Infecções dos piercings

Como curar um piercing infectado no tragus

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como curar um piercing infectado no tragus

Os piercings na orelha são uma das opções mais escolhidas entre os que querem fazer um novo piercing. Um que ainda não é muito habitual mas que vai ganhando adeptos, é o piercing chamado tragus, chamado assim porque é o nome que recebe a cartilagem da orelha na qual se faz esta perfuração. Esta cartilagem é a que tem forma de ponta, é um pouco grossa e se encontra na entrada do ouvido. Ainda que a perfuração desta zona da orelha não doa muito, deve seguir muito bem os passos de cura e cicatrização e evitar assim infecções dolorosas.

De qualquer forma, como qualquer outro brinco na orelha, se não tiver cuidado pode emaranhar facilmente o cabelo ou pode cometer o erro de querer trocá-lo cedo demais e acabar com uma infecção. Se fez recentemente um e se infectou, continue lendo este artigo do umCOMO no qual vamos explicar para você como curar um piercing infectado no tragus.

Vai precisar de:

  • Gazes
  • Soro fisiológico
  • Cotonetes
  • Sabão neutro ou antisséptico
  • Iodo
  • Creme ou pomada antibiótica receitada
Também lhe pode interessar: Como saber se um piercing está infectado

Passos a seguir:

1

Um piercing está infectado quando está mais inchado e vermelho que o normal para os dias que tiverem passado desde que o fizemos, porque dói mais que o habitual e porque podemos observar que da ferida sai sangue, líquido e/ou pus. Recomendamos que dê uma olhada neste artigo para saber melhor se um piercing está infectado. Também é muito importante utilizar brincos de aço cirúrgico para os piercings, é um aço que raramente produz algum problema na nossa pele, já que é um material hipoalergênico.

Se detectarmos que nosso novo tragus está possivelmente infectado ou que não está cicatrizando bem, o mais recomendável é ir ou ligar para o sítio onde fez a perfuração para lhe dizerem como deve agir, ainda que no momento que fazem a perfuração já lhe expliquem como curar bem e o que fazer no caso de infecção. Outra opção, sobretudo se se trata de uma infecção grave, é ir à farmácia mais próxima ou ao seu médico habitual para lhe prescrever algum tipo de pomada antibiótica.

Como curar um piercing infectado no tragus - Passo 1
2

Durante a cura deve evitar emaranhar o cabelo, usar cremes, maquiagem e colônia na zona do tragus, pois se estiver infectado ainda com mais razão deverá deixar a maquiagem e colônia ou perfume nessa zona e, sobretudo enquanto trata a infecção, é preferível fazer rabo de cavalo, coque ou qualquer outro tipo de penteado preso. É muito recomendável prender o cabelo, já que a parte afetada deverá ventilar e isso não só evitará que a infecção se agrave, como também aliviará a dor.

Como curar um piercing infectado no tragus - Passo 2
3

Tem que manter a higiene habitual na hora de cuidar do piercing para que cure e cicatrize bem. Faça como indicaram que deve fazer no sítio onde tiver perfurado mas, no geral, deverá limpar com gaze e soro fisiológico diariamente, movendo-o ligeiramente e tentando não dormir apoiado esse lado da cabeça, entre mais indicações. Para que saiba melhor como curar bem um piercing na orelha convidamos você a ler este artigo.

Como curar um piercing infectado no tragus - Passo 3
4

Além disso, quando o tragus está infectado, deverá adicionar uns passos a esta higiene diária. Uma vez que tenha limpado bem a ferida, seja com soro fisiológico ou com um sabão neutro ou antisséptico, deverá colocar umas gotas de iodo com uma gaze ou com um cotonete diretamente na parte infectada ou em todo o tragus e deixar secar por uns minutos. Em uns 5 ou 10 minutos certamente estará bem seco e terá atuado o suficiente, mas é melhor que não o retire muito cedo e que o deixe atuar o máximo de tempo possível. Repita este procedimento entre 2 e 3 vezes ao dia. Além disso, se em algum momento notar que a ferida da perfuração sangra, pegue em uma gaze e um pouco de água oxigenada, aguente uns segundos pressionando ligeiramente e verá que logo deixa de sair sangue.

Como curar um piercing infectado no tragus - Passo 4
5

Por último, deverá aplicar a pomada ou creme antibiótico que seu médico tenha receitado para poder combater a infecção. Caso a infecção já esteja bem avançada, é provável que o médico prescreva antibióticos orais. Mas seja como for, deverá seguir as indicações para tomar o antibiótico que o médico tiver referido e, sobretudo, não deixar de tomar antes do tempo. Verá como em poucos dias a infecção diminui e seu piercing volta a ficar bem e acaba de cicatrizar logo.

Se ajudou saber como curar um piercing infectado no tragus, talvez seja útil ler este outro artigo sobre como curar um piercing infectado na língua.

Como curar um piercing infectado no tragus - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar um piercing infectado no tragus, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos

  • Não o troque antes dos 6 meses para assegurar uma ótima cura e evitar infecções.
  • Se mesmo com estes cuidados vir que não melhora ou inclusive piora, vá ao médico o quanto antes.
  • Se começar a sentir-se mal de forma geral ou tiver febre, visite seu médico de imediato.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 6
Como curar um piercing infectado no tragus