Partilhar

Como usar Minoxidil

Como usar Minoxidil

Minoxidil é uma solução para uso cutâneo. O líquido é transparente e sem cor. Minoxidil vem normalmente em embalagem com uma bomba pulverizadora para facilitar a aplicação. A seguir, explicamos como aplicar Minoxidil no seu cabelo, seja você homem ou mulher. É importante você saber que a explicação que encontrará a seguir está baseada no produto Minoxidil 5%, um produto que deve ser preparado na farmácia.

Este medicamento é indicado no tratamento da alopecia androgenética de intensidade moderada.

Também lhe pode interessar: Como tratar a alopecia
Passos a seguir:
1

Antes de iniciar o tratamento com este medicamento é necessário fazer uma revisão clínica completa com seu médico. Consulte seu médico, inclusive se qualquer uma das circunstâncias anteriormente mencionadas tenha lhe acontecido alguma vez. Assim como com outros medicamentos, o grau de resposta ao tratamento depende de cada paciente, por isso, pode ser necessário um tratamento prévio de 4 meses antes do cabelo começar a crescer.

2

Para usar Minoxidil o seu cabelo deve estar limpo e bem seco. Deve ser aplicado na área onde você perde cabelo e, não em outras áreas do corpo.

3

Se clicar na imagem à direita verá o detalhe de como usar minoxidil passo a passo. É muito importante usá-lo com o vaporizador para conseguir assim melhor penetração em todo o couro cabeludo. Outro aspecto importante é aplicar a dose suficiente. Para isso você deve pulverizar um total de 6 vezes, repetindo cada vez a mesma operação. Depois das 6 vezes terá aplicado a dose de 1 ml.

Como usar Minoxidil - Passo 3
4

Para um tratamento de superfícies amplas do couro cabeludo: use o aplicador com bomba pulverizadora e dosificadora. Para o tratamento de pequenas superfícies ou por baixo do cabelo: use o aplicador com cânula e bocal.

5

A dose diária recomendada é de 1 ml da solução a cada 12 horas (cada ml corresponde a 6 pulverizações), começando pelo centro da área a tratar. Deve ser respeitada a dose diária recomendada independente da extensão da alopecia. A dose máxima diária recomendada é de 2 ml (12 pulverizações).

6

A overdose acidental ou voluntária depois da aplicação tópica de minoxidil 5% produz um aumento na intensidade de efeitos colaterais de tipo dermatológicos, principalmente prurido (coceira), secura, irritação cutânea e eczema.

7

Ao finalizar o uso de Minoxidil recomenda-se lavar as mãos com água abundante para evitar o crescimento de cabelo em áreas não desejadas.

8

Após usar o frasco com Minoxidil volte a tampá-lo e conserve em um lugar seco que não esteja em contato direto com a luz solar. Não conservar a uma temperatura superior de 30ºC.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar Minoxidil, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Se parar o tratamento durante 3-4 meses poderá voltar ao estado inicial de alopecia que tinha antes do tratamento.
  • Não use Minoxidil 5% após a data de validade indicada na embalagem.

Escrever comentário sobre Como usar Minoxidil

O que lhe pareceu o artigo?
49 comentários
Daniella Randow
Posso usar minoxidil durante o dia e lavar no final da tarde todos os dias?
Danila
Ola ... eu nao tenho problema capilar so queria que meu cabelo crecesse mais rapido ... comecei a usar o minoxidil sera que terei um bom resultado ? Ou por eu nao ter nehum problema pode ocorrer queda ou algo pior ??
maria aline
minoxidl pode ser usado em crianca
Teresa Cristina Bezerra
Uso o minoxidil 5% há quase 1 ano, uso 1 vez por dia, gostaria de saber quando posso parar? Grata, Cristina
Gabriel
Nunca. Após NO MÁXIMO 48 semanas do fim do uso (aproximadamente 1 ano), o cabelo que o Minoxidil fez crescer, não crescerá mais, ou seja, o tratamento é "zerado". Portanto, recomendo que se já estiver usando e querer parar por um tempo, NÃO PARE POR MUITO.
A sua avaliação:
CLEMENTE A BERTONCELLO
Minoxidil vai funcionar para pessoas acima de 65 anos?
A sua avaliação:
francisco guimarães
quero que o meu cabelo cresce
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Francisco! Aqui encontrará algumas formas naturais para o fazer crescer: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-fazer-para-o-cabelo-crescer-mais-rapido-13483.html
Virgínia
Boa Tarde! Não tenho histórico de queda capilar, tinha uma pequena falha devido ao uso de uma tintura, e usei por 3 meses o minoxidil 5%+bioserum para preencher-la, usei o manipulado que no frasco não havia dosador, acho que usei uma dosagem alta, e o que é pior usei em áreas que não necessitava o uso do produto; acabei tendo uma forte queda; no topo da cabeça, e adquirir várias falhas, que estão me incomodando pois seco ou molhado da para ver o couro cabeludo, já estão nascendo uma pequena penugem, mais não suficientes para cobrir a parte que caiu, por favor me tire uma dúvida, não tendo histórico de queda, meu cabelo quase não caia, todos os fios que caíram decorrentes a ação do minoxidil, vão nascer novamente? Mesmo tendo usado uma dosagem alta na aplicação? E quanto tempo leva para os pequenos fios , cobrirem as falhas? Fico no aguardo Grata
Thaisian
Alguns pacientes apresentam uma grande queda logo no começo do uso do Minoxidil. O certo seria você continuar o tratamento com o uso do mesmo e não se esqueça de procurar um dermatologista para averiguar melhor os fatos.
ogacur
Gostaria de saber que medico (especialidade) devo procurar para maiores informações
Danielle
Dermatologista!
Murillo
Dermatologista
Rafaela
Procure um dermatologista, especialista em tricologia capilar
igor
Em quanto tempo devo lavar meu canelo depois da aplicaçao de minoxidil?
Gabriel
Ele deve permanecer no couro cabeludo por NO MÍNIMO 4 horas.
Rodrigo
Qual a quantidade necessaria deco usar diariamente na minha barba?
Luis
1 ml a cada 12 horas
Gabriel
1ml (6 borrifadas, se o seu for de sprayzinho) a cada 12 horas, ou seja, 12 borrifadas por dia, dividida em 2x de 6 borrifadas (1ml).
carlos emmanuel
Eu To Usando o Minoxidil minha Barba Já Completou

Como usar Minoxidil
1 de 2
Como usar Minoxidil

Voltar ao topo da página