Limpeza de um relógio

Como limpar relógio dourado

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 21 abril 2021
Como limpar relógio dourado

Mais do que instrumento para ver as horas, os relógios podem ser vistos como acessórios que completam o estilo, como se fosse uma joia. Os relógios dourados são um exemplo de acessório que representa alguma tendência ou status, seja ele joia ou réplica, entretanto, manter um relógio dourado sempre bonito requer alguns cuidados na hora da limpeza. Se seu acessório está com uma aparência suja e você pensa que não tem mais o que fazer para salvá-lo, não se preocupe pois temos diversas soluções que irão te ajudar a recuperar o aspecto brilhoso do relógio.

Para te ajudar, o umCOMO foi atrás de informações e reuniu tudo nesse tutorial de como limpar relógio dourado.

Vai precisar de:

  • Pasta de dente branca
  • Algodão
  • Cotonete
Também lhe pode interessar: Como mudar a hora de um relógio Casio

Índice

  1. Como limpar relógio oxidado com pasta de dente
  2. Como limpar relógio dourado oxidado com vinagre
  3. Dicas de como evitar manchas em relógio dourado

Como limpar relógio oxidado com pasta de dente

O processo de limpar um relógio dourado pode ser realizado com produtos específicos para limpar joias, entretanto, existem outros métodos que podem dar um resultado tão bom quanto. Neste tutorial vamos te ensinar como limpar relógio dourado com algo que você tem na sua casa: a pasta de dente.

Um dos métodos mais conhecidos consiste em limpar relógio dourado com pasta de dente branca. É importante que ela não seja em gel transparente, o efeito de limpeza se dá com a pasta de dente branca. Note que esse truque é indicado em casos de manchas bem aparentes. Veja abaixo o passo a passo de como recuperar a cor do relógio dourado com esse produto:

  1. Coloque um pouco de pasta de dente sobre o seu dedo e aplique sobre as regiões sujas do relógio. Feito isso, utilize um pano limpo ou chumaço de algodão para esfregar um pouco a pasta de dente sobre o relógio dourado.
  2. Depois de esfregar, utilize outro pano ou algodão úmido e remova toda a pasta de dente. Certifique-se de que toda a pasta saiu, caso contrário, ela pode causar corrosão quando fica muito tempo sobre certos tipos de metais.
  3. Deixe para limpar os detalhes pequenos com cotonete, assim, você evita fiapos de algodão presos nas partes miúdas. Se a sujeira não estiver muito aparente, o cotonete úmido é suficiente. Para sujeiras muito visível, passe um pouco de pasta de dente sobre a ponta do cotonete e esfregue sobre essas partes.
  4. Remova a pasta da mesma maneira que fez com as partes maiores, usando um cotonete umedecido. Repare bem se não sobraram vestígios da pasta para não comprometer o funcionamento do seu relógio dourado.

Quando a pasta for removida, seu relógio dourado deve estar limpo. Use uma flanela ou algum pano para secar bem, assim você evita que se formem manchas provenientes de gotas de água ou qualquer líquido.

Como limpar relógio dourado - Como limpar relógio oxidado com pasta de dente

Como limpar relógio dourado oxidado com vinagre

Outro produto bastante eficiente na higienização de relógios oxidados é o vinagre, utilizado também em outros processos de higienização com que quais talvez você já esteja acostumado. Antes de aprender o processo, saiba que, para evitar que a água ou o vinagre caiam na paste mecânica do relógio e acabem estragando o aparelho, uma opção é remover a pulseira e higienizá-las separadamente.

Quando você tiver removido a pulseira de seu relógio e tudo estiver pronto, veja abaixo o passo a passo para aprender a recuperar o brilho e beleza de seu relógio de ouro:

  1. Misture água e vinagre numa proporção de 1:10, ou seja, para cada 10 ml de vinagre, adiciona 100 ml de água. Não é necessário que a água seja potável, apenas limpa.
  2. Coloque a pulseira de molho na mistura e espere aproximadamente 10 minutos. Evite deixar mais tempos pois, exceto em caso de metais inoxidáveis, a umidade apenas irá piorar a situação.
  3. Encontre uma escova de dentes velha ou uma escova comum pequena que não esteja mais sendo utilizada e, com delicadeza, esfregue as partes sujas de seu relógio. É bom limpar a escova com água corrente conforme a sujeira do relógio for saindo.
  4. Limpe o relógio para evitar resíduos de vinagre e, ao finalizar a higienização, não se esqueça de secar minuciosamente seu acessório, removendo também qualquer resquício de água proveniente da limpeza.

É muito comum que, por serem feitos de metal, os relógios dourados acabem por criar uma camada de ferrugem, o que tira sua beleza. Para saber como remover essa camada resultante da oxidação, veja também 6 métodos para tirar ferrugem de metal.

Dica: após limpar relógio dourado e secar você ainda pode polir para deixar com mais brilho. Para fazer isso, você pode usar um pano específico para joias, uma flanela limpa e seca ou algum pano de tecido fino. Faça movimentos circulares suave e repare no brilho que vai se intensificando.

Dicas de como evitar manchas em relógio dourado

Conforme vamos fazendo uso de nossos acessórios, é inevitável que percam a aparência de novos e que ganhem manchas ou riscos, entretanto, quando falamos de relógios de metal, existem algumas dicas que podem ajudar a retardar o processo de envelhecimento e a mantê-los bonitos por bastante tempo. Veja abaixo algumas dicas que poderão te ajudar:

  • Faça limpeza intermediárias: para evitar que seu relógio chegue no ponto de ficar com uma aparência ruim, tenha sempre o costume de limpá-lo quando reparar o surgimento de manchas pequenas. Dessa forma, você nunca terá que se preocupar com a possibilidade de resolver um dia utilizar o acessório e acabar descobrindo que ele não se encontra em boas condições para uso.
  • Guarde-o sempre: o que mais causa problemas em relação aos relógios de metal é a oxidação, causada pelas partículas de água do ar. Para evitar esse tipo de problema, deixe seu relógio sempre bem guardado, evitando deixá-lo ao ar livre ou em locais úmidos.
  • Evite contato com água: como visto previamente, os relógios de metal podem acabar oxidando, o que ocorre até mesmo em função da água presente no ar. Se essa pouca quantidade de água é capaz de causar tanto estrago, imagine o que deixá-lo em meio à umidade pode fazer? Por isso, não deixe seu relógio em ambientes muito úmidos como banheiros, já que o vapor dos banhos poderá estragá-los.

Se você tem diversos relógios, o ideal é aguardá-los em um porta joias. Caso ainda não tenha um e goste de artesanato, você poder fazer um em casa com produtos simples que você provavelmente já tem. Quer saber como? Veja como fazer um porta-joias de papelão.

Importante: na hora de aprendermos como limpar relógio dourado, é importante antes de tudo evitarmos o uso de produtos abrasivos, afinal, essas serão capazes de corroer o metal e acabar deixando riscos, o que fará com que o relógio perca o brilho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar relógio dourado, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.

Conselhos

  • Para manter seu relógio bonito e brilhante, evite atividades com água usando ele (tomar banho, lavar louça, pegar chuva, nadar...)
  • Outro cuidado básico para prolongar a limpeza e brilho do relógio dourado é vesti-lo após passar cremes e cosméticos, já que os compostos químicos desses produtos podem manchá-lo
  • Após usar o seu relógio a cada dia, limpe superficialmente com um pedaço de algodão úmido
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Como limpar relógio dourado