Partilhar

Como fazer contorno no rosto

Por Vanessa Lopes. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer contorno no rosto
Imagem: stealthelook.com.br

A maquiagem é uma das melhores aliadas das mulheres, pois com ela você consegue esconder as imperfeições e evidenciar o que há de melhor em você. Uma das técnicas para conseguir isso é o contorno facial, em que você pode modelar o rosto dependendo do seu gosto. Com o contorno facial você consegue afinar o nariz, diminuir a testa, diminuir as bochechas, levantar as maçãs do rosto, entre outras coisas dependendo sempre do que você pretender. Esta técnica é bastante utilizada no mundo da maquiagem profissional, mas você não precisa inseri-la na sua maquiagem habitual, apenas se desejar ou se tiver uma ocasião especial e quiser caprichar um pouco mais. Para saber mais sobre o contorno facial e como fazer contorno no rosto, continue lendo este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como aplicar base e contorno facial
Passos a seguir:
1

Uma técnica que ficou bastante famosa recentemente foi o clown contouring, que traduzido para português significa contorno de palhaço. O clown contouring é nem mais nem menos que uma técnica de contorno do rosto que utiliza cor, para além do iluminador e contorno utilizados no contorno facial habitual. No início você fica parecendo um palhaço, mas no final de tudo esfumado o resultado é lindo. O processo do contorno de palhaço consiste na aplicação de diferentes cores de produtos específicos em pontos específicos do seu rosto, que você quer valorizar e definir ou esconder.

Como fazer contorno no rosto - Passo 1
Imagem: birchbox.com
2

Para perceber melhor que produto deve utilizar em cada sítio e o resultado que vai obter, vou lhe explicar alguns truques que você pode usar para fazer o contorno no rosto. Primeiro você deve saber que o iluminador (produto mais claro) serve para destacar, o contorno (produto mais escuro) serve para esconder ou dar mais profundidade nos traços do seu rosto e o corretivo para esconder imperfeições.

3

Sendo assim, imagine que você quer dar uma afinada no nariz, basta aplicar contorno nas laterais do nariz. Pelo contrário, para destacar o nariz você deve aplicar iluminador na cana do nariz. Se tem a testa muito grande e quer diminuir, terá de aplicar contorno na parte superior da testa. Para afinar as bochechas, o truque é aplicar contorno abaixo das têmporas. E para aumentar, basta aplicar iluminador e blush nas maçãs do rosto. Se você aplicar iluminador abaixo do arco da sobrancelha estará a levantá-las. E se você quiser dar destaque aos lábios, deve aplicar corretivo em volta deles e depois iluminador no "V" do lábio superior.

Como fazer contorno no rosto - Passo 3
Imagem: bdci.tv
4

Mas para fazer um contorno facial correto é importante ter em conta o formato do rosto. Os rostos de formato oval são os mais fáceis de maquiar, uma vez que não precisam de grandes correções. A dica para fazer contorno neste tipo de rosto é aplicar contorno (produto mais escuro) sob as maçãs do rosto e iluminar abaixo dos olhos e na linha central do rosto, ou seja, queixo, centro do nariz e testa.

Como fazer contorno no rosto - Passo 4
Imagem: garotatecontotudo.com.br
5

Para rostos redondos, o que se pretende com o contorno facial é conseguir dar a sensação de altura ao rosto, de forma a parecer mais comprido e menos gordo. Para isso, você deve escurecer toda a parte lateral do rosto com contorno e iluminar a parte central, queixo, nariz e testa.

Como fazer contorno no rosto - Passo 5
Imagem: pinterest.com
6

Os rostos triangulares são aqueles que apresentam uma parte de baixo do rosto mais larga que a parte de cima. Neste tipo de rosto o que se pretende é esconder esta caraterística mais larga da parte de baixo e colocar em evidência a parte de cima. Então o que devemos fazer é aplicar contorno nas laterais do rosto e iluminar a parte central do rosto, queixo, nariz e também abaixo dos olhos.

Como fazer contorno no rosto - Passo 6
Imagem: popsugar.com
7

Rostos quadrados e retangulares são aqueles que são ou muito largos ou muito afiados. Então para suavizar estas caraterísticas, a recomendação é aplicar contorno nas laterais da testa e do maxilar e iluminar o centro do rosto, queixo, topo do nariz e testa.

Já quem conta com um rosto com formato de coração ou triângulo invertido, tem a linha da testa mais larga e a zona do maxilar e queixo mais alongado. Então a dica para estes casos é aplicar contorno nas laterais do maxilar e testa e iluminar a parte central do rosto, queixo, topo do nariz e testa.

Como fazer contorno no rosto - Passo 7
Imagem: starving.com.br
8

É muito importante referir que, independentemente da técnica que você escolher, o contorno não deve ficar marcado. Por isso, você deve esfumar muito bem os produtos aplicados com um pincel ou uma esponja como a Beauty Blender.

Como fazer contorno no rosto - Passo 8
Imagem: giovanabuenno.blogspot.pt

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer contorno no rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer contorno no rosto

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Brígida
Parabéns pelo artigo vanessa, essas dicas de contorno de rosto, são super úteis.

Como fazer contorno no rosto
Imagem: stealthelook.com.br
Imagem: birchbox.com
Imagem: bdci.tv
Imagem: garotatecontotudo.com.br
Imagem: pinterest.com
Imagem: popsugar.com
Imagem: starving.com.br
Imagem: giovanabuenno.blogspot.pt
1 de 8
Como fazer contorno no rosto

Voltar ao topo da página