Partilhar

Como fazer bronzeador caseiro - 8 receitas super fáceis!

Bronzeador caseiro de cenoura, de chá preto ou óleo de coco são algumas das fórmulas caseiras e fáceis para que você deixar de passar muitas horas ao sol para ter um tom dourado. Seguindo os devidos cuidados você consegue um bronzeado ideal e ainda economiza um dinheiro fazendo o seu próprio bronzeador ao invés de comprar uma versão industrializada, não se esqueça de que é fundamental utilizá-los como complemento de um protetor solar para evitar que a pele queime e sofra danos severos que possam afetar sua aparência e sua saúde. Neste artigo do umCOMO separamos 9 receitas muito fáceis de como fazer bronzeador caseiro.

Como usar os bronzeadores caseiros

Quando já tiver o seu bronzeador pronto, antes de aplicá-lo sobre a pele é importante observar como deve fazer isso e algumas medidas básicas para evitar que os raios UV cheguem a danificar profundamente a sua pele, desidratá-la ou queimá-la. Desta forma, é fundamental:

  • Não utilizar estes bronzeadores de forma isolada. Primeiro, você deve proteger sua pele com um bom protetor solar com um fator de proteção elevado (mínimo 30). É fundamental aplicá-lo 30 minutos antes da exposição ao sol.
  • Não é conveniente ficar exposta ao sol durante muito tempo com estas loções, já que os raios UV poderiam danificar sua pele excessivamente.
  • Evite aplicá-las em partes delicadas e sensíveis como o rosto, lembre-se que sempre se deve utilizar um protetor solar específico para proteger do sol a pele do rosto.
  • É preferível utilizar estas loções para aumentar e manter o bronzeado e não para se expor ao sol com elas.
  • Não faça bronzeamento caseiro com margarina e muito menos bronzeador caseiro com óleo de cozinha, ambos os produtos podem danificar sua pele e causarem uma queimadura em vez de bronzear.

A fim de proteger a saúde da sua pele nos dias de temperaturas altas, recomendamos colocar em prática os conselhos que mostramos no artigo Como proteger a pele do sol.

Como fazer bronzeador caseiro - 8 receitas super fáceis! - Como usar os bronzeadores caseiros

Bronzeador caseiro de chá preto

O chá preto é uma infusão com uma elevada quantidade de antioxidantes muito benéfico para retardar o envelhecimento da pele, mas também é um magnífico remédio natural para se bronzear de maneira rápida e atraente. Da mesma forma que serve para escurecer o cabelo ou esconder os fios grisalhos, o chá preto proporciona à pele um tom moreno e ajuda a prolongá-lo sem a necessidade de utilizar outros produtos.

Ingredientes

  • 500mL de água;
  • 5 sachês de chá preto;

Como fazer bronzeador caseiro de chá preto

  1. Aqueça 500 ml de água e, depois, adicione cinco sachês de chá preto;
  2. Deixe descansar durante 10 ou 15 minutos;
  3. Após este tempo, tire os sachês e coloque o chá preto em um pote com pulverizador para poder aplicá-lo posteriormente por todo o corpo de maneira uniforme.
Como fazer bronzeador caseiro - 8 receitas super fáceis! - Bronzeador caseiro de chá preto

Bronzeador caseiro de óleo de coco

Existem óleos naturais como o óleo de coco que são verdadeiras joias para a saúde da pele, pois são perfeitos para hidratá-la, nutri-la e evitar que envelheça precocemente. Além de todos estes benefícios, o óleo de coco puro também permite que a pele adquira um tom dourado muito bonito sem provocar danos à pele e potencializa o efeito bronzeador dos raios solares. Neste caso, propomos misturá-lo com manteiga de cacau, uma manteiga natural regeneradora que é ideal para proteger a pele contra possíveis queimaduras.

Ingredientes

  • 6 colheres de sopa de óleo de coco puro;
  • 6 colheres de sopa de manteiga de cacau;
  • 10 gotas de óleo de lavanda

A lavanda não é necessária para a eficácia da mistura, mas proporcionará à loção um aroma muito agradável.

Como fazer bronzeador caseiro com óleo de coco

  1. Derreta a manteiga em banho-maria;
  2. Depois misture com o óleo de coco e com o óleo de lavanda até obter uma pasta homogênea.

Sugestão: se você quer saber como fazer marquinha em casa, use os bronzeadores caseiros e veja Como fazer biquíni de fita isolante.

Como fazer bronzeador caseiro - 8 receitas super fáceis! - Bronzeador caseiro de óleo de coco

Bronzeador caseiro com café

O autobronzeador de café, na verdade, tem o efeito de um creme autobronzeador, já que ele não necessita da exposição solar e sai na lavagem. É uma solução ideal para dias em que você queira parecer mais bronzeado sem tomar sol. Recomenda-se armazenar na geladeira para que dure mais tempo.

Você vai precisar de:

  • Café forte
  • 250 ml de creme hidratante ou protetor solar branco ou transparente;
  • Frasco para armazenar;

Como fazer bronzeador caseiro com café

  1. Prepare um café forte, na proporção de 1 colher (sopa) de café para cada xícara de água, com pelo menos 6 xícaras de água;
  2. Deixe o café esfriar;
  3. Assim que o café estiver frio, despeje 250 ml de creme ou protetor solar em uma vasilha e pouco a pouco adicione o café de maneira em que a cor fique entre bege escuro e marrom claro e a consistência seja cremosa o suficiente para que você consiga passar no corpo;
  4. Passe a loção pelo seu corpo, deixe secar antes de se vestir e armazene-a em um recipiente limpo para guardar na geladeira;
  5. O autobronzeador caseiro de café sai com água, por isso deve ser usado toda vez que você desejar ter uma pele bronzeada sem tomar sol.

Sugestão: para dicas de como fazer marquinha em casa, consulte o artigo sobre Como ficar com marquinhas de biquíni

Bronzeador caseiro com canela

Se você quer um bronzeamento natural e prefere evita o uso de óleos ou de outros produtos que possam potencializar demais o bronze, uma ótima opção é usar a canela.

Ingredientes

  1. 1 colher de protetor solar;
  2. 2 colheres de canela em pó.

Modo de preparo

  1. Misture os ingredientes e passe sob a pele;
  2. Deixa a mistura descansando durante meia hora para que a canela dissolva no protetor solar.

A vantagem da mistura é que, além de dar um bronze natural, ainda protege a pele contra queimaduras por ser composta por protetor solar.

Outros bronzeadores que você pode fazer em casa:

Bronzeador caseiro de cenoura

A cenoura é o alimento mais eficiente para potencializar o bronzeado e conseguir que a pele atinja um tom dourado bem mais bonito e natural. Isto porque se trata de um vegetal muito rico em betacaroteno, substância que assume mesma função da vitamina A e que estimula a pigmentação da pele fazendo com que esta fique bronzeada mais rapidamente. Além da cenoura, vegetais de cor verde escuro e laranja como também possuem betacaroteno.[1]

Além disso o betacaroteno é antioxidante e ajuda a proteger a pele dos efeitos nocivos dos raios ultravioletas, o que faz com que o componente seja capaz de também sendo capaz de reduzir a probabilidade de tumores

São vários os bronzeadores caseiros com cenoura que se podem preparar, de seguida vamos lhe mostrar duas receitas que dão excelentes resultados.

Bronzeador de cenoura e óleo de coco

Ingredientes

  • 2 xícaras de açúcar;
  • 2 cenouras;
  • 4 colheres de óleo de coco.

Modo de preparo

  1. Lave as cenouras e sem descascá-las, corte-as em rodelas;
  2. Coloque-as em uma panela com o açúcar e a água e deixe cozinhar em fogo baixo;
  3. Retire as cenouras da água e amasse-as, se quiser é possível batê-las no liquidificador;
  4. Adicione o óleo de coco e bata ambos os ingredientes até se misturarem completamente.

É recomendável que se faça uma esfoliação na pele antes de utilizar óleo bronzeador caseiro, para saber como fazer, veja como fazer esfoliante caseiro para todos os tipos de pele.

Bronzeador caseiro de cenoura, laranja e tomate

Este é um dos bronzeadores naturais mais eficazes aos quais você pode recorrer para ficar morena em pouco tempo e sem nunca colocar em risco a saúde da sua pele. Já falamos da ação bronzeadora da cenoura e a esta vamos adicionar a vitamina A que possui o tomate e a vitamina C da laranja, que permitem obter uma incrível combinação para estimular a formação de melanina e evitar que a pele envelheça.

Ingredientes

  • 1 laranja;
  • 1 tomate;
  • 2 cenouras.

Modo de preparo

  1. Esprema a laranja para obter seu suco;
  2. Corte o tomate e as cenouras em rodelas;
  3. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata até obter uma mistura homogênea.

Veja também: Bronzeador caseiro de água e sal funciona?

Como fazer bronzeador caseiro - 8 receitas super fáceis! - Bronzeador caseiro de cenoura

Como escolher e usar o protetor solar

O FPS (fator de proteção solar) vai de 15 até 60 e deve ser escolhido de acordo com a tonalidade da pele, ou seja, não adianta uma pessoa de pele muito escura comprar um protetor solar fator 60 da mesma forma que pouco adianta alguém de pele muito clara utilizar um protetor de fator 15.

O protetor solar de fator 30, mediano, é o que deve ser utilizado pela maior parte das pessoas por já oferecer uma ótima proteção contra os danos causados pelos raios solares. Em média um protetor solar faz efeito por até 2 horas, sendo assim, caso você vá para um ambiente de grande exposição ao sol, como praias e piscinas, reaplique o produto após esse tempo.

Sugestão: se você prefere apostar em um efeito bronzeado no make, dê uma lida no artigo sobre Como usar bronzer na maquiagem

Como recuperar a pele depois de tomar sol

Tomar sol é muito bom para nosso corpo e a gente adora, mas se não for feito com precaução pode ser perigoso para a pele e para o cabelo. Mas depois de chegar a casa é hora de dar à sua pele e cabelo toda a atenção que eles merecem. Com estes conselhos simples, você conseguirá que tanto o seu cabelo como a sua pele tenham um aspecto radiante. Confira dicas de como recuperar a pele depois de tomar sol:

Suavize os pés e calcanhares com um esfoliante caseiro

Misture 2 colheres de sopa de azeite de oliva, 2 colheres de sopa de óleo de amêndoas ou de argan, 6 gotas de óleo essencial de menta e 100 g de sal grosso e massageie sua pele com este esfoliante natural 2 vezes por semana.

Alterne a loção pós-sol com o uso de um gel de aloe vera puro

Com mais de 75 componentes ativos (vitaminas, aminoácidos, minerais, açúcares, enzimas...), o aloe acalma o ardor e a inflamação da pele vermelha do sol. Também é hidratante e ajuda a regenerar a pele favorecendo na formação de colágeno. Você pode aplicar no couro cabeludo se estiver irritado e no cabelo para suavizar as pontas.

Óleos corporais

Para dar um toque de luminosidade à pele, aplique umas gotas de um óleo corporal seco (não pegajoso nem gorduroso) nas áreas que notar mais secas, na parte da frente das pernas, joelhos, antebraços e ombros. Este tipo de produtos hidratam, deixam um acabamento acetinado e realçam o bronzeado.

Cabelo 'verde' no verão

Tire o tom verdoso dos cabelos loiros. Ele aparece pelo cobre existente no líquido das piscinas. Para fazê-lo desaparecer, dê um banho de cor do mesmo tom que o seu cabelo mas com um toque avermelhado. O vermelho é a cor oposta ao verde e anula esses reflexos antiestéticos.

Máscara de abacate

Vários estudos demonstram que os ácidos do abacate protegem as células cutâneas dos efeitos do sol. Uma vez por semana aplique no rosto durante 10 minutos a polpa de um abacate maduro esmagado.

Ative a circulação

Ao chegar a casa mergulhe as pernas em água fresca e reative a circulação. Após secá-las, pulverize com um spray com óleos essenciais tonificantes (cedro, limão, alecrim...) e alivie a sensação de peso. E se elevar as pernas um pouco quando for cochilar estarão mais leves quando você acordar. Isto ajudará a recuperar a pele depois de tomar sol.

Lave o cabelo com xampus sem sulfatos

São bem mais suaves e não tiram os pigmentos da tintura. Faça o último enxágue com água destilada e umas gotas de limão e o cabelo ficará ainda mais sedoso.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer bronzeador caseiro - 8 receitas super fáceis!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. https://www.farmaciabiotipo.com.br/img/produtos/arquivos/Betacaroteno.pdf

Escrever comentário sobre Como fazer bronzeador caseiro - 8 receitas super fáceis!

10 comentários
A sua avaliação:
lais
oi, como fazer bronzeamento caseiro
A sua avaliação:
liana
como bronzeador com óleo de coco
A sua avaliação:
Ayane
Bronzeador com cenoura e óleo de coco é tudo de bom!
Jeciara da Silva santos
Clarear cabelo
Editor umComo.com.br
Oi Jeciara! Confira esses remédios caseiros para clarear o cabelo: https://beleza.umcomo.com.br/artigo/remedios-caseiros-para-clarear-o-cabelo-17012.html
A sua avaliação:
Alice Marques
Da pra fazer marquinha sem ir ao sol?
Patricia Rodrigues
Boa tarde queria saber se depois de batera ccenoura com o óleo de cocô devo coar ou espremer? Em se não é pouco óleo de cocô pra quatro cenouras?Obrigada
A sua avaliação:
rejane cristina linhares
margarina bronseia
A sua avaliação:
Dyemelli
Gostei das dicas!! Posso ficar quanto tempo no sol com essas loções?
Editor umComo.com.br
Oi Dyemelli! O ideal é evitar a exposição solar com estas loções, mas caso faça isso deve aplicar primeiro um protetor solar, evitar as horas de maior calor e evitar estar muito tempo ao sol. Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
jade
da pra fazer marquinha com esse bronzeamento de cenoura mel e azeite? e pode passar e ir pro sol?
Editor umComo.com.br
Oi Jade! Sim dá para ficar com marquinhas sim e para ir para o sol com essas loções. Porém é fundamental que antes aplique um protetor solar e não fique por muito tempo no sol com essas loções. Obrigada pelo comentário!
A sua avaliação:
Maria Solange do nascimento
Essa mistura e pra beber ou passa no corpo?
Editor umComo.com.br
Oi Maria! Estas opções são para aplicar na pele. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página!

1 de 5

Voltar ao topo da página