Partilhar

Como maquiar seus olhos de acordo com a forma

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como maquiar seus olhos de acordo com a forma

Maquiar corretamente os olhos é um aspecto fundamental para obter uma maquiagem perfeita. Para fazê-la deveremos focar-nos em dois elementos básicos: a cor dos nossos olhos e a forma. Dependendo da forma que nossos olhos tenham, arredondada, amendoada, etc., deveremos aplicar uma técnica de maquiagem ou outra para realçar o olhar e torná-lo mais atraente e sedutor. Para ter certeza de qual o tipo de maquiagem mais adequado para si, neste artigo de umComo.com.br mostramos-lhe como maquiar seus olhos de acordo com a forma.

Também lhe pode interessar: Como maquiar os olhos de acordo com a cor

Maquiar olhos caídos

Para maquiar seus olhos de acordo com a forma é muito importante utilizar as técnicas corretas para cada tipo de olho. Assim, para os olhos caídos ou cansados deve seguir uns passos simples para realçar os olhos e conseguir um olhar mais desperto. A forma mais simples e rápida de fazê-lo é a seguinte:

  • Delineie a parte superior do olho, do meio até o final e rente aos cílios. Utilize um delineador líquido preto.
  • Para realçar os olhos, quando chegar ao final da linha dos cílios levante com cuidado a linha e desenhe um rabinho. Você pode repetir este passo na parte inferior do olho e juntar a linha com a de cima. Desta maneira a parte final do olho fica mais marcada e realçada, e dará um toque de olhar felino.
  • Para finalizar, aplique rímel em abundância nos cílios mais afastados do lagrimal, isto é, da metade do olho até o final. Com as de baixo, faça a mesma coisa.
Como maquiar seus olhos de acordo com a forma - Maquiar olhos caídos

Maquiar olhos amendoados

A forma amendoada dos olhos é a ideal, porque é a que apresenta maior simetria. Maquiar olhos amendoados é muito fácil porque dão para quase todos os tipos de maquiagem. De modo que a escolha do tipo de maquiagem para esta forma de olhos será em função da ocasião e do que se quiser realçar. Se você quer maquiar seus olhos amendoados para sair à noite aconselhamos-lhe um esfumado ou smookey eyes; ele realçará seus olhos e terá um olhar sedutor.

Se você preferir uma maquiagem mais discreta para usar durante o dia, pode maquiar seus olhos amendoados com tons nude ou bege e misturar com um tom terra. Antes de maquiar os olhos, é muito importante aplicar uma pré-base para que a maquiagem dure mais e para evitar as antiestéticas fendas. Uma vez feito isto, pegue um tom bege e aplique pelo arco da sobrancelha em direção ao interior, para dar mais volume e luminosidade. Depois escolha um tom médio para a pálpebra móvel e aplique-o. Para o côncavo do olho pegue o tom terra e esfume-o com um pincel de cerdas naturais. A forma da profundidade do côncavo você pode fazer como mais gostar, arredondada, em v...

Para a delineação você pode utilizar um lápis de olho e esfumá-lo um pouco ou traçar uma linha fina rente aos cílios com um eyeliner. Aplique o rímel do meio do olho para o final para realçar ainda mais sua forma amendoada.

Como maquiar seus olhos de acordo com a forma - Maquiar olhos amendoados

Maquiar olhos redondos

Os passos a seguir para maquiar os olhos redondos são muito similares aos utilizados para os olhos caídos, já que para ambos pretende-se conseguir o mesmo objetivo: olhos rasgados para cima. Aplique uma pré-base e depois escolha uma sombra de olhos clara ou média para a pálpebra móvel. Para dar forma amendoada ao olho redondo pegue uma sombra mais escura e aplique sobre o terço externo do olho (parte final perto da esquina) em forma de V deitado, assim >. Depois, esfume-a para fora para dar um toque rasgado e dissimular a forma arredondada.

Para maquiar seus olhos de acordo com a forma, a delineação é um elemento fundamental. Para os olhos redondos, é imprescindível que você não siga a curva dos cílios. Utilize um lápis de olhos e trace uma linha do meio do olho até o final e desenhe um pequeno rabinho para cima. Se quiser, pode esfumar um pouco a delineação e fundir com a sombra escura. Você pode repetir este passo para a pálpebra inferior. Faça o mesmo com o rímel, aplique a partir do meio do olho.

Como maquiar seus olhos de acordo com a forma - Maquiar olhos redondos
Imagem: bellezaslatinas.com

Maquiar olhos rasgados ou orientais

Os olhos orientais caracterizam-se por ter uma forma rasgada e uma pálpebra móvel muito pequena. Para maquiar olhos rasgados é importante evitar as sombras de tons claros e utilizar cores mais escuras para dar profundidade ao olho e realçar o rasgo. Maquiar os olhos de acordo com a forma implica seguir algumas técnicas específicas para cada tipo, e este tipo de olho requer passos muito simples, porém diferentes dos anteriores. Deverá ser aplicada a sombra de olhos escura sobre a pálpebra móvel esfumando-a e estendendo-a um pouco até a pálpebra fixa. Para dar mais profundidade e sensação de amplidão, ao estender a sombra até à pálpebra fixa esfume-a de maneira que cada vez fique mais clara até acabar em um tom médio.

Delineie o olho com um eyeliner e trace uma linha muito fina rente aos cílios. Para a pálpebra inferior, trace outra linha fina por fora para simular olhos maiores.

Como maquiar seus olhos de acordo com a forma - Maquiar olhos rasgados ou orientais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como maquiar seus olhos de acordo com a forma, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como maquiar seus olhos de acordo com a forma

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Renailda souza oliveira
eu quero saber se tem tipos de maquiagem para tipos de olhos redondos com meu
A sua avaliação:
FERNANDA
EU AINDA NÃO DESCOBRI O FORMATO DO MEU OLHO :'(
Joana Dias
muito bom! eu adorei mesmo, parabéns.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Joana, que bom saber que as dicas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como maquiar seus olhos de acordo com a forma
Imagem: bellezaslatinas.com
1 de 5
Como maquiar seus olhos de acordo com a forma

Voltar ao topo da página