Partilhar

Como calcular o IMC

Por Sara Viega. Atualizado: 20 setembro 2017
Como calcular o IMC

O IMC ou índice de massa corporal é uma medida que associa o peso de uma pessoa ao seu tamanho. Esta medida foi inventada pelo estatístico Adolphe Quetelet e, por este motivo, também se chama índice de Quetelet. Sabendo esta medida e tendo em conta outros fatores, poderemos saber se estamos no nosso peso ideal, acima ou abaixo deste. Neste artigo de umComo.com.br explicamos-lhe como calcular o IMC.

Também lhe pode interessar: Como deixar o bumbum durinho para o verão
Passos a seguir:
1

Para calcular o IMC, basta uma fórmula muito simples: divida o seu peso (massa) pela sua altura ao quadrado. Pode ver a fórmula na imagem.

Como calcular o IMC - Passo 1
Imagem: canalescolar.lactogal.pt
2

Tenha em conta que o peso deverá ser expressa em quilogramas (kg) e a altura em metros (m).

3

O número obtido varia de acordo com a idade e o sexo, bem como depende também das proporções do tecido muscular e adiposo.

4

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), para os adultos de entre 20 e 60 anos, em geral (sem ter em conta o sexo e as outras variáveis comentadas anteriormente), estes seriam os valores do IMC (ver a imagem).

Por exemplo, uma pessoa que ao calcular a fórmula do IMC tiver como resultado o valor de 26, estaria dentro da pré-obesidade.

Veja também: Como funciona o Dietbox

Como calcular o IMC - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como calcular o IMC, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Conselhos
  • Com esta fórmula, você poderá calcular o seu IMC. Entretanto, para saber exatamente a sua situação, seria recomendável consultar um endocrinologista, uma vez que, como explicado anteriormente, este resultado depende também do sexo, da idade e de outros fatores.

Escrever comentário sobre Como calcular o IMC

Como calcular o IMC
Imagem: canalescolar.lactogal.pt
1 de 3
Como calcular o IMC

Voltar ao topo da página