Partilhar

Como saber se um piercing está infectado

Por Sara Viega. Atualizado: 27 dezembro 2018

A moda dos piercings está na ordem do dia, pois este negócio aumentou nos últimos anos. Hoje em dia é difícil encontrar algum adolescente que não tenha um piercing em seu corpo. Mas, eles realmente estão informados dos riscos e infecções que estes podem acarretar? Neste artigo de umComo dizemos para você como saber se um piercing está infectado.

Também lhe pode interessar: Como curar um piercing infectado no tragus
Passos a seguir:
1

A primeira pergunta que você deve fazer é: fui eu mesmo(a) que fiz ou fui a uma loja?

Os piercings que são feitos pela própria pessoa são mais propensos a infecções por não disporem das condições adequadas nem das ferramentas corretas para perfurar. Nós recomendamos que você recorra sempre a um especialista para evitar que o piercing infete.

2

Se você acaba de sair da loja é muito difícil que o piercing esteja infectado. A infecção costuma surgir na primeira semana após tê-lo feito.

Existe uma série de zonas do corpo que são mais propensas a infecções como por exemplo: ouvido, genitais ou lábio. Nestas zonas você deverá ficar mais atento e assim evitará possíveis infecções; recomendamos consultar nosso artigo sobre como cuidar dos piercings para não infectarem.

Como saber se um piercing está infectado - Passo 2
3

Após colocar o piercing é normal que a pele fique um pouco rosada, mas se a vermelhidão não desaparecer ou não ficar com uma cor mais escura após alguns dias, é possível que esteja infectado.

Observe também se existe algum tipo de inflamação, já que seria outro fator que indicaria que temos uma infecção.

4

O sinal mais claro de que seu piercing está infectado é ver se no buraco há pus.

Existem dois tipos de pus:

  • Pus branco: infecção menor, continuamos com o processo de limpeza habitual.
  • Pus amarelo ou verde: significa que temos uma infecção mais séria.

Se o líquido que aparece for transparente, é possível que seja linfa, isto significa que está curado e que você deve seguir com os cuidados de sempre.

5

É importante saber o grau de dor da zona. Toque a zona após uns dias, já que seria normal durante uns dias sentir um pouco de dor e coceira na zona. Se após uma semana doer ao tocar, é provável que tenha uma infecção.

6

Outro dos sintomas habituais de infecção de um piercing é notar calor ao tocar na zona. De maneira que se sentir quente a área perfurada, deverá prestar especial atenção.

7

ATENÇÃO! Se tiver febre e, além disso, tiver calafrios e náuseas é um claro sinal de que há problemas. Isto significa que há uma infecção no piercing ou, pior ainda, em seu sistema. Neste caso, consulte seu médico de cabeceira.

8

E, por último, você deve tratar a infecção do piercing. Para isso, deverá exagerar na higiene da área infectada, lavando com água e um sabão neutro; do mesmo modo, algumas pomadas antibióticas poderão ajudar você a eliminar a infecção. Portanto, recomendamos que você vá o quanto antes à loja que lhe colocou o piercing para que ele lhe deem as indicações que você deve seguir neste caso.

Leia também: Piercing no smile pode rasgar?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como saber se um piercing está infectado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como saber se um piercing está infectado

1 comentário
A sua avaliação:
Brena Cardoso
Furei meu umbigo a 1 mês ,e a uns 15 dias está saindo uma coisa pastosa e verde igual a da terceira imagem e hoje saiu um pouquinho de sangue quando eu espremo é normal?

1 de 5

Voltar ao topo da página