Coceira na pele

Como aliviar a coceira nas mãos

Como aliviar a coceira nas mãos

A coceira nas mãos é uma condição muito desconfortável que todos podemos sofrer em algum momento, já que pode ocorrer por diversos fatores: desde entrar em contato com algum componente irritante ou alergênico, até ser consequência de dermatite, psoríase, fungos, pele seca, etc. Muitas vezes, a coceira concentra-se em uma única área, como as palmas das mãos, mas em outras é possível que se estenda chegando também aos dedos ou aos pulsos. Se quer saber de que forma pode aliviar a coceira nas mãos e parar de se coçar, preste atenção aos conselhos que mostramos a você no seguinte artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como aliviar a coceira de uma ferida
Passos a seguir:
1

A coceira nas mãos pode ser causada por diferentes motivos, por isso será muito importante que se for uma coceira, ou inflamação de pele severa que não desaparece em um período curto de tempo, consulte o seu médico ou dermatologista o quanto antes para determinar a causa exata. Deverá fazê-lo especialmente com urgência se observar algum tipo de reação cutânea como vermelhidão, grandes coceiras e/ou o aparecimento de erupções cutâneas ou pequenas bolhas com líquido em seu interior, assim como se estas lesões se estendem a outras zonas do corpo.

No geral, a coceira nas mãos pode estar relacionada com ter a pele muito seca, dermatite por contato, dermatite da pele, estresse excessivo, psoríase, fungos, mudanças de clima ou ser um sintoma de alguma doença de maior gravidade. É por isso que, dada a grande variedade de fatores causadores, é tão importante ir a uma consulta médica.

Como aliviar a coceira nas mãos - Passo 1
2

Seja qual for a causa da coceira, deve sobretudo evitar coçar as mãos continuamente e tocar a zona ferida ou irritada, já que isto só piorará a situação agravando a coceira consideravelmente. Muitas vezes, a coceira não é tão severa, mas quando a pele danificada é coçada com brusquidão, se produz mais inflamação e vermelhidão, o que acaba provocando que a coceira seja ainda mais intensa e insuportável.

Pelo contrário, se sente a necessidade de se coçar, para aliviar a coceira nas mãos pode aplicar sobre a zona uma compressa de água fria, ela diminuirá a inflamação dos vasos sanguíneos e, portanto, a coceira.

Como aliviar a coceira nas mãos - Passo 2
3

Caso a coceira nas mãos seja leve e queira tratá-la de forma caseira, pode ir a uma farmácia e solicitar um creme ou pomada específica para aliviar a coceira e combater a irritação caso ela exista. Eles atuam curando a pele e contêm os componentes necessários para reestruturar a barreira cutânea protetora; no geral, costumam aplicar-se duas vezes ao dia, uma pela manhã e outra pela noite, mas de qualquer forma, o melhor é que siga as indicações que vêm detalhadas na bula ou na embalagem.

Como aliviar a coceira nas mãos - Passo 3
4

Além disso, há alguns remédios naturais que ajudam a aliviar a sensação de coceira das mãos e a curar a pele. Mas poderá utilizá-los em caso de prurido leves, já que em caso de coceira excessiva, deverá consultar o médico como dissemos anteriormente.

Um dos tratamentos caseiros mais eficientes é o que se faz com camomila, uma planta que serve para hidratar a pele, reparar e tratar a inflamação. Prepare uma infusão de camomila adicionando uma colher de sopa de flores de camomila em uma xícara de água fervendo, deixe esfriar e, depois, mergulhe uma gaze nela. Passe a gaze pela zona da coceira e verá como notará um grande alívio.

Como aliviar a coceira nas mãos - Passo 4
5

Outro dos melhores produtos naturais que favorece a regeneração da pele e, especialmente, combate a pele ressecada sendo ótimo para aliviar coceiras quando são consequência de secura ou descamações é a aloe vera. Pode aplicar diretamente a polpa de uma folha de aloe vera recém cortada ou adquirir um gel de aloe vera que seja puro e espalhar sobre a pele. Este último poderá você mesma preparar em casa, seguindo os passos que indicamos a você no artigo Como fazer gel de aloe vera.

Como aliviar a coceira nas mãos - Passo 5
6

Quando sente a necessidade incessante de se coçar, os cataplasmas de argila verde também são uma excelente opção para aliviar a coceira das mãos e reduzir a inflamação e a vermelhidão Deve molhar a argila com água até obter uma massa espessa, a qual tem que aplicar sobre a zona afetada e deixar atuar até que seque por completo. Uma vez que ocorra isso, retire-a com água fresca.

Como aliviar a coceira nas mãos - Passo 6
7

O bicarbonato de sódio é perfeito também para acalmar as coceiras na pele e tratar algumas condições cutâneas. Assim, se quer usá-lo para combater a coceira nas mãos, recomendamos que em um recipiente com água morna, adicione meia xícara de bicarbonato, mergulhe suas mãos e as deixe de molho durante uns 10 ou 15 minutos.

Como aliviar a coceira nas mãos - Passo 7
8

Além destes remédios naturais, não se esqueça de se manter bem hidratada bebendo água suficiente durante o dia para que a sua pele esteja hidratada e a coceira reduza progressivamente. Além disso, será conveniente seguir uma dieta equilibrada na qual abundem principalmente as verduras e as frutas frescas.

Veja também: Coceira no corpo, o que pode ser? - Causas mais prováveis

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como aliviar a coceira nas mãos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
Ubiratan Carvalho de Miranda
Após fazer alguns corte em 9 mamão e em seguida lavar a mão com detergente seu uma coseira muito forte e demorada. SÓ PASSOU "APOS USAR OLEO DE SOJA"
1 de 8
Como aliviar a coceira nas mãos