Partilhar

Como firmar a pele da barriga

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como firmar a pele da barriga

Ao emagrecer, é possível que a pele fique flácida e com uma aparência desagradável. Para resolver este problema existe uma série de truques que podem fazer com que a pele se reafirme e, assim, a sua barriga fique bem mais firme e tonificada. Isto acontece porque, quando perdemos peso rapidamente, as fibras de colágeno e elastina da pele se deterioram, motivo pelo qual a área fica pendurada e sem firmeza. Neste artigo de umComo.com.br vamos dar uma série de conselhos para que você saiba como firmar a pele da barriga com aspectos relacionados com o exercício, a alimentação e a hidratação.

Também lhe pode interessar: Como firmar a pele do rosto
Passos a seguir:
1

Para poder firmar a pele é essencial cuidar da alimentação para evitar ganhar peso e acumular excesso de gordura na região da barriga. Assim, será essencial ter uma alimentação com pouca gordura e equilibrada para poder desfrutar de um corpo tonificado e liso, por isso você tem de ter em consideração fatores como os seguintes:

  • Inclua frutas e verduras em sua dieta: são alimentos ricos em nutrientes e vitaminas e que, além disso, quase não contêm calorias. Por conterem uma grande quantidade de água, também ajudam a fazer-nos sentir satisfeitos e a depurar o organismo de forma natural, por isso não devem faltar em seu menu diário.
  • Menos açúcares e doces: estes produtos contêm grandes quantidades de calorias e, além disso, contêm poucos nutrientes. Os bolos, cupcakes, refrigerantes, etc., são alimentos que você deve reduzir de forma considerável da sua alimentação, porque a sua contribuição alimentar é quase nula.
  • Proteínas saudáveis: dentro do grupo das proteínas deve-se saber que as mais adequadas para obter um corpo saudável e em forma são aquelas que contêm menos quantidade de gordura, ou seja, as proteínas vegetais (soja, tofu, etc.), as carnes magras (frango, peru e coelho) e os peixes brancos (pacu, linguado, merluza, etc.).
  • Carboidratos integrais: devem fazer parte da sua alimentação, mas sempre tentando que estejam elaborados com farinha integral e que, além disso, você limite o seu consumo às primeiras horas do dia. Estão totalmente desaconselhados à tarde ou à noite, porque o organismo não queimará a sua energia e acabará se transformando em gordura.
Como firmar a pele da barriga - Passo 1
2

Para ter um abdômen suave e sem flacidez é essencial exercitá-lo para tonificar o músculo e transformar, assim, a gordura em massa muscular. Considere que uma boa rotina de treinamento deve incorporar tanto exercícios cardiovasculares para nos ajudar a queimar calorias como, também, exercícios para tonificar o músculo, já que, assim, você conseguirá transformar a gordura em massa muscular e melhorar a sua aparência.

Para trabalhar de forma específica a flacidez da barriga será necessário que, além de 20 minutos de exercício cardiovascular (correr, bicicleta, etc.), você faça séries de abdominais, o exercício-chave para fortalecer esta parte do corpo. Terá de trabalhar todos os abdominais para que a área seja completamente exercitada. Começamos com um exercício de abdominais superiores, como se pode ver na imagem; só precisa imitar a posição e elevar o tronco; repita 15 vezes o movimento durante 3 séries.

Como firmar a pele da barriga - Passo 2
Imagem: ejerciciosencasa.es
3

Além dos abdominais superiores, também é necessário trabalhar os laterais, desta forma você conseguirá uma barriga lisa e uma cintura bem definida. A seguir vamos propor um exercício que trabalha esta área: a tesoura vertical. Trata-se de ficar de lado no chão e levantar uma perna sem dobrar o joelho, levante-a o máximo que puder e, nesta posição, dobre o torso mantendo as costas retas. Repita este exercício 15 vezes durante 3 séries para conseguir objetivos visíveis.

Como firmar a pele da barriga - Passo 3
Imagem: vitonica.com
4

Em seu mesmo treino, você também deverá trabalhar os abdominais inferiores, sobretudo as mulheres, pois é uma área que depois da gravidez tende a apresentar flacidez. Um bom exercício consiste em se deitar sobre a esteira, levantar as pernas e aguentar nesta posição sem chegar a tocar no chão, mas mantendo as pernas o mais rentes ao chão que puder. Tente aguentar 15 segundos, descanse, e repita o mesmo exercício durante mais duas séries para, assim, fazer três séries como estamos fazendo nos outros exercícios.

Como firmar a pele da barriga - Passo 4
5

Além do que se refere à alimentação e ao exercício físico, para poder firmar a pele do abdômen também é essencial hidratar a pele para que, assim, esteja perfeitamente nutrida e reparada desde dentro. Neste sentido, você deve saber que os cremes firmadores conseguem não apenas hidratá-la, mas também aumentar a flexibilidade da pele, perfeito para conseguir firmá-la e melhorar a sua elasticidade. Os cremes mais adequados são os que contêm produtos como colágeno ou manteiga de karité; se possui estrias, a vitamina E não pode faltar em seu tratamento de beleza.

Neste artigo de umComo.com.br damos alguns truques para ter a pele mais firme.

6

Além disso, também é essencial que você saiba alguns aspectos que podem fomentar, ainda mais, que a pele da barriga fique flácida e caída:

  • Evite uma posição encurvada: tanto quando estiver sentada como quando for caminhar. Você deve tentar manter as costas retas e não encurvar os ombros, pois esta postura faz com que os músculos fiquem flácidos. Assim, mantenha o abdômen reto e contraído durante todo o dia para conseguir melhorar a aparência da pele.
  • Afaste-se do estresse: o nervosismo e a ansiedade diminuem a função dos fibroblastos, ou seja, das células responsáveis por produzir tanto elastina como colágeno, essenciais para tonificar e dar elasticidade à pele. Em umComo.com.br damos alguns conselhos para que você saiba como aumentar a produção de colágeno.
  • Hidrate-se: deverá beber pelo menos 2 litros de água por dia para poder ter um corpo corretamente hidratado. Observe que a falta de umidade provoca desgaste dos tecidos do corpo e, portanto, o aparecimento tanto de flacidez como de rugas. Portanto, beba água e conseguirá melhorar a saúde de sua pele.
Como firmar a pele da barriga - Passo 6

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como firmar a pele da barriga, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como firmar a pele da barriga

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Elaine Castelo Branco
Amei o artigo! Gostaria de receber mais dicas sobre como evitar a flacidez na barriga e nos braços, pois tenho 66 anos e não quero descuidar do corpo. Obrigada!
Léa Raquel Fontes
Excelente artigo! Aprendi coisas acerca de cuidados do meu corpo e pele q nem fazia ideia.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Léa! Que bom saber que a informação foi útil para você! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como firmar a pele da barriga
Imagem: ejerciciosencasa.es
Imagem: vitonica.com
1 de 6
Como firmar a pele da barriga

Voltar ao topo da página