaça deste mau hábito o quanto antes, pois além de propiciar a formação de rugas na pele, prejudica gravemente a sua saúde a todos os níveis. Se precisar de um pouco de orientação, não hesite em ler o nosso artigo sobre Como deixar de fumar.

Como eliminar as rugas da boca - Passo 5
6

Uma vez que as rugas verticais são uma realidade no contorno dos lábios, apesar de poder reduzir a sua visibilidade, se o que pretende é eliminá-las e recuperar a aparência original da sua pele, a única coisa à qual pode recorrer é a tratamentos estéticos profissionais. Entre eles, encontrará as seguintes opções:

  • Preenchimentos: preenchem-se as rugas do lábio superior com a aplicação de substâncias como o ácido hialurônico, o colágeno ou o botox. Os seus resultados são temporais e é necessário uma manutenção adequada.
  • Resurfacing: utiliza-se a tecnologia a laser para regenerar a pele e dar-lhe uma maior espessura, eliminando assim as rugas e marcas de expressão. Neste caso, os resultados são mais prolongados.

É aconselhável que se optar por alguma destas opções, consulte um centro de estética profissional fiável e que fique em mãos de bons especialistas.

Como eliminar as rugas da boca - Passo 6
7

Outras recomendações que deve ter em conta para evitar as rugas na pele que rodeia os lábios, assim como outras linhas de expressão são:

  • Evitar fazer gestos com frequência que envelheçam a zona mais rapidamente, como beber com um canudinho, gritar, assobiar, etc.
  • Manter-se bem hidratada bebendo água em abundância durante o dia.
  • Seguir uma dieta equilibrada e saudável baixa em gorduras e rica em alimentos antioxidantes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as rugas da boca, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como eliminar as rugas da boca

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Ana Nóbrega
Em relação às três sugestões para suavizar as rugas do labio superior, gostava de saber quantas vezes se deve aplicar por semana.
Das três qual apresenta melhores resultados?
Tenho 61 anos.
Muito obrigada,

ELIZABETHE VENTURA
boa tarde quero alguma coisa pra tirar rugas acima do labios que eu possa comprar em farmacias.

sandra
preciso de um bom creme de rugas labias, vcs podem me ajudar? tenho 52 anos e pele clara
A sua avaliação:
rose
a dermatologista pode solicitar a manipulação do creme com retinol e ácido hialurônico?
ROSEMERI PEREIRA FERREIRA
Como eliminar as rugas verticais dos labios de uma maneira caseira e barata!

Como eliminar as rugas da boca
1 de 7
Como eliminar as rugas da boca

Voltar ao topo da página