Partilhar

Como evitar os pelos encravados

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como evitar os pelos encravados

Quando depilamos os pelos indesejados, aparecem depois pequenas bolinhas na zona, que podem chegar a infectar. Estes são pelos que cresceram corretamente e se curvaram e penetraram na pele, os conhecidos pelos encravados. Eles são bastante antiestéticos e quando infectam podem transformar-se em um problema grave, e ainda que geralmente apareçam depois da depilação com lâmina, também podem ser provocados por qualquer técnica de depilação, seja com cera ou cremes depilatórios. É muito importante que você tome medidas preventivas para se livrar deste problema antiestético. Portanto tenha em consideração os seguintes conselhos que damos para você em umComo.com.br para saber como evitar os pelos encravados.

Também lhe pode interessar: Como eliminar e evitar os pelos encravados
Passos a seguir:
1

Uma das coisas que pode ajudar a prevenir os pelos encravados é antes de fazer a depilação aplicar vapor na zona. Se você depilar uma pele seco isso aumentará as chances de aparecimento pelos encravados, por isso sempre que possível tente amolecer a pele antes do procedimento. O momento ideal para você fazer a depilação é durante ou depois do banho, assim você conseguirá aproveitar o vapor do mesmo sobre os pelos.

2

Se você usar métodos de depilação que não arrancam o pelo desde a raiz, como é o caso da lâmina ou dos cremes depilatórios, isso aumentará as probabilidades do surgimento de pelos encravados. Por isso, caso seja possível utilize cera quente ou fria para eliminar os pelos indesejados, pois desta forma está evitando que o pelo encrave.

Mas, se ainda assim, optar por fazer a depilação com lâmina certifique-se que o faz sempre com a pele da zona molhada e nunca seca. Para além disso, deve escolher uma lâmina adequada para fazer a depilação, pois não é o mesmo usar uma lâmina para barbear do que uma lâmina para raspar as pernas ou virilha. É importante que seja uma boa lâmina para que o pelo seja cortado de uma só vez e não tenha de passar com ela vezes sem conta. Após utilizar a lâmina para depilar não a deverá reutilizar, assim estará evitando a aparecimento de infeções no caso de cortes durante a depilação. E lembre-se, tente usar a lâmina em situações de emergência, para evitar assim o surgimento de pelos encravados.

Como evitar os pelos encravados - Passo 2
3

A esfoliação é um processo importante pois ajuda a remover as células mortas da pele e também ajuda a que os produtos que aplicar na pele penetrem melhor nesta e façam o seu devido efeito. Para além disso, a esfoliação ajuda a evitar os pelos encravados. Algo que pode ajudar a evitar esta situação é esfoliar a zona a depilar no dia antes da depilação, mas para além disso deve fazer isto com uma certa regularidade.

Para esfoliar a pele você pode utilizar produtos próprios para isso, em que deverá aplicar na pele úmida e fazer movimentos circulares. Ou então pode optar por uma luva de esfoliar ou então por receitas caseiras. Neste artigo poderá encontrar receitas de esfoliantes caseiros para o corpo e rosto. Um dos esfoliantes caseiros mais conhecidos é o de açúcar e mel, misture ambos os ingredientes e aplique na pele com movimentos circulares. A combinação destes dois ingredientes faz com que esfolie e hidrate a pele ao mesmo tempo, devido às propriedades hidratantes do mel.

Como evitar os pelos encravados - Passo 3
4

Outra das coisas que pode evitar o surgimento de pelos encravados é usar roupas folgadas. O uso de roupas apertadas e de tecido sintético, em especial nas zonas mais propensas ao pelo encravado como a virilha ou axila, pode aumentar as chances do pelo encravar.

5

Para além disso, deve ter em conta estas recomendações para evitar os pelos encravados:

  • Após fazer a depilação nunca deverá expor essa zona ao sol. O ideal é que, após a depilação, apenas tome sol 48 horas depois.
  • Permanecer muito tempo com roupas de banho molhadas pode favorecer o surgimento de pelos encravados, por isso evite esta situação.
  • Se o pelo já encravou, deve evitar cutucar nele pois isso irá apenas piorar a situação e deixar marca na pele.
  • De sempre preferência a tecidos de algodão ao invés de tecidos que retêm o suor.
  • Hidrate sempre a sua pele com cremes indicados para o seu tipo de pele.
  • Depois de fazer a depilação deve evitar aplicar cremes gordurosos ou loções que contenham álcool na sua composição.
Como evitar os pelos encravados - Passo 5
6

Se seguiu todas estas recomendações e mesmo assim o pelo encravou ou, se já não foi a tempo de as aplicar e o pelo encravado está muito fundo, não tente desencravá-lo em casa recorra sempre à ajuda de um especialista.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como evitar os pelos encravados, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como evitar os pelos encravados

O que lhe pareceu o artigo?

Como evitar os pelos encravados
1 de 4
Como evitar os pelos encravados

Voltar ao topo da página