Partilhar

Como fechar os poros das axilas

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fechar os poros das axilas

Fatores como a gordura, as células mortas e o suor podem acabar ocasionando a obstrução dos poros das axilas e, posteriormente, que pareçam dilatados e deem à região uma aparência antiestética. Para evitar que os poros das axilas se abram, é essencial cuidar da pele diariamente, hidratar e não usar aqueles produtos, como sabonetes e desodorantes, que possam favorecer sua irritação e o entupimento dos poros. Tenha em conta que quando os poros das axilas se encontram tampados, isso contribui para a proliferação de bactérias e, portanto, o aparecimento de mau cheiro na zona. Continue lendo este artigo de umCOMO se lhe interessa saber como fechar os poros das axilas de uma vez por todas.

Também lhe pode interessar: Como fechar os poros com limão
Passos a seguir:
1

O acúmulo de sujeira, suor e gordura pode chegar a obstruir os poros das axilas com facilidade e, em consequência, causar a sua dilatação. Por isso, se deseja fechar os poros abertos das axilas, o primeiro aspecto que tem que ter em conta é a sua higiene diária.

A pele desta zona do corpo é extremamente delicada e requer um sabão de pH neutro e antisséptico para evitar a proliferação das bactérias. Só terá que lavar as axilas com este tipo de sabão e bastante água sem friccionar demais, pode usar uma esponja que seja suave. Ao finalizar, tente secar muito bem a zona com uma toalha limpa e suave. Os sabonetes de glicerina também são uma boa opção para manter uma boa higiene nas axilas, já que são aptos para peles sensíveis e favorecem o equilíbrio natural de seu pH.

2

Além da sujeira e do suor, o acúmulo de células mortas também pode fazer que os poros da zona se tampem e se abram. Por isso, é importantíssimo que, assim como faz com outras partes do corpo, esfolie também suas axilas. Com isso, conseguirá remover todas as peles mortas, desbloquear os poros e limpar em profundidade. O resultado não só serão poros fechados, mas também uma pele bem mais bonita e suave ao tato.

A esfoliação de axilas é uma tarefa muito simples, para ela vai precisar de uma loção esfoliante comercial ou um esfoliante caseiro que você mesma pode preparar com um pouco de açúcar e suco de limão, pois este último além disso ajudará a evitar o escurecimento na zona. Misture 2 colheradas de açúcar com o suco de 1/2 limão e aplique a massa obtida na pele úmida das axilas na hora do banho. Faça a esfoliação através de movimentos circulares e, finalmente, enxague com bastante água morna ou fria.

Quando sair do banho, aplique um creme hidratante nas axilas para que não se irritem nem fiquem vermelhas por causa da esfoliação.

Como fechar os poros das axilas - Passo 2
3

Outro bom hábito para fechar os poros das axilas é uma boa depilação, que é ideal para evitar que os poros das axilas se abram, a pele se irrite e apareçam os tão desconfortáveis pelos encravados ou as antiestéticas manchas escuras. Para realizar esta tarefa corretamente e proteger a saúde de sua pele, aconselhamos a você que tenha em conta medidas como as seguintes:

  • Prefira a depilação com cera ou depiladora elétrica a métodos que não arrancam o pelo pela raiz, como as lâminas ou o creme depilatório. Os primeiros fazem que o pelo cresça mais débil e evitam os pelos encravados.
  • Esfolie as axilas antes de depilá-las.
  • Depile as axilas preferivelmente à noite para que a pele possa se recuperar completamente antes de aplicar produtos como os desodorantes e para evitar que se irritem devido ao suor.
  • Caso for usar lâminas, escolha uma específica para depilação feminina e para esta parte do corpo. Utilize as que têm 2 ou 3 lâminas na cabeça e com faixas umectantes integradas. Aplique nas axilas um gel ou espuma para barbear e passe a lâmina sem exercer muita pressão seguindo a direção contrária ao crescimento do pelo.
  • Quando acabar a depilação, hidrate a pele das axilas com um creme corporal nutritivo ou loções naturais reparadoras, como as que contêm aloe vera.
Como fechar os poros das axilas - Passo 3
4

Escolher bem o desodorante que aplica para manter essa zona com bom cheiro também é um ponto importantíssimo se quer fechar os poros das axilas. Aconselham-se aqueles desodorantes que são livres de álcool e que são em formato roll-on ou creme, pois diferentemente dos que vêm em spray, mantêm a pele bem mais hidratada e protegida. Evite, pelo contrário, aqueles desodorantes com muitos componentes químicos que podem obstruir os poros e irritar a pele rapidamente.

Os desodorantes elaborados com produtos naturais cada vez têm mais adeptas, já que além de evitar que o suor cheire mal, são ideais para cuidar e hidratar a pele das axilas. Descubra quais são as melhores opções consultando o artigo Como fazer desodorante caseiro.

5

Para abrir os poros das axilas obstruídos e conseguir reduzir sua visibilidade quando estão abertos, existem alguns remédios caseiros aos que pode recorrer. Tome nota dos que oferecem melhores resultados:

  • Pepino e limão: bata no liquidificador meio pepino descascado com o suco de 1/2 limão e aplique a massa obtida sobre as axilas massageando com suavidade. Deixe atuar durante 10 minutos e retire com bastante água morna ou fria.
  • Bicarbonato e ovo: bata no liquidificador meia xícara de leite, a clara de um ovo e 1 colher e meia pequena de bicarbonato. Aplique a máscara sobre as axilas com a ajuda de um disco de algodão e deixe atuar durante 15 minutos.
  • Vinagre de maçã e camomila: misture 2 colheradas de vinagre de maçã com 1/2 xícara de infusão de camomila e utilize a mistura para aplicar sobre as axilas com um disco de algodão. Deixe atuar durante 15 minutos e, depois, retire com água morna ou fria.

Pode ver mais tratamentos para fechar os poros em nosso artigo Como fechar os poros do rosto.

Como fechar os poros das axilas - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fechar os poros das axilas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fechar os poros das axilas

O que lhe pareceu o artigo?

Como fechar os poros das axilas
1 de 4
Como fechar os poros das axilas

Voltar ao topo da página