Partilhar

Como eliminar as rugas do sulco nasogeniano

 
Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como eliminar as rugas do sulco nasogeniano

As rugas do sulco nasogeniano são das primeiras a aparecer no rosto, pois a pele dessa zona é mais fina do que as outras e, além disso, é afetada pelos milhares de gestos e movimentos que realizamos todos os dias com a boca. Mas você sabe realmente onde está localizado esse sulco nasogeniano? Trata-se simplesmente da área que vai desde as laterais do nariz até a comissura dos lábios, uma parte do rosto onde podem aparecer rugas bem marcadas e profundas que, além de afetar a juventude do rosto, tiram beleza e alegria ao seu sorriso. Se quiser descobrir formas de reduzir a sua visibilidade sem ter que recorrer a cirurgia, então permaneça atenta a este artigo do umCOMO onde vamos mostrar para você como eliminar as rugas do sulco nasogeniano de forma natural e inofensiva.

Também lhe pode interessar: Como disfarçar rugas

Por que aparecem os sulcos nasogenianos?

Os sulcos nasogenianos são essas rugas faciais que aparecem na parte do rosto que vai desde as laterais do nariz até a comissura dos lábios e que dão ao sorriso uma aparência um pouco triste.

Estas rugas, da mesma forma que outras que são visíveis no rosto, aparecem por fatores como os seguintes:

  • Perda de colágeno e elastina na pele, algo que acontece inevitavelmente com o tempo.
  • Perda de firmeza nos músculos faciais.
  • Deslocamento da gordura subcutânea de zonas como as bochechas devido ao efeito da gravidade. Isso forma uma dobra sob os pômulos e faz com que o sulco nasogeniano seja mais acentuado.

Além disso, essas linhas nasolabiais costumam ser mais marcadas e visíveis em pessoas que se riem muito, que gesticulam mais com a boca e pessoas de idade mais avançada.

Cremes para reduzir o sulco nasogeniano

A partir de uma certa idade, as rugas nasogenianas começam a ser mais visíveis e apresentam uma maior profundidade. Por isso, a prevenção é fundamental. Ela passa por cuidar da pele diariamente, desde jovem, através do uso dos produtos mais adequados para cada etapa. Agora, quando estas linhas são uma realidade no rosto, a melhor opção é usar um creme anti-idade que contenha componentes que ajudem a atenuar e a reduzir a sua visibilidade ao máximo.

São muitos os cremes antirrugas que pode encontrar à venda, mas sem dúvida que os mais eficazes para eliminar as rugas nasogenianas são os que em sua fórmula incorporam ingredientes como o retinol ou o ácido hialurônico. A razão é que estes componentes têm a capacidade de preencher as linhas de expressão e corrigir as rugas mais profundas do rosto. O resultado é uma pele bem mais lisa e firme em pouco tempo. Deverá aplicar o creme duas vezes por dia, de manhã e à noite, logo após limpar bem o seu rosto e tirar a maquiagem. É importante que seja constante nesta tarefa se quiser obter o efeito desejado.

Como eliminar as rugas do sulco nasogeniano - Cremes para reduzir o sulco nasogeniano

Massagem antirrugas

Uma simples massagem facial pode se converter na sua melhor aliada para acabar com algumas rugas do rosto, inclusive as do sulco nasogeniano. Assim como garantem os especialistas, as massagens faciais antirrugas permitem estimular a produção de colágeno, melhoram a microcirculação da zona e reforçam a sua atividade metabólica, três aspectos essenciais para rejuvenescer a pele, reafirmá-la e tonificá-la.

Você só precisa dedicar 5 minutos antes de dormir a esta tarefa para notar os resultados. Como a zona da qual falamos é a que vai desde as laterais do nariz até à comissura da boca, aconselhamos que leve a cabo os seguintes passos:

  1. Belisque de forma profunda e contínua seguindo a borda do lábio superior, começando pela parte central até chegar à comissura dos lábios.
  2. Dê pequenas e suaves beliscaduras logo acima dos sulcos nasogenianos.
  3. Belisque rápido e de forma ampla a parte superior dos pômulos e vá descendo até chegar à mandíbula, acompanhando o contorno do rosto.

Se, além disso, quiser ver outras técnicas eficazes, não perca os conselhos que damos no artigo Como fazer uma massagem facial antirrugas.

Exercícios para eliminar o sulco nasogeniano

Além de tudo o que já dissemos, os exercícios faciais que exercitam os músculos da zona ao redor da boca também podem ajudar a reafirmar a pele e a tornar os sulcos nasogenianos mais invisíveis. Alguns dos exercícios que funcionam melhor são os seguintes:

  • Coloque os dedos indicador e polegar de cada mão nos dois lados do nariz e faça uma pressão com os mesmos para trás, ou seja, esticando a pele. Depois, com a articulação dos dedos, estique a pele partindo da linha média do queixo para o exterior.
  • Coloque os dedos indicador nas comissuras dos lábios e estique um pouco a pele até esticar os lábios, de tal forma que acabe esboçando um sorriso forçado. Mantenha esta posição por uns 20 segundos mantendo os lábios juntos a todo o momento.
  • Torça os lábios, primeiro, para um lado; mantenha a posição por uns 20 segundos enquanto nota a tensão. Depois, repita o exercício para o lado oposto.

Repita estes exercícios diariamente se quiser mudar o volume do seu rosto e conseguir uma pele bem mais firme e jovem.

Como eliminar as rugas do sulco nasogeniano - Exercícios para eliminar o sulco nasogeniano

Cremes antirrugas caseiros

Gostaria de eliminar o sulco nasogeniano naturalmente? É possível diminuir, com a ajuda de alguns produtos naturais com propriedades anti-idade e reparadoras muito potentes. Tome nota das seguintes receitas:

  • Creme de pepino e iogurte: triture 2 pepinos descascados e picados junto com 1 iogurte natural sem açúcar. Aplique a mistura sobre a zona a tratar e deixe atuar por uns 20 minutos.
  • Creme de azeite de oliva, mel e manteiga de cacau: em um recipiente, misture 3 colheres de sopa de azeite de oliva, 1 colher de chá de mel e 1 colher de chá de manteiga de cacau. Esquente a mistura em banho-maria e, depois, deixe esfriar. Espalhe o creme sobre as linhas nasogenianas e deixe atuar uma noite inteira.
  • Creme de uvas verdes: misture 3 uvas verdes esmagadas com o líquido de 1 cápsula de vitamina E e aplique sobre a zona, deixando que atue por uns 30 minutos antes de lavar o rosto com água morna ou fria.

Descubra mais tratamentos similares a estes no artigo Como fazer um creme antirrugas caseiro.

Como eliminar as rugas do sulco nasogeniano - Cremes antirrugas caseiros

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as rugas do sulco nasogeniano, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como eliminar as rugas do sulco nasogeniano

O que lhe pareceu o artigo?

Como eliminar as rugas do sulco nasogeniano
1 de 4
Como eliminar as rugas do sulco nasogeniano

Voltar ao topo da página