Como tratar um piercing no umbigo inflamado
Quando fazemos um piercing o corpo interpreta como um ferimento, já que no fim das contas estamos machucando a pele em razão de um procedimento estético, por isso, é comum que piercings inflamem causando dor e por vezes até mesmo precisando ser retirados. Após fazer um piercing devemos ter cuidado pois infecções podem se estender para o resto do corpo, por isso leve-as a sério. Neste artigo do umCOMO explicamos-lhe como tratar um piercing no umbigo inflamado para reverter o processo de inflamação e te permitir mostrar seu umbigo furado sem dor e desconfortos.
Vai precisar de:
- Pano limpo
- Peróxido de hidrogênio
- Sal
- Água
- Pomada antibiótica
Como fazer compressa de água quente no piercing do umbigo inflamado
Para tratar piercing umbigo inflamado é possível aplicar uma compressa quente seguindo os seguintes passos:
- Coloque água potável no microondas tempo suficiente para ficar quente sem que queime sua pele;
- Utilize um pano limpo e molhe bem a com água;
- Depois coloque a compressa no seu umbigo infectado e mantenha-a na zona infectada até que o tecido esfrie;
- Repita este procedimento várias vezes, você verá como o calor da compressa ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo na zona infectada e ajuda principalmente em casos de piercing inflamado com pus, que acaba deixando o umbigo fedido.
Remédios para umbigo inflamado
Assim que fazemos um piercing o profissional responsável sempre recomenda o uso de antissépticos na região pois tais remédios são capazes de matar as bactérias que entrarem em contato com o furo causado pelo piercing, da mesma forma que se usa esse tipo de remédio para evitar infecções de ferimentos na pele como joelhos ralados.
Água salgada ou soro fisiológico
O antisséptico é um remédio para umbigo inflamado necessário assim como é necessário manter a zona do umbigo limpa, por isso terá que a limpar com água salgada ou soro fisiológico. Para isso, use uma colher de chá de sal de mesa, molhe as bolas de algodão ou um pano limpo com a água salada e aplique na zona infectada. Jogue fora o material imediatamente depois de o utilizar, para evitar voltar a usá-la e reproduzir a infecção, seque a área e aplique o antisséptico.
Em último caso: consulte um médico
Caso você esteja com o umbigo inflamado saindo secreção, será importante consultar médico para que lhe indique que creme ou medicamento pode usar para reduzir a infecção e provavelmente será necessário entrar com o uso de cremes com antibiótico ou de antibióticos orais.
Caso te seja receitado um antibiótico você terá que usá-los durante o período de tempo que indicar o especialista e terá que esfregar o creme sobre a zona inflamada deixando penetrar bem no interior, não pare de fazer uso do medicamento porque o ferimento melhorou, afinal, quando se interrompe o uso desse tipo de remédio antes do prazo estipulado a infecção poderá voltar e você terá que retornar ao médico para pedir uma nova receita e iniciar o tratamento do zero.
Se você ver que a infecção está séria, outro motivo para que seja necessário consultar um médico é o fato de que talvez seja necessário remover o piercing pois é provável que o seu corpo esteja rejeitando este elemento estranho e não haja possibilidade de recuperação.
Caso você seja uma mulher e esteja com umbigo inflamado na gravidez, consultar um médico será absolutamente necessário pois a saúde feminina fica frágil nesse período da vida e infecções simples do tipo podem acabar de tornando algo muito maior e mais perigoso.
Leia também: Grávida pode usar piercing no umbigo?
Cuidados para tratar umbigo inflamado
- Mantenha o local coberto com gaze: por se tratar de uma região onde há contato com roupa e onde podemos facilmente acabar encostando, é bom manter o umbigo inflamado coberto por gaze para evitar machucar ainda mais a região.
- Mantenha o ferimento seco: qualquer ferimento que seja deve ser sempre mantido seco pois a água aumenta as chances de criação de fungos e propagação de bactérias.
- Lave o umbigo: principalmente em caso de pus e outras secreções, é necessário que se lave a região infectada 2 vezes ao dia para remover impurezas.
- Mantenha uma dieta saudável: alimentos gordurosos podem atrapalhar o processo de cicatrização, para saber como se alimentar nesse processo veja o que não se pode comer quando coloca piercing no umbigo.
- Não cutuque o ferimento: principalmente em casa de umbigo inflamado com queloide, com pus ou foliculite no umbigo, evite mexer na região para não piorar a situação.
Caso você não tenha certeza de se seu umbigo está inflamado ou se está apenas doendo por ainda estar cicatrizando, veja aqui como saber se um piercing está infeccionado.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tratar um piercing no umbigo inflamado, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.
Conselhos
- Qualquer infecção que não desapareça em 1 ou 2 dias pode ser grave e deve procurar imediatamente um médico.
- Se tiver um piercing no umbigo e o umbigo estiver infectado, não retire o brinco logo quando vir a infecção. Se existir pus, deixe o brinco para que depois possa sair. O pus que drena pode causar um abcesso, que deve ser tratado com antibióticos ou em alguns casos com uma cirurgia.
- Algumas infecções podem ser mortais. Uma infecção sistêmica acontece quando as bactérias e as toxinas se disseminaram por todo o corpo através da corrente sanguínea. Leve todas as infecções a sério e tenha em conta que podem não desaparecer sozinhas.
- No caso do piercing no umbigo, a infecção pode desaparecer em poucos dias, ou pode ter que retirar o brinco. Depois disso pode talvez conseguir fazê-lo de novo se o antigo furo já estiver curado.
- Não utilize álcool, desinfeta, mas não cura.
- Além disso, na hora de escolher o piercing escolha um que seja de aço inoxidável ao invés de níquel, para evitar o risco de desenvolver uma infeção.