menu
Partilhar

Como tirar cheiro de alho da mão

 
Por Redação umCOMO. 25 fevereiro 2021
Como tirar cheiro de alho da mão

Um dos alimentos básicos da dieta mediterrânea, o alho é indispensável para temperar uma infinidade de pratos. Vai do tradicional refogado básico com cebola ao frango ao alho, passando por diferentes tipos de carnes, que com um toque do ingrediente ficam muito mais saborosas. Além disso, vale dizer que o alho promove, ainda, benefícios ao organismo, principalmente por ser um aliado perfeito para a saúde cardiovascular.

Apesar das qualidades, porém, uma das principais características do alho é seu cheiro forte, que costuma impregnar nas mãos – o que pode ser bastante desagradável. Para que você possa acabar com esse problema rapidamente e sem dores de cabeça, neste artigo do umCOMO te explicamos como tirar cheiro de alho da mão de maneira eficaz. Atenção às dicas!

Água fria

Se você não sabe como tirar o cheiro de alho da mão, deve ter em mente que a água fria pode ser uma das suas melhores aliadas. Sem dúvidas, esse é um dos truques mais rápidos, fáceis e eficazes que existem por aí. Quer saber como tirar o cheiro de alho do corpo? Pois saiba que será necessário abrir a torneira logo após manipular o alimento, deixando os dedos de molho na água fria por alguns minutos.

É importante que você não use um pano para limpar as mãos antes de deixá-la na água fria, e que também não as esfregue, pois isso vai fazer com que o cheiro ruim se espalhe ainda mais. Não use sabonete, detergente ou outros produtos de limpeza – a água fria costuma ser suficiente para tirar o mau cheiro de imediato.

Limão

O limão, por conta de seu agradável aroma cítrico, contrasta de maneira eficaz com o cheiro de alho persistente, ou seja, para tirar cheiro de alho da mão, usar limão costuma ser bastante útil. Siga os passos para preparar uma receita simples:

  1. Misture o suco de 1 limão com algumas folhas de salsinha ou hortelã picadas.
  2. Deixe-a pronta, mantenha a mistura na geladeira e, toda vez que você picar ou manusear o alho, espalhe-a sobre suas mãos e dedos.
  3. Deixe a mistura secar por alguns minutos para que ela faça efeito.
  4. Por fim, lave as mãos com água e sabão, como você faz normalmente.

Quer saber, com mais detalhes, como tirar o cheiro de alho das unhas? No umCOMO recomendamos que você corte um limão ao meio e finque as unhas em uma das metades, fazendo movimentos circulares. Depois, lave as mãos como você faz normalmente e comprove que o cheiro saiu completamente das suas unhas. Neste outro artigo te explicamos em mais detalhes como cuidar das unhas das mãos.

Como tirar cheiro de alho da mão - Limão

Água com sal

Se você quer tirar o cheiro de alho da mão ao mesmo tempo em que a deixa macia e hidratada, experimente fazer uma pasta leve misturando, em meio copo de água, duas ou três colheres de sopa de sal refinado. Esfregue a mistura pelas mãos e dedos, fazendo movimentos circulares e sempre sem esfregar com muita força. Depois, remova a pasta usando água morna até que as mãos estejam completamente limpas.

O sal, além de tirar o cheiro de alho por conta de suas propriedades adstringentes, funciona também como um excelente esfoliante natural capaz de remover as células mortas e ajudar a regenerar a camada externa da pele das mãos. Assim que remover a mistura, aplique também uma boa camada de creme para mãos para deixá-las ainda mais hidratadas.

Se você está com alguma ferida nas mãos, por menor que seja, lembre-se de evitar este método, pois pode deixar a pele ainda mais irritada.

Pode ser que você também se interesse em aprender como fazer um creme esfoliante para mãos em casa.

Como tirar cheiro de alho da mão - Água com sal

Aço inoxidável

Você sabia que o aço inoxidável é um material bastante conhecido por suas incríveis propriedades quando se trata de eliminar odores ruins? O aço inoxidável é, na verdade, um metal que evita que qualquer gosto ou cheiro de comida fique impregnado, razão pela qual os sabonetes de aço inoxidável são tão eficazes. Se você ainda não os conhece, os sabonetes de aço inoxidável nada mais são que um utensílio deste material em formato de barra de sabão, que dá praticidade ao manuseio e ajuda a remover os odores das mãos após cozinhar.

Se está cozinhando com alho e não quer que o cheiro grude nas mãos, passe as mãos sobre um utensílio de cozinha de inox (uma colher, uma escumadeira, uma concha ...) de tempos em tempos, segurando o objeto de forma que a superfície cubra toda a sua mão. Você vai ver como o material é capaz de liberar o cheiro intenso de suas mãos. Esses instrumentos não são tão práticos quanto a famosa barra de aço inoxidável de sabão, mas também serão eficazes para você.

Vinagre de maçã

São muitas as propriedades benéficas atribuídas ao vinagre de maçã, pois ele é um bom aliado na purificação do corpo através da eliminação de toxinas e excesso de líquidos. Também é conhecido por ser eficaz como ingrediente em produtos de limpeza doméstica. No entanto, pode ser que você ainda não saiba que o vinagre de maçã também é bastante eficaz no combate ao cheiro de alho nas mãos e no hálito.

  1. Dilua duas colheres de sopa de vinagre de maçã em meio copo de água (a proporção deve ser de aproximadamente 50% de água e 50% de vinagre de maçã).
  2. Aplique a combinação nas mãos e nas unhas, e depois deixe secar bem.
  3. Lave as mãos com água e sabonete, como você normalmente faz. Não se preocupe se notar um leve cheiro de vinagre na pele, pois ele desaparecerá após alguns minutos.

Se você não sabe como tirar o cheiro de alho da boca, saiba que essa mesma mistura também pode ser usada como enxaguante bucal. Para remover o mau hálito de alho de forma rápida e eficaz, gargareje com essa mistura por alguns minutos logo após escovar os dentes, e pronto!

Procurando por outras soluções para eliminar o hálito de alho ou qualquer outro gosto ruim da boca, não perca este artigo sobre como acabar com o mau hálito usando bicarbonato.

Como tirar cheiro de alho da mão - Vinagre de maçã

Pó de café

Outra solução para saber como tirar cheiro de alho das mãos é esta: se você quiser se desfazer completamente e imediatamente do odor, não jogue fora o pó que sobrou quando usado para fazer café.

Você só precisa pegar uma porção pequenas entre as mãos, esfregando o pó de café por toda a pele, como se estivesse lavando a mão com ele. Depois, lave as mãos apenas com água fria, deixando que ela corra em abundância. Seque bem as mãos, e pronto! Estarão livres do cheiro de alho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar cheiro de alho da mão, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Se você quiser saber como eliminar o mau hálito de alho, lembre-se de que alguns alimentos, seja consumidos ou como enxaguante bucal, vão te ajudar a fazer isso facilmente. Uma infusão de chá verde, mastigar algumas folhas de hortelã ou menta, meio copo de limonada (suco de limão diluído em água) ou mesmo um copo de leite farão com que o hálito de alho deixe de ser um problema irritante.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como tirar cheiro de alho da mão
1 de 4
Como tirar cheiro de alho da mão

Voltar ao topo da página