Lociones de bronceado bronceador

Parafina para bronzear funciona?

Parafina para bronzear funciona?

Vai chegando o verão e com ele as praias e piscinas voltam a ser frequentadas e exibir um bronzeado bonito é o que muita gente quer. É possível conseguir aquela marquinha de biquíni naturalmente apenas ficando com a pele exposta ao sol, porém, existem diversas formas de dar uma acelerada e intensificada no processo e um dos métodos mais conhecidos e usados é a parafina. Mas qual é a real eficácia desse produto? Se você está em busca de um bronze para o verão e quer saber se parafina para bronzear funciona, explicamos neste artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Bronzeador caseiro de água e sal funciona?

Índice

  1. Parafina para bronzear funciona?
  2. Dicas caseiras para bronzear: 3 métodos alternativos à parafina
  3. Como tomar sol e ficar bronzeada

Parafina para bronzear funciona?

A parafina, assim como outros óleos, ajuda no processo de aceleração do bronzeamento. Entretanto, o produto em si é um hidrocarboneto derivado do petróleo[1] utilizado para fabricação de plástico, tintas, velas etc.

Se você quer saber como usar parafina para bronzear, saiba que a única possibilidade de utilizar a substância com o mínimo de segurança é adquirindo o produto já pronto feito especialmente para bronzeamento e testado dermatologicamente. Além disso, é necessário checar a procedência da parafina bronzeadora e conferir se está dentro da legalidade e se a fórmula é regulamentada e fiscalizada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Ainda assim, saiba que os riscos não são zerados, já que o uso de parafina para bronzear está associado a danos cutâneos que podem ir desde queimaduras até câncer de pele, que surge em razão da grande e contínua exposição ao sol sem proteção.

E lembre-se: nunca utilize parafina comum para se bronzear. Esse composto, quando não é feito especialmente para o bronzeamento, pode causar sérios problemas para a saúde como um todo e é altamente contra indicado pelos dermatologistas.

Riscos do uso de parafina para se bronzear

Vale lembrar que a maior parte dos dermatologistas concorda que o uso de parafina e de outros produtos bronzeadores não é a melhor forma de conquistar um bronzeado de forma saudável. Segundo a médica Patrícia Silveira [2], membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a parafina é perigosa porque facilita queimaduras solares e o envelhecimento precoce da pele.

De acordo com ela, o método mais seguro para se bronzear é tomando sol aos poucos nos horários em que há menor índice de radiação ultravioleta. A dermatologista também recomenda o consumo de alimentos ricos em betacaroteno, como mamão, cenoura, abóbora e laranja, para estimular o bronze.

Mesmo assim, caso opte por fazer bronzeamento com parafina, saiba que existem marcas confiáveis de parafina para bronzear líquida e de outros produtos bronzeadores que apresentam riscos reduzidos. No entanto, ainda que você utilize um produto de boa qualidade, é necessário passar protetor solar de fator adequado diariamente, pois a parafina bronzeadora aumentará a exposição da sua pele ao sol e a chance de queimaduras. Para saber mais, veja como usar corretamente protetor solar.

Além disso, também é essencial se manter hidratada durante todo o processo de bronzeamento com parafina para evitar possíveis queimaduras. Outra dica é tentar pegar sol fora dos horários de pico, entre 10h e 16h, quando a incidência dos raios solares é mais alta e mais prejudicial à pele. Evite também usar parafina para bronzear diretamente no rosto, já que a pele dessa região do rosto é mais sensível e pode sofrer de alergias com mais facilidade.

Dicas caseiras para bronzear: 3 métodos alternativos à parafina

Existem alternativas naturais ao bronzeamento com parafina que podem ser feitas em casa:

Beterraba para bronzear

Ingredientes:

  • 1 copo de água;
  • 1/2 beterraba crua com casca;
  • 1 colheres de óleo de coco;
  • 2 colheres de creme hidratante.

Modo de preparo:

  1. Coloque a beterraba cortada em pedaços para ferver na água em fogo alto;
  2. Espere até que a água se torne um caldo grosso e de cor roxa;
  3. Remova os pedaços de beterraba;
  4. Coloque o caldo da beterraba em um pote e misture com os outros ingredientes.

É necessário, mesmo com um método de bronzeamento natural, que se faça uso de protetor solar. Após tomar sol, tome banho e limpe bastante a pele pois o pigmento da beterraba é forte e pode ser difícil de ser removido.

Óleo bronzeador com cenoura

Ingredientes:

  • 1 cenoura;
  • 1 beterraba;
  • 100mL de óleo hidratante para pele.
  • 1 pano de prato.

Modo de preparo:

  1. Rale a cenoura e a beterraba sem remover as cascas;
  2. Coloque a cenoura e a beterraba em um pano de prato, enrole em formato de trouxa e esprema, guardando o suco resultante;
  3. Misture o suco com o óleo hidratante para pele.

Uma das vantagens de utilizar óleos bronzeadores com hidratante para pele e produtos naturais é que assim, além de não danificarmos a pele, ainda terminamos o processo de bronze hidratados. Não se esqueça de passar protetor solar e também de evitar horários de sol muito forte.

Bronzeador com protetor solar

  • 1 colher de protetor solar;
  • 1 colheres de canela em pó;
  • 4 colheres de óleo de amêndoa.

Modo de preparo:

Basta misturar os ingredientes e passar antes de tomar sol. Assim como nessa receita, também é possível já misturar o bronzeador feito em casa com o protetor.

Leitura complementar: Como fazer bronzeador caseiro

Como tomar sol e ficar bronzeada

  • Sempre utilize protetor solar: o protetor solar impede que os raios solares danifiquem sua pele, evitando envelhecimento precoce, insolações e até mesmo cânceres de pele. Para se proteger, passe o protetor sempre antes de tomar sol e repasse o produto sempre após no máximo 2h desde a última aplicação.
  • Mantenha-se hidratado/a: o sol resseca a pele e, para evitar desidratações e descamações é necessário sempre tomar bastante água quando se expor ao sol. Uma boa forma de fazer isso na praia é tomando água de coco, que costuma ser vendida diretamente no coco por preço bastante acessível.
  • Cuidado com a hora: o sol das 10h da manhã até as 15h é forte e pode ser prejudicial, sendo assim, evite grandes exposições durante e período.
  • Proteja sua cabeça: áreas da cabeça geralmente são esquecidas na hora de se proteger, tome cuidado para passar devidamente o protetor solar nas orelhas, couro cabeludo e nuca e prefira utilizar chapéus caso for ficar bastante tempo exposto/a ao sol.
  • Coma cenoura: a cenoura, assim como a beterraba, contém betacaroteno, uma substância que é transformada pelo nosso corpo em vitamina A[2], responsável pela absorção de certos raios ultravioletas, o que acaba aumentando a produção de melanina e acelerando o bronzeamento.

Para saber mais, veja como se bronzear em casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Parafina para bronzear funciona?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/15766/1/ErikaaAS.pdf
  2. https://www.farmaciabiotipo.com.br/img/produtos/arquivos/Betacaroteno.pdf
  3. UOL. Ela faz sucesso com "bronze iluminado" nas praias do RJ; médicos desaprovam. Disponível em: <https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2022/01/08/ela-faz-sucesso-com-bronze-iluminado-nas-praias-do-rj-medicos-desaprovam.htm> Acesso em: 10 de maio de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Maísa Junqueira
Ótimo artigo! Gostei muito!
Parafina para bronzear funciona?