Cuidado com a pele do rosto

Como retardar o envelhecimento do rosto

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 3 julho 2020
Como retardar o envelhecimento do rosto

O envelhecimento é um processo natural do nosso organismo que não podemos impedir, mas que podemos retardar adotando um estilo de vida saudável. Alimentar-nos de forma equilibrada consumindo antioxidantes como as frutas e os vegetais, realizar exercício físico semanalmente e de forma frequente, controlar o estresse na nossa rotina diária e aprender a relaxar, fazer revisões médicas periodicamente para monitorar o estado da nossa saúde e moderar hábitos nocivos como fumar, beber álcool ou abusar de medicação, são algumas medidas que convém considerar para estarmos saudáveis e jovens por mais tempo.

E quando se trata da nossa pele todas estas recomendações são de grande importância, mas, além disso, devemos somar outras referentes ao cuidado facial que não podemos deixar de lado se quisermos ficar bem por mais tempo. Quer saber como retardar o envelhecimento do rosto? Continue lendo porque em umComo.com.br vamos lhe dar conselhos e dicas.

Também lhe pode interessar: Como usar argila no rosto

Passos a seguir:

1

À medida que os anos passam o nosso corpo vai reduzindo a produção de colágeno e elastina, o que provoca uma perda da firmeza e elasticidade da pele, dando origem a problemas comuns como a flacidez e o aparecimento das primeiras linhas de expressão e rugas.

As células vão envelhecendo não só com o passar do tempo, mas também pela presença de radicais livres, que aumentam quando não mantemos uma dieta rica em antioxidantes ou quando fumamos. Somando-se a isso, a exposição excessiva ao sol sem proteção, a falta de hidratação e a repetição frequente de certos gestos, acabam determinando marcas em nossa pele, acelerando o envelhecimento.

Todos estes fatores interferem na hora de somar anos ao nosso rosto, por isso devemos considerá-los se quisermos retardar o envelhecimento do rosto de forma eficaz.

2

Para evitar que a pele delicada do rosto comece a envelhecer antes do tempo ou a degenerar de forma rápida e evidente, devemos atacar o problema de diferentes ângulos, começando pelos cuidados tópicos da pele, seguindo as recomendações gerais que nos ajudarão a estarmos saudáveis e continuando com algumas opções cosméticas que podem ser de grande ajuda.

Cuidados tópicos para retardar o envelhecimento do rosto

  • O uso de protetor solar é fundamental! Com certeza que já ouviu isso mil vezes, e aqui vai a vez número 1.001, os raios UVA/UV são bastante prejudiciais para a nossa pele, acelerando o processo de envelhecimento, produzindo manchas e queimando a nossa pele, por isso devem ser evitados ao máximo. Durante os meses do ano menos ensolarados recomenda-se aplicar um FPS 15 e aumentá-lo para 30 nos meses de mais sol, porém as mulheres de pele muito branca ou delicada deverão optar por uma proteção maior.
  • Não exponha seu rosto diretamente ao sol, use sempre chapéus e óculos de sol. Estes últimos são imprescindíveis para conseguir proteger a delicada área do contorno dos olhos dos raios solares, reduzindo, além disso, o gesto que fazemos quando o sol nos incomoda, que se repetido com frequência pode dar origem ao aparecimento das primeiras rugas na região.
  • Hidrate a sua pele pela manhã e à noite com um bom creme facial adequado para o seu tipo de pele. Além disso, se tiver mais de 25 anos inclua na sua rotina cremes anti-idade. É importante que este tipo de produto inclua ingredientes como vitamina C, colágeno, ácido hialurônico ou retinol que, além de proporcionar hidratação ajudam a combater os primeiros sinais do envelhecimento. Recomenda-se ter um creme exclusivo para o contorno dos olhos, uma região que precisa de um cuidado especial.
  • Mime sua pele fazendo uma esfoliação uma vez por semana e usando máscaras para a limpar ou hidratar. Estas medidas ajudam a melhorar a aparência do rosto, fazendo com que fique mais limpo, saudável e luminoso, por isso você não as deve deixar de lado. Nos nossos artigos como esfoliar o rosto e como fazer uma máscara caseira para as rugas damos algumas opções para que o consiga com sucesso.
Como retardar o envelhecimento do rosto - Passo 2
3

Recomendações gerais para envelhecer mais lentamente

De nada serve cuidar da pele externamente se não lhe der o cuidado interno que merece, por isso para retardar o envelhecimento do rosto recomendamos que:

  • Adicione à sua dieta alimentos ricos em vitamina C e antioxidantes como as frutas cítricas, as frutas vermelhas e as verduras de folha verde. Estes nutrientes ajudam a combater a formação de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento das células, por isso não podem faltar na sua dieta.
  • Modere a ingestão de gorduras, frituras e sal, pois além de prejudicarem a sua imagem estes alimentos aumentam a retenção de líquidos, favorecem a presença de acne e podem afetar a produção de colágeno e elastina, o que, sem dúvida, afeta a beleza e saúde da nossa pele.
  • Beba pelo menos 2 litros de água por dia, a sua pele precisa hidratar-se também por dentro e este passo é fundamental para isso.
  • Largue o cigarro o quanto antes! Fumar afeta a saúde da pele aumentando os radicais livres, fazendo com que a mesma fique opaca, sem brilho e luminosidade, além de aumentar o risco de sofrer de diversos tipos de câncer. O abuso de álcool também não é recomendado, pois desidrata a pele e dilata os vasos sanguíneos, afetando a sua aparência.
  • Controle o estresse e a tensão e procure um tempo diariamente para relaxar. Muito estresse aumenta a presença do hormônio cortisol, o que nos mantém em um estado de tensão constante com o qual não conseguimos nem sequer descansar adequadamente. Dormir é fundamental para a saúde da pele, por isso recomenda-se fazer atividades que permitam a você desligar-se da tensão, como praticar algum hobby, meditar, fazer ioga ou pilates.
  • Faça exercício com frequência, este é o melhor remédio para combater o estresse, melhorar a sua musculatura e garantir a juventude do seu rosto e corpo. A atividade física fomenta a produção de serotonina e dopamina, que melhoram o nosso humor, ajuda a combater os radicais livres e nos mantém saudáveis e enérgicas.
Como retardar o envelhecimento do rosto - Passo 3
4

Soluções cosméticas para retardar o envelhecimento do rosto

Colocar em prática todas estas recomendações ajudará você, sem dúvida, a manter a sua saúde e a retardar o envelhecimento do rosto, mas uma vez que as primeiras linhas de expressão e rugas surgirem, existem diversos tratamentos cosméticos que podem ajudar você a proporcionar vitalidade e juventude ao seu rosto. Alguns dos mais conhecidos são:

  • Botox: a toxina botulínica utiliza-se para rejuvenescer o rosto que já apresenta as primeiras linhas de expressão, por isso é considerado um tratamento adequado a partir dos 30 anos.
  • Injeções de ácido hialurônico: também recomendável a partir dos 30 anos, para amenizar o efeito das primeiras rugas e também das linhas de expressão que aparecem no contorno dos olhos e da boca.
  • Rejuvenescimento facial a laser: ajuda a eliminar as rugas e marcas profundas da pele, tendo como resultado uma pele mais lisa e bonita.
  • Outros tipos de tratamentos como levantamento de pálpebras, extração de bolsas embaixo dos olhos ou lifting facial são também utilizados para melhorar a aparência do rosto e acabar com as rugas.

Estes tipos de tratamentos cosméticos ou cirúrgicos devem ser realizados sempre por um profissional e em um centro certificado, que proporcione a segurança adequada para que seja um procedimento bem sucedido no qual não colocaremos a nossa saúde em risco.

Veja também: Como bronzear o rosto naturalmente

Como retardar o envelhecimento do rosto - Passo 4

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como retardar o envelhecimento do rosto, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como retardar o envelhecimento do rosto