Partilhar

Como fazer uma massagem relaxante

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer uma massagem relaxante

Uma boa massagem relaxante é a mais reparadora se for bem feita e com o tempo necessário para se aprofundar. Este tipo de massagem serve para conseguir um estado de paz, calma e tranquilidade no corpo que não é simples de conseguir de forma natural. Poderá aliviar dores, liberar tensões e descontrair os músculos, passando por uma sensação de muito relaxamento, mas muito agradável. Neste artigo de umComo.com.br contamos a você como fazer uma massagem relaxante.

Passos a seguir:
1

Uma massagem relaxante está pensada para que o corpo atinja um estado de tranquilidade e relaxamento que se consegue com os movimentos apropriados sobre a pele. Não há nada melhor para o estresse que uma boa massagem para recuperar o equilíbrio emocional. No seguinte artigo pode se informar sobre todos os benefícios da massagem relaxante.

2

Para começar a dar ou receber uma ótima massagem relaxante tem que preparar o ambiente adequado. O meio é fundamental para conseguir a atmosfera desejada, o que precisa é criar um ambiente relaxante para que a massagem cumpra com seu verdadeiro objetivo.

Deve escolher um lugar cômodo, tranquilo e muito agradável para fazer a massagem. Para que seja eficiente, deve saber criar um meio adequado para o relaxamento pois a técnica não será eficaz sem o meio adequado. Seja a massagem de pé ou deitada, a pessoa deve estar em uma zona confortável e sobre superfícies macias. Pode ser uma cama, uma cadeira sem encosto, uma maca, ou sofá ou inclusive um colchonete. Tanto você como a pessoa que vai receber a massagem devem estar cômodos para poder dar e receber a massagem adequadamente. Escolha uma zona da casa tranquila e sem nenhum barulho, com pouca iluminação, com uma temperatura agradável; também deveria escolher um momento do dia que saiba que não vai ser interrompido.

Como fazer uma massagem relaxante - Passo 2
3

Deve preparar tudo o que for necessário para fazer a massagem. Precisará de toalhas, necessárias para cobrir as zonas que não serão massageadas e evitar que a pessoa fique com frio. Também é preciso creme para suavizar, nutrir a pele e favorecer o movimento das mãos para dar uma massagem suave e fluída. Além disso, prepare papel toalha para eliminar o excesso de creme ou de óleo tanto das suas mãos como da pele da outra pessoa.

Os óleos também são uma ótima alternativa para facilitar a massagem porque com seu cheiro e penetração atingem um nível maior de relaxamento. Existem de menta, rosa-mosqueta, limão, lavanda, árvore de chá e de eucalipto, entre outros. Por último, escolha uma boa música para que a massagem seja feita em um ambiente cheio de paz e tranquilidade. A música deve ser harmoniosa e suave para tê-la de fundo.

Como fazer uma massagem relaxante - Passo 3
4

De seguida, terá de determinar a zona do corpo para realizar a massagem. Para um relaxamento maior é recomendável massagear a maior parte do corpo, mas isso dependerá do tempo e das partes do corpo com mais tensão.

Se tiver pouco tempo comece pelos ombros, parte superior das costas e pescoço. Se o tempo não for um problema, também pode dar uma massagem nos pés, mãos, braços, pernas e inclusive cabeça. Para uma boa massagem a pessoa deve ter o corpo nu, pelo menos a parte a trabalhar. Pode experimentar diversas técnicas, mas a verdade é que o mero contato das mãos e dos dedos com a pele e o ambiente propício já são muito relaxantes.

Para dar uma massagem nos braços, pernas e costas comece de baixo para cima com as palmas das mãos. Aplique pressão de forma suave e local realizando movimentos circulares; pode aumentar a pressão mas sem exagerar porque se cansará mais rapidamente.

5

Para massagear as costas, use os punhos fazendo círculos pequenos, comece desde a parte baixa das costas até chegar aos ombros. Tente evitar as escápulas e a coluna vertebral. Depois, abra as mãos e comece a amassar as costas e os ombros, este tipo de movimento é como se estivesse esticando a massa de uma pizza.

Quando fizer a massagem na cabeça, use os dedos para dar uma suave massagem no couro cabeludo, depois vá até à nuca e toque na testa para por fim atingir as orelhas. Pode repetir este movimento umas duas vezes.

Quando trabalhar com as mãos, faça movimentos firmes circulares sobre a palma e depois pode massagear a mão toda e cada dedo.

Quanto aos pés, considerando que é uma zona sensível para muitas pessoas, evite fazer cócegas porque caso contrário estragará o clímax. Pegue o pé com firmeza e coloque o polegar na sola do pé, deslize o dedo pelo calcanhar com força para cima até chegar a cada um dos dedos.

Na cintura, pode fazer movimentos circulares variando a pressão se possível. Nos ombros e no pescoço use as duas mãos e com firmeza faça pressão circular especialmente com o seu polegar.

Como fazer uma massagem relaxante - Passo 5
6

Durante a massagem é recomendável variar a intensidade dos movimentos. Para conseguir um verdadeiro estado de relaxamento para os músculos, é importante exercer pressão e diminuir em certos momentos. Deve combinar a força, a pressão e o movimento com as suas mãos, braços e corpo.

Lembre-se de trabalhar também com as mãos e não só com os dedos porque caso contrário ficará muito cansado. Alterne movimentos lentos e profundos com outros mais rápidos e superficiais. Deve estar sempre atento ao bem-estar da pessoa que está massageando, pergunte a ela de vez em quando se está cômoda ou se algo a incomoda. Um conselho fundamental para uma boa massagem relaxante é não interromper o contato até ao final, porque se deixar de estar em contato com o corpo, o estado de relaxamento será perdido.

Como fazer uma massagem relaxante - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer uma massagem relaxante, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer uma massagem relaxante

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer uma massagem relaxante
1 de 5
Como fazer uma massagem relaxante

Voltar ao topo da página