Partilhar

Como se bronzear rápido

Por Sara Viega. Atualizado: 30 setembro 2019
Como se bronzear rápido

Ter a pele bronzeada é um desejo de muitas pessoas durante o verão, desejo esse que pode ser um pouco difícil de conseguir se não soubermos como. Felizmente, existem truques que farão com que seu corpo aproveite ao máximo as horas de sol e fique bronzeado de uma forma mais rápida, sem ter que utilizar métodos perigosos para a saúde que possam prejudicar a pele a longo prazo.

Os métodos de bronze vão desde criar o seu próprio bronzeador caseiro até os alimentos que você consome normalmente. São muitos os fatores que fazem com que a pele fique bronzeada mais rapidamente, por isso, neste artigo do umCOMO mostramos a você como se bronzear rápido com dicas simples que você facilmente poderá utilizar em sua vida cotidiana para ficar com a pele dourada e saudável.

O que passar no corpo para bronzear mais rápido

As melaninas são pigmentos sintetizados pelo corpo humano e cuja quantidade varia de acordo com fatores genéticos[1], o que explica a diferença natural de tom de pele que varia de pessoa para pessoa. Além dos fatores genéticos, a quantidade de melanina em nossa pele também se altera de acordo com a exposição ao sol, sendo que o contato com luz solar faz com que a pele aumente a produção de melanina como forma de auto-proteção natural do corpo[2].

Com a chegada do verão, todos querem garantir um lindo bronzeado. A maneira mais fácil de se bronzear mais rápido e com saúde é combinar uma série de hábitos e cuidados específicos na hora de se preparar antes de tomar sol cuidar de pele, dentre eles:

  • Alimentos que favorecem o bronzeado;
  • Mais frequência e menos tempo no sol;
  • Bronzeador caseiro natural de cenoura;
  • Manter-se hidratado;
  • Esfoliação para eliminar a pele morta e potencializar o bronzeado;
  • Cremes com vitamina A;
  • Autobronzeadores.

Importante: tome cuidado com produtos ou métodos de como se bronzear rápido que prometam algo que pareça fora do real, ou seja, um bronzeado significativo com pouco esforço e tempo. Métodos que envolvem grande exposição à radiação ultravioleta podem ser perigosos e até mesmo causar melanomas, que são os cânceres de pele[3].

Como se bronzear rápido

Uma forma natural de fazer com que seu corpo fique mais bronzeado é usando henna, um pigmento de origem vegetal oriundo da Índia e que tem função de coloração[4], sendo capaz de escurecer a nossa pele. Você certamente que alguma vez já ouviu ou viu alguma tatuagem de henna, este é um tipo de produto que fica semipermanente na pele (sua cor pode perdurar até 2 semanas) e não contém nenhum químico, sendo 100% natural. Para conseguir se bronzear com henna você só terá que:

  1. Dissolver uma colher de sopa de henna na banheira;
  2. Entrar no banho durante uns 5 minutos;
  3. Sua pele absorverá a cor de forma natural e parecerá estar bronzeada durante vários dias. Uma das vantagens da henna é que não sai com água, portanto, poderá tomar banho tranquilamente sem medo que diminuam os seus efeitos.

Caso você não tenha uma banheira, passe a henna misturada com água em todo o corpo e deixe por 5 minutos, então, lave a pele. Se esse for o caso, tome cuidado para não deixar nenhuma parte visível de pele sem entrar em contato com o produto para não causar desigualdades de tom fazendo assim o melhor uso desse método de como pegar bronze rápido.

O procedimento de bronzeamento com henna é seguro para a pele. No entanto, é interessante expor uma pequena área do corpo a henna anteriormente (como quando se faz um teste de mecha antes de pintar o cabelo), a fim de garantir que você não terá nenhuma reação alérgica à substância.

Como se bronzear rápido - Como se bronzear rápido

Como pegar bronze rápido: alimentos

Na hora de pensar em como se bronzear rápido no sol, devemos também pensar em atitudes que devem ser tomadas antes para tornar nosso corpo mais passível de pegar o bronze. Um dos métodos eficazes é ingerir alimentos ricos em betacaroteno, que é um pigmento natural de cor alaranjada[5]que estimula a síntese de melanina[6], fazendo com que sua pele fique bronzeada mais rapidamente e sendo um truque muito válido na hora de procurar o que ajuda a bronzear mais rápido de forma natural.

Por serem alimentos que possuem betacaroteno, laranja e cenoura são ótimos alimentos para ingerir antes de se expor aos raios solares pode ser uma boa pedida, podendo também ser consumidos em forma de suco. Melancia, morango, tomates, beterraba e outros alimentos com cor vermelha, amarela e laranja ajudarão a fortificar seu bronzeado e são ótima saída para como pegar bronze rápido.

Se o que você procura é que o seu corpo absorva mais rapidamente os raios UVA do sol, terá que adicionar à sua dieta alimentos ricos em carotenos, em flavonoides e em vitaminas para que a sua pele fique mais bronzeada. De acordo com a dermatologista americana Susan Stuart, em entrevista ao portal The Daily Meal[7], os alimentos ricos em betacaroteno podem estimular um bronzeado natural.

Alguns dos alimentos que mais contribuem para ficar bronzeado são os seguintes:

  • Frutas: laranja, cenoura, damasco, maçã, melão e caqui e kiwi.
  • Verduras: espinafre, brócolis, tomate e alho, pimentão.

Se você quer saber como bronzear rápido pele branca, os alimentos acima podem te ajudar bastante pois são um método natural e nada invasivo que ainda fará bem para a sua saúde.

Para aprender mais, dê uma olhada no artigo sobre 10 alimentos que ajudam a manter o bronzeado e descubra como se bronzear e usar os alimentos a seu favor.

Como se bronzear rápido - Como pegar bronze rápido: alimentos

Como bronzear rápido

Para conseguir se bronzear mais rápido, principalmente quando se tem a pele clara, prefira mais frequência e menos tempo. É melhor tomar sol 20 minutos a cada dia que fazer só uma vez por semana mas se torrar, literalmente. Utilizando o método "devagar e sempre", a saúde de sua pele também agradecerá a você que os banhos solares sejam menos intensos e mais frequentes; assim, de maneira progressiva, sua pele irá mudando de tonalidade e ficará mais morena e brilhante.

Como bronzear rápido pele branca

Para aqueles com a pele muito branca, uma sessão intensa de bronzeado leva à vermelhidão, e não ao tão desejado tom de bronze. Para evitar virar um "camarão", exponha-se ao sol gradativamente e no horário recomendado por dermatologistas: antes das 11 e depois das 17 horas. Lembre-se: o melhor método de como bronzear rápido é aquele que faz bem para a sua pele e para a sua saúde.

Leia também: Bronzeador caseiro de água e sal funciona?

Como bronzear - preparação da pele

Se você deseja saber como pegar cor rápido, deve estar atento a preparação da pele, afinal, ela que irá garantir a qualidade do seu bronzeado!

Para pegar bronze rápido, aconselha-se esfoliar a sua pele para eliminar a pele morta, sendo que os processos de esfoliação cutânea podem ser feitos tanto com creme esfoliante quanto com bucha vegetal ou de plástico.

Tenha em conta que, se você não o fizer, bronzeará uma parte da pele que, ao tomar banho, acabará se desprendendo de sua pele, fazendo com que a cor morena suma rapidamente pois não se fixou de fato. Tome nota e uma vez por semana opte por esfoliar o corpo e assim conseguirá ficar morena rapidamente.

Também se aconselha incluir uma esfoliação na pele do corpo a cada semana ou a cada quinze dias: isso ajudará sua pele a ficar sempre bonita e luminosa.

Além da esfoliação, antes de entrar em contato com a luz solar não se esqueça de usar protetor solar, afinal, de pouco adianta nos preocuparmos em como se bronzear sem colocar a saúde da nossa pele em primeiro lugar.

Sugestão para se bronzear mais rápido: Como esfoliar a pele com açúcar e azeite de oliva

Bronzeador caseiro que queima rápido

Como ficar bronzeada rápido? Essa é uma questão muito comum. Se você estiver com pressa para pegar bronze, também é possível utilizar bronzeador caseiro que queima rápido, afinal, existem remédios caseiros e bronzeadores caseiros para conseguir a pele dourada dos sonhos.

Cremes com vitamina A podem ser adquiridos em farmácias e ajudam a melhorar a saúde da pele, trazendo umidade, elasticidade, vitaminas e minerais que precisa. Aplicar esses cremes no dia anterior a que se vai expor ao sol é muito bom, assim como também quando a cor já se começa a ver.

Você também deverá ter em atenção aos cremes especiais para bronzeado, pois só deverá utilizar aqueles que estejam aprovados pela sociedade de dermatologia, uma vez que alguns ao invés de cuidar prejudicam a pele. Alguns cremes para o sol ou óleos para bronzear deixam manchas e, queimam mais a pele, ficando uma cor feia e podem provocar câncer se usados muitas vezes.

Lembre-se sempre que a exposição em excesso ao sol pode provocar câncer de pele e envelhecimento precoce. Se você deseja ter uma pele bonita e bronzeada, procure seu dermatologista - ele é o profissional mais capacitado para lhe transmitir esse tipo de informação.

Como se bronzear em casa

Como se bronzear rápido no sol? Você não precisa de praia ou piscina para ficar bronzeada: escolha um local da sua casa onde bate bastante sol (uma varanda ou laje, por exemplo), estire uma canga ou cadeira de praia e faça algumas sessões de bronzeamento natural. A cantora Anitta, por exemplo, ficou famosa ao registrar uma típica sessão carioca de bronzeamento na laje em um dos seus videoclipes.

Utilize roupas de banho para evitar marcas de roupa e tenha sempre em mente que o sol pode causar danos à pele. Evite horários de sol muito intenso e mantenha sua pele sempre bem hidratada.

Importante: comi todos os métodos de bronzeamento, uma condição básica e necessária é usar protetor solar antes do bronzeador.

Para receitas completas, veja: como fazer bronzeador caseiro.

Cuidados pós-sol

Para que a sua pele não descasque é importante manter uma boa hidratação tanto interna como externa. Por isso, se aconselha consumir muita água durante a época do bronzeamento para que a sua pele esteja saudável e não comece descascando. Mas, também se aconselha que externamente hidrate o seu corpo, por isso é imprescindível que após tomar sol você aplique uma loção pós-sol ou um creme hidratante que conseguirá manter uma boa saúde de sua pele e conseguir um bronzeado perfeito.

Veja também: Dicas indispensáveis para prolongar o bronzeado

Como ficar bronzeada rápido sem tomar sol

Existe uma forma de garantir um bronzeamento instantâneo e ficar morena sem tomar sol. Você precisa saber que, atualmente, existem diferentes produtos de auto bronzeamento que conseguem modificar o tom de sua pele por um mais moreno e dourado. Neste sentido, existem toalhinhas bronzeadoras que servem para que o seu corpo aumente mais um tom, se quer que seja a parte do rosto a que fique mais bronzeada, o recomendável é usar pós bronzeadores, pois tem mais em consideração as necessidades específicas da pele do rosto; no umCOMO contamos a você como aplicar pó bronzeador.

Como se bronzear rápido - Cuidados pós-sol

Como ficar morena: outras técnicas

O solário (português de Portugal) ou bronzeador artificial (português brasileiro) é um aparelho com tubos de luz especiais que irradiam o seu corpo, fazendo com que a pele vá ganhando cor. Antes de fazer este tipo de sessões de bronzeamento artificial, é recomendável que você consulte um médico especialista em pele ou um dermatologista, uma vez que dependendo do seu tipo de pele o solário pode causar-lhe graves danos.

No entanto, pesquisadores da Faculdade de Medicina da USP[3] alertam que o bronzeamento artificial pode causar manchas e melanomas.

É recomendável que esteja hidratado antes de fazer uma sessão de solário/bronzeamento artificial, uma vez que as sessões costumam ser longas e está muito calor (tanto como em uma sauna), embora agora haja uns que têm ar condicionado e oferecem refrescos enquanto está fazendo a sessão. Para além disso, também deve conferir que cremes são recomendáveis para melhorar os resultados, a cor e o bronzeado.

Leia também: Parafina para bronzear funciona?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se bronzear rápido, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. BOUCHARD, B.Les protéines de régulation de la mélanogenèse: génétique moléculaire des albinismes cutanés. Médecine/sciences, edição 9, 425-430. Paris, 1993. Disponível em: http://www.ipubli.inserm.fr/bitstream/handle/10608/2936/1993_4_425.pdf?sequence=1. Acesso em: 29/09/2019.
  2. Peptide-6 pro-mélanine. Indications principales : bronzage difficile, peaux sensibles au soleil (préparation et optimisation du bronzage). Etat pur. Disponível em: https://www.etatpur.com/media/synthese_biblio/Fiche-biblio-web-Melanine.pdf. Acesso em: 29/09/2019.
  3. SOUZA, S. R. P. FISCHER, F. M. Bronzeamento e risco de melanoma cutâneo: revisão da literatura. Revista Saúde Pública, Univesidade de São Paulo. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/327110780_Bronzeamento_e_risco_de_melanoma_cutaneo_revisao_da_literatura. Acesso em: 29/09/2019.
  4. RODRIGUES, G. B. STEFANELLO, M. S. B. FRANÇA, A. J. B. V. Análise das diferenças de composição e do modo de aplicação de produtos capilares henÊ e henna. Universidade do Vale do Itajaí. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Giuvane%20Bezerra%2

Escrever comentário sobre Como se bronzear rápido

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Carolina
Que absurdo ensinar a passar limão no corpo antes de se expor ao sol!! Sem comentários!!
Kah
Também fiquei chocada!
ana
queria saber qual é o produto q tao usando a pessoa te passa o produto e vc fica exposto ao sol por 30minutos de cada lado e ai vc pega um super bronzeado qual seria o nome deste produto???
vanessa
o nome é parafina bronzeadora se nao me engano
Lenir
Qual henna é usada para bronzear? Gostei muito desta dica. Parece ser bem prática.
Ellen Cerqueira da Motta
Qual a Henna usada para se bronzear : Obrigado , Ellen

Como se bronzear rápido
1 de 4
Como se bronzear rápido

Voltar ao topo da página