Tipos de piercing na orelha
Embora os piercings sejam algo que se tornou cada vez mais popular ao longo dos anos, a verdade é que sempre houve um tipo de piercing prioritário para homens e mulheres: a orelha. É verdade que muitas pessoas têm medo de furar o lábio, nariz ou umbigo, mas as orelhas sempre foram muito normalizadas, sendo inclusive um enfeite usado por bebês.
No entanto, hoje não apenas o brinco típico é usado no lóbulo da orelha, mas toda uma série de técnicas e locais foram desenvolvidos que dificultam saber qual escolher. É por isso que neste novo artigo do umCOMO vamos falar sobre todos os tipos de piercing na orelha para que você saiba qual se adapta melhor ao que você procura.
- Lóbulo central e superior
- Lóbulo transversal
- Trago e antitrago
- Orbital
- Snug
- Conch
- Daith
- Rock
- Industrial
- Helix
Lóbulo central e superior
É um dos tipos mais populares e padronizados de piercing na orelha. É feito na área carnuda do lóbulo. Dentro desta área podem ser distinguidos dois tipos de localizações. Por um lado, o lóbulo central, que é o brinco que a maioria das mulheres usa desde pequenas, e por outro, o lóbulo superior, que fica no mesmo lóbulo, mas um pouco mais alto, atingindo a cartilagem. São piercings com muito boa cicatrização.
Lóbulo transversal
Se você gosta de piercings na área do lóbulo, mas quer algo mais arriscado e experimental, existem piercings no lóbulo transversal. Estes consistem em uma longa perfuração que vai de um lado do lóbulo ao outro através da borda inferior. Desta forma, o resultado são duas perfurações espaçadas. A área não costuma causar problemas, mas a perfuração é muito longa, por isso requer muitos cuidados por semana.
Trago e antitrago
O piercing no trago requer alguns cuidados extras devido à espessura da cartilagem e sua localização, mas sem dúvida é outra das grandes referências dos piercings de orelha. Sua localização é justamente na saliência da cartilagem que temos protegendo a cavidade auditiva. Ao contrário disso, existe o antitrago, a protuberância que fica na frente, logo acima do lóbulo.
Orbital
Este é um dos tipos de piercing na orelha que está na moda ultimamente e é ideal se você gosta de usar argolas que cubram os piercings. É um piercing que é feito na área intermediária da cartilagem da orelha com tendência a ficar voltado para dentro. Desta forma, a argola que envolve a cartilagem é larga e dá muita presença. O piercing da orelha orbital pode demorar para cicatrizar, mas com cuidados básicos não causará problemas.
Snug
Esse piercing segue a mesma ideia do orbital, mas a diferença é que ele não acaba circundando a orelha, mas fica no primeiro vinco sem passar do limite. Desta forma, o brinco em forma de argola será colocado no meio da orelha, na altura média da cartilagem.
Conch
Esse piercing deve seu nome ao local que, em inglês, é "shell". Refere-se à área arredondada e central da orelha, uma área côncava entre o tragus e a cartilagem. Este piercing está localizado e perfurado nesta área. Apesar de ter o mesmo processo de cicatrização da cartilagem, a área é delicada e pode infeccionar se não for seguida uma boa higiene.
Daith
Se seguirmos a linha feita pela cartilagem da orelha desde o início do lóbulo até o fim da parte superior do tragus, o piercing Daith iria justamente nesse local. A extremidade da cartilagem é uma área onde se misturam diferentes tecidos e, dependendo da pessoa, será mais ou menos doloroso. Mesmo assim, requer cuidados constantes.
Rock
Seguindo a mesma lógica do Daith, mas olhando para a dobra interna da cartilagem da orelha, encontramos o piercing Rock. Este é um dos tipos de piercing de orelha que pode ser difícil de curar porque está localizado em uma área mais escondida. No entanto, é uma área bastante rígida e, por ser constante, não costuma causar problemas.
Industrial
O piercing industrial foi um boom em sua época. É uma perfuração dupla que é realizada na parte superior da cartilagem. Uma barra de aço cirúrgico vai de um lado ao outro da cartilagem superior e em cada extremidade há uma perfuração que a sustenta. Sendo duas perfurações, costumam exigir muitos cuidados, mas como qualquer piercing de cartilagem, com a perseverança necessária, não seria um problema. Se você deseja obter este piercing, pode estar interessado neste outro artigo do umCOMO sobre Como cuidar de um piercing inflamado.
Helix
Entre os piercings de cartilagem, esse é um dos grandes clássicos e costuma ser visto frequentemente, assim como o piercing no lóbulo. É uma perfuração localizada na parte superior da cartilagem. Normalmente, um brinco tipo argola é colocado ao redor da orelha. Se você está pensando em fazer um piercing helix, você pode achar útil este outro artigo do umCOMO sobre Como cuidar de um piercing na cartilagem da orelha.
Se você gostou deste artigo, pode estar interessado nesses outros sobre Como cuidar de um piercing no nariz e Tipos de piercing na língua.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de piercing na orelha, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.