Dieta para o bronzeado

Quais alimentos aumentam a melanina

Quais alimentos aumentam a melanina
Imagem: mobilsolarium.com

A melanina é um pigmento que se encontra em nossa pele, na íris do olho e no cabelo com a função de determinar sua cor. Também a encontramos em menor quantidade no ouvido interno e no cérebro. A melanina é a responsável por absorver os raios UVA e UVB para nos proteger de seus efeitos nocivos. Ao absorvê-los, estimula-se a produção deste pigmento aumentando seus níveis e deixando nossa pele mais escura, produzindo assim o bronzeado. Para proteger nossa pele e cabelo dos raios solares você tem a possibilidade de ingerir alimentos que favorecem sua produção. Continue lendo este artigo de umComo e descubra quais alimentos aumentam a melanina.

Também lhe pode interessar: Como produzir melanina no corpo

Índice

  1. Alimentos que aumentam a melanina: cenoura
  2. Alimentos que aumentam a melanina: tomate
  3. Alimentos que aumentam a melanina: melão
  4. Alimentos que aumentam a melanina: gema do ovo
  5. Alimentos que aumentam a melanina: lacticínios
  6. Alimentos que aumentam a melanina: peixes
  7. Outras formas de aumentar a melanina

Alimentos que aumentam a melanina: cenoura

Os alimentos ricos em vitamina A favorecem tanto a produção de melanina como a manutenção de seus níveis, conseguindo assim que nosso bronzeado dure mais tempo, e a cenoura é uma das maiores fontes. Este produto está composto, principalmente, por betacarotenos, um tipo de vitamina A que participa ativamente no estímulo da melanina e por consequência o bronzeado da pele. Entre os seus múltiplos benefícios, além de se falar da correta manutenção das células que recobrem nossa pele, encontramos que se trata de um produto natural que favorece a formação de pigmentos da retina.

Quais alimentos aumentam a melanina - Alimentos que aumentam a melanina: cenoura

Alimentos que aumentam a melanina: tomate

Na linha dos alimentos ricos em betacarotenos, se destacam também os tomates como outra das maiores fontes naturais. Ao contar com uma composição similar à das cenouras, seus efeitos sobre nossa pele e olhos são os mesmos. Além destes dois alimentos, o damasco, a melancia, os morangos e os mirtilos também favorecem o aumento dos níveis de melanina em nosso corpo.

Quais alimentos aumentam a melanina - Alimentos que aumentam a melanina: tomate

Alimentos que aumentam a melanina: melão

Ainda que a vitamina A favoreça o estímulo da produção de melanina, ela não é a única, já que a vitamina E também desempenha esta função. Neste sentido, o melão é uma fruta que goza de um alto teor de ambas as vitaminas, sendo um remédio ideal para aumentar os níveis deste pigmento e favorecer o bronzeado da pele, entre outras vantagens. Também se trata de um alimento com grandes propriedades antioxidantes, pois previne o envelhecimento precoce das células.

Quais alimentos aumentam a melanina - Alimentos que aumentam a melanina: melão
Imagem: lacuevade1900.es

Alimentos que aumentam a melanina: gema do ovo

A gema do ovo é outro dos produtos naturais com um maior índice de vitamina E, por isso não podia faltar em nossa lista dos alimentos que aumentam a melanina. Ainda que a maior parte da vitamina E se concentre na gema, a clara também conta com esta e outras vitaminas, como as pertencentes ao complexo vitamínico B.

Quais alimentos aumentam a melanina - Alimentos que aumentam a melanina: gema do ovo
Imagem: vivirsalud.imujer.com

Alimentos que aumentam a melanina: lacticínios

Os lacticínios também constituem uma grande fonte de vitamina A, e por isso são ideais para aumentar os níveis de melanina. Por outro lado, estão compostos pelos aminoácidos essenciais tirosina e cistina, fundamentais para a produção deste pigmento em nosso corpo. Ainda que os produtos lácteos como o leite, o iogurte e o queijo sejam os principais alimentos ricos nestes aminoácidos, não são os únicos; também encontramos a tirosina no arroz e no milho.

Quais alimentos aumentam a melanina - Alimentos que aumentam a melanina: lacticínios
Imagem: unmundodebrotes.com

Alimentos que aumentam a melanina: peixes

Por último, destaca-se a importância da vitamina D na hora de proteger nossa pele dos efeitos nocivos da luz solar sobre ela. Neste sentido, os peixes azuis como o salmão contêm uma porcentagem muito elevada desta vitamina e, portanto, ajudam-nos tanto na produção da melanina como na proteção geral de nossa pele. Não obstante, devido a seu alto teor em gorduras não deve ser consumido todos os dias; o mais recomendável é comê-lo duas vezes por semana, é suficiente. O atum enlatado também é uma grande fonte natural de vitamina E.

Quais alimentos aumentam a melanina - Alimentos que aumentam a melanina: peixes
Imagem: notiblue.com

Outras formas de aumentar a melanina

No mercado da cosmética existem múltiplos produtos que favorecem o aumento dos níveis de melanina no corpo com o fim de melhorar o bronzeado da pele e manter a cor do cabelo. No entanto, o uso dos produtos naturais como os alimentos são sempre mais recomendáveis que os sintéticos. Não perca nosso artigo sobre os alimentos que favorecem o bronzeado se só interessa a você melhorar o aspecto de sua pele. Sem dúvida, a forma mais rápida e eficaz de aumentar a melanina e torná-la mais escura é tomando sol. No entanto, devemos fazê-lo de forma segura já que se não cuidarmos de nossa pele e cabelo os danos podem ser maiores que os benefícios.

Por último, destacam-se os suplementos das vitaminas mencionadas anteriormente, de tirosina e de gingko biloba. No entanto, deverá consultar seu médico antes de adquirir qualquer um deles para que indique a você se pode ou não consumi-los e a dosagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais alimentos aumentam a melanina, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Luciana
A ingestão de melanina clareia os olhos ou escurecem. Porque tem dias que meus olhos estão mais claros ? tem haver com os alimentos ingeridos
A sua avaliação:
Carlos
Eu não entendi muito bem, os mesmos alimentos que diminuem a melanina também aumentam a melanina?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Carlos! De que alimentos você está falando especificamente?
Francisca
Senoura,tomate,ovos,melão e peixes.
Iranildes
Ola,então quem tem melasma não pode ingerir alimentos ricos em betocarateno?
Angelina Rocha
Queria saber mais sobre os alimentos que produzem a melanina.
Imagem: mobilsolarium.com
Imagem: lacuevade1900.es
Imagem: vivirsalud.imujer.com
Imagem: unmundodebrotes.com
Imagem: notiblue.com
1 de 7
Quais alimentos aumentam a melanina