PARTILHAR

Como usar vaselina para minimizar rugas

 
Vanessa Lopes
Por Vanessa Lopes. 27 março 2017
Como usar vaselina para minimizar rugas

Sabia que a vaselina também pode ajudar a prevenir e reduzir as rugas? Embora o uso cosmético mais popular deste produto seja o de hidratar e reparar os lábios secos, também foi demonstrado que a sua composição é excelente para retardar os sinais da idade e conseguir uma pele mais fresca e radiante. Conta com vitaminas A e E e isto somado à incrível hidratação e umectação que oferece, é perfeita para reter a água na pele e evitar que perca os óleos naturais que a mantêm protegida perante os agentes externos contaminantes e prejudiciais. Continue lendo este artigo do umCOMO para descobrir porque já são várias as famosas que usam este produto como anti-idade e para saber como usar vaselina para minimizar as rugas.

Também lhe pode interessar: Óleos naturais para eliminar rugas

Benefícios da vaselina para as rugas

As peles secas são mais propensas ao aparecimento de rugas prematuras que outro tipo de peles, uma vez que contam com uma grossura menor e sofrem mais as consequências das agressões externas que podem danificá-la, como por exemplo os raios de sol, o frio, a contaminação, etc. Por este motivo, para prevenir o envelhecimento nas peles secas, os dermatologistas recomendam a aplicação de cremes hidratantes com muita frequência para evitar perder a sua umectação e elasticidade e, por conseguinte, para prevenir o aparecimento das linhas de expressão e as rugas no rosto. E a vaselina pode ajudar bastante, pois é um produto que conta tanto com propriedades hidratantes como com propriedades anti-idade.

Como principais benefícios da vaselina para combater as rugas, podemos destacar os seguintes:

  • O seu elevado peso molecular cria uma espécie de película protetora na pele do rosto que a mantém afastada dos agentes externos que podem envelhecê-la com rapidez.
  • Evita que a pele perca água e se desidrate.
  • Mantém a elasticidade e a firmeza da pele intata por mais tempo.
  • Possui vitaminas A e E, que são excelentes para melhorar a saúde da pele, evitar a oxidação das células que formam a derme e, por conseguinte, prevenir a formação de rugas e outros sinais de idade.
  • Permite atenuar e preencher as rugas já existentes no rosto ao estimular a produção de colágeno.

Como usar a vaselina para as rugas do rosto

O melhor é adquirir uma vaselina que seja neutra para não irritar a pele, pode encontrar este produto em qualquer farmácia ou perfumaria.

Para usar a vaselina para as rugas do rosto, é importante primeiro lavar o seu rosto com água e sabão, e desmaquilá-lo se for necessário. Depois terá apenas que colocar um pouco de vaselina no dedo e aplicá-la diretamente sobre as rugas ou linhas de expressão que quiser minimizar. Faça-o dando pequenos toques com a ponta dos dedos sobre a pele até que o produto se absorva por completo. Leve a cabo este tratamento todas as noites antes de ir dormir e verá como pouco a pouco a sua pele fica mais hidratada, jovem e radiante.

Máscara de vaselina para as rugas

Além da aplicação diária deste produto, também pode fazer uma máscara de vaselina para as rugas caseira. Desta forma, consegue aumentar os seus efeitos anti-envelhecimento com outros produtos naturais que também são ideais para preservar a juventude da pele. Tome nota das seguintes receitas:

  • Vaselina, óleo de gérmen de trigo, óleo de rosas: misture 2 colheres de sopa de vaselina com 1 colher de chá de óleo de gérmen de trigo e 1 colher de chá de óleo de rosas em banho-maria. Quando a vaselina tiver derretido por completo, retire do fogo e deixe esfriar. Aplique a máscara sobre as zonas com rugas que quiser tratar e deixe atuar durante 20 ou 30 minutos, aproximadamente.
  • Vaselina, ovo, mel e azeite de oliva: derreta 2 colheres de sopa de vaselina em banho-maria, adicione a gema de 1 ovo, 1 colher de chá de mel e 1 colher de sopa de azeite de oliva. Misture durante alguns minutos e depois retire do fogo. Depois de esfriar, espalhe a máscara sobre o rosto e deixe repousar durante 30 minutos.
Como usar vaselina para minimizar rugas - Como usar a vaselina para as rugas do rosto

Como usar a vaselina para as rugas dos olhos

Uma das zonas do rosto que mais sofre dos sinais da passagem do tempo e na qual podem aparecer rugas prematuras é o contorno dos olhos. A vaselina é excelente para hidratar esta zona tão delicada do rosto e favorecer a produção de colágeno e elastina, que é indispensável para evitar a formação de pés de galinha ou linhas na pele ao redor dos olhos.

Se deseja usar a vaselina para as rugas dos olhos, pode levar a cabo qualquer um dos tratamentos que lhe mostramos de seguida:

  • Aplique um pouco de vaselina sobre o contorno de olhos dando toques leves com a ponta dos dedos sobre a zona. Faça-o antes de ir dormir e deixe atuar durante toda a noite, na manhã seguinte lave o rosto com água em abundância.
  • Máscara para as rugas nos olhos: misture 1 colher de sopa de vaselina, 1 colher de sopa de gel de aloe vera e 1 colher de sopa de óleo de coco. Aplique a máscara diretamente sobre o contorno de olhos, tendo muito cuidado para não entrar no interior dos olhos.

Neste outro artigo poderá encontrar mais tratamentos eficazes: Como fazer um creme caseiro para o contorno de olhos.

Outros usos cosméticos da vaselina

Para além das rugas, também pode aproveitar as propriedades da vaselina para outros usos cosméticos, pois este produto vai ajudar a melhorar a sua imagem e aparência de uma forma muito simples e econômica. Tome nota de quais são os principais usos da vaselina na beleza:

Como usar vaselina para minimizar rugas - Outros usos cosméticos da vaselina

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar vaselina para minimizar rugas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como usar vaselina para minimizar rugas
1 de 3
Como usar vaselina para minimizar rugas

Voltar ao topo da página ↑