Partilhar

O aloe vera tira as cicatrizes?

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
O aloe vera tira as cicatrizes?

O aloe vera é uma planta que se cultiva em muitos casos como planta decorativa, mas são muito famosos os benefícios que o seu gel traz para a pele. Atualmente, existem mais de 250 variedades de aloe vera, mas apenas duas ou três possuem propriedades medicinais comprovadas. Portanto, é importante saber identificar o tipo de planta que vai servir para este objetivo.

As cicatrizes são marcas na pele geradas por um traumatismo. Algumas delas desaparecem com o tempo, mas outras são permanentes. O aloe vera pode melhorar o aspecto de uma cicatriz, apesar de que, em certos casos, não poderá eliminar totalmente. Em umComo.com.br vamos explicar se o aloe vera tira as cicatrizes e como deve cuidar delas.

Também lhe pode interessar: Como usar o aloe vera para as estrias

Tipos de cicatrizes

Para poder melhorar o aspecto ou fazer desaparecer uma cicatriz, a primeira coisa que tem de fazer é compreender que tipos de cicatrizes existem. Todos temos alguma marca ou cicatriz de uma queda, um acidente, uma doença ou uma intervenção cirúrgica, mas nem todas têm a mesma evolução.

Cicatrizes hipertróficas

São as cicatrizes que se formam após a cura de uma ferida causadas por um excesso de produção fibrosa do tecido conectivo. Costumam aparecer elevadas em relação ao resto de pele circundante.

Queloides

São as cicatrizes de sobrecrescimento, isso significa que a cicatriz cresce além da ferida e sobre a pele saudável. O motivo pelo qual ocorre esta anomalia pode ser devido a fatores genéticos, pela ferida se encontrar em lugares onde a pele está submetida a uma grande tensão ou em pessoas de pele escura, que têm uma predisposição dez vezes superior a sofrer deste problema em comparação com as pessoas de pele mais clara.

Cicatrizes atróficas

Trata-se, geralmente, de marcas que se afundam na pele devido à falta de colágeno. São as típicas cicatrizes deixadas pela acne ou catapora. Costumam ser as mais fáceis de tratar.

O aloe vera tira as cicatrizes? - Tipos de cicatrizes

Propriedades do aloe vera para a pele

O aloe vera possui diversos componentes que podem ajudar a melhorar a aparência da pele. A principal ação que o aloe vera produz sobre a pele é a de hidratá-la, melhorando sua elasticidade e desinflamando, reduzindo portanto o tamanho das cicatrizes e suavizando a sua aparência.

O aloe vera possui, ainda, uma série de componentes que ajudam na cicatrização. Aqui podemos ver alguns:

  • Fosfato de manose: trata-se de um componente que melhora o crescimento dos tecidos, o que ajuda no processo de cicatrização.
  • Mucilagem: componente que ajuda a amaciar os tecidos endurecidos, como os de uma cicatriz. Graças ao seu poder emoliente, melhora o aspecto delas de uma forma muito eficaz.
  • Saponina: potente antisséptico, impede que a cicatriz infecte, principalmente no caso das hipertróficas.
  • Fitosteróis: agente anti-inflamatório, reduz as cicatrizes e com constância pode chegar a eliminá-las se forem cicatrizes menores, sem formação de queloide.
  • Mucopolissacarídeos: são componentes que colaboram na hidratação celular, o que melhora as suas funções, aumentando a sua produção e melhorando assim a cicatrização. Acelera o processo e melhora o resultado final da cicatriz de dentro para fora.
O aloe vera tira as cicatrizes? - Propriedades do aloe vera para a pele

Como cuidar de uma cicatriz

Quando já temos uma cicatriz ou sabemos que vamos ficar com uma, como no caso de uma intervenção cirúrgica, é adequado seguir uma série de indicações para melhorar o processo de cicatrização e assim ajudar a eliminá-la ou a torná-la menos visível.

Controle médico

No caso de uma cicatriz produzida por uma operação ou qualquer outra de certa importância, é adequado ir a um médico que nos oriente sobre como cuidar e tratar da cicatriz para minimizar os seus efeitos e melhorar o seu aspecto final.

Cuidado com o sol

O sol é um dos inimigos mais importantes de uma cicatriz. O sol provocará uma coloração excessiva na cicatriz, que a pode tornar mais escura e visível, fazendo com que as marcas sem importância, que desapareceriam em pouco tempo, permaneçam por muito mais tempo. É imprescindível aplicar fator de proteção 50 na zona e repetir a aplicação com frequência.

Mantenha a pele hidratada

É importante aplicar produtos que hidratem a zona como, por exemplo, o aloe vera. A zona que está cicatrizando perde muita mais água que a pele saudável, portanto é importante repor.

Curativos para diminuir a tensão

Os puxões ou a pressão na zona da cicatriz são contraproducentes para o processo e podem aumentar o tamanho da mesma. Por isso, é aconselhável colocar bandagens na zona para evitar que ocorram estes incidentes e facilitar assim o processo de cicatrização.

Soluções cirúrgicas

No caso de cicatrizes muito grandes ou em lugares muito visíveis, existem soluções cirúrgicas que podem melhorar o seu aspecto; consulte o seu médico para saber a melhor opção para si.

Esconder com maquiagem

Você pode usar maquiagem para esconder uma cicatriz. Para isso, pode recorrer a qualquer produto para o rosto, que tenha de preferência uma cobertura alta. De todos modos, existem maquiagens especiais waterproof para este tipo de problemas, que não desaparecem com a água ou com o suor.

Se a cicatriz afetar sua vida diária...

Se sua cicatriz estiver impedindo que mantenha uma vida normal ou se estiver em um estado de tristeza e insegurança do qual não consegue sair sozinho, consulte um psicólogo ou psicoterapeuta. Ele ajudará você a aceitar a situação e a encontrar as ferramentas para sair desse estado e voltar a sua vida normal.

O aloe vera tira as cicatrizes? - Como cuidar de uma cicatriz

O aloe vera é bom para as cicatrizes?

A resposta é depende. O aloe vera tem propriedades magníficas para melhorar o aspecto de muitas cicatrizes e cuidar da pele afetada, mas algumas delas, devido à sua importância e profundidade, não poderão ser eliminadas por completo.

As cicatrizes devem ser cuidadas e tratadas da forma adequada em relação a sua importância e complexidade, mesmo que algumas sejam visíveis para sempre. O aloe vera poderá sim, nesses casos, melhorar o seu aspecto, tornando-as quase imperceptíveis com o tempo.

O aloe vera é especialmente bom para reduzir essas marcas que a acne pode deixar na pele. Descubra mais no artigo Como usar o aloe vera para a acne.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O aloe vera tira as cicatrizes?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre O aloe vera tira as cicatrizes?

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
esperança
Comecei a usar aloe vera em cicatriz. tenho fé que pode com o tempo melhorar o aspecto dela.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi! Pode encontrar mais métodos naturais para tirar cicatrizes aqui: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tirar-cicatrizes-8096.html

O aloe vera tira as cicatrizes?
1 de 4
O aloe vera tira as cicatrizes?

Voltar ao topo da página