Partilhar

Como se maquiar aos 40 anos

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como se maquiar aos 40 anos

Fez 40 anos de idade ou mais e está se perguntando como se deve maquiar a partir de agora? Neste artigo de umComo vamos dar para você todas as dicas para que continue tirando o máximo proveito e fique realmente bonita em qualquer ocasião. Se quer esconder sinais de envelhecimento e exibir uma pele radiante, há pontos que deverá ter em conta na hora de se maquiar como, por exemplo, aplicar os produtos adequados, esconder as imperfeições e dar muita luminosidade à sua pele. Continue lendo e descubra nas seguintes linhas como se maquiar aos 40 anos. Que a idade não seja um problema para você!

Também lhe pode interessar: Dicas de maquiagem para mais de 40 anos
Passos a seguir:
1

A primeira coisa e mais importante é limpar e hidratar a pele de forma adequada, pois esta é a única forma de evitar que os produtos de maquiagem acentuem os sinais de idade na pele ou deem espaço para novas imperfeições. As peles maduras devem ser limpas da mesma forma duas vezes por dia, pela manhã e pela noite, com géis faciais que sejam hidratantes e que contenham componentes anti-idade. Depois disso, não se pode esquecer de aplicar um creme nutritivo facial que ajude a lutar contra o envelhecimento; tenha em conta o seu tipo de pele na hora de o escolher e prefira aqueles que contam com ingredientes como o colágeno, a elastina, o ácido hialurônico, o ácido glicólico, antioxidantes ou os AHA. Todos eles são perfeitos para oferecer à sua pele uma grande luminosidade, mantê-la jovem e atenuar as rugas existentes.

Para mais detalhes, recomendamos que consulte as dicas do artigo Como cuidar da pele aos 40.

Como se maquiar aos 40 anos - Passo 1
2

À medida que avançamos na idade, a pele vai se tornando mais seca, mate e opaca, por isso convém revisar a base de maquiagem e trocá-la se necessário pois, além disso, o tom pode não ser o mais adequado. A partir dos 40 anos, recomenda-se o uso de bases de maquiagem de boa cobertura, mas que sejam cremosas ou fluídas para que se fundam perfeitamente com a pele e não deixem visíveis as linhas de expressão e as rugas. Além disso, são preferíveis as maquiagens que incorporam pigmentos de luz em sua fórmula para combater a opacidade e exibir uma pele bem mais radiante.

E quanto ao tom da maquiagem? Neste caso, o melhor é optar por um tom similar ao da sua pele ou inclusive um pouco mais claro se vir que a sua pele agora parece mais apagada ou conta com manchas escuras. Evite exceder-se na aplicação e coloque muito pouca quantidade naquelas zonas com mais rugas, já que, caso contrário, poderiam ser bem mais notórias.

Como se maquiar aos 40 anos - Passo 2
3

Um dos erros de maquiagem mais frequentes que muitas mulheres cometem é o de aplicar muito corretivo. Especialmente nas peles maduras, tem que ter muito cuidado com isso, porque apesar de poder ajudar a esconder olheiras e outras imperfeições, em excesso realçará as rugas. Caso queira utilizar este produto, escolha um de textura leve e fluída (evitando os pastosos) e aplique muito pouca quantidade nas áreas que considerar necessário.

4

A pele das pálpebras e do contorno de olhos vai se tornando mais fina com a idade e, devido à sua delicadeza, esta é uma das zonas que tende a envelhecer mais rapidamente e a ficar com rugas mais facilmente. Para reduzir a visibilidade dos sinais de envelhecimento e conseguir um olhar jovem e bonito, de seguida explicamos para você os conselhos que deve ter em conta em uma maquiagem de olhos:

  • Escolha sombras mate, evitando aquelas que são metalizadas ou brilhantes, já que acentuam as rugas das pálpebras.
  • Prefira sombras de olhos em tons claros e neutros, como os nude, bege, pastéis, pêssegos ou rosas claros. Eles conseguem suavizar a expressão e dar luminosidade ao olhar, ao contrário dos tons escuros que endurecem e diminuem os olhos.
  • Aplique as sombras de olhos dando traços ascendentes com o pincel para dar o efeito de levantar o olhar.
  • Se quer adicionar um toque de luz ao olhar, aplique um pouco de sombra branca ou bege no arco da sobrancelha e perto do lacrimal.
  • Evite os delineados em preto e outros delineadores de olhos, pois estes fazem com que os olhos parecem mais pequenos. Delinear a linha de água inferior com um lápis branco ou bege é uma ótima opção para os aumentar.
  • Com o passar do tempo, é possível que os cílios sejam mais escassos e não tenham a mesma espessura, por isso pode realçá-las aplicando uma generosa camada de rímel com efeito volume. Para que pareçam extra curvadas, utilize antes o curvex.
Como se maquiar aos 40 anos - Passo 4
5

Outro truque de maquiagem perfeito para as mulheres a partir dos 40 anos é realçar as maçãs do rosto com um blush. Para conseguir um efeito reafirmante, terá que aplicar da bochecha até à têmpora de forma crescente com um pincel. Descarte por completo os blush escuros, como os marrons fortes, e escolha em seu lugar tons rosa ou pêssegos claros que contribuirão para dar luminosidade, frescura e muita juventude. Se sua pele está muito ressecada, pode valorizar a opção de usar blush em creme; no seguinte artigo explicamos para você Como aplicar o blush em creme passo a passo.

6

O contorno dos lábios tende a se desfazer com a idade, por isso para exibir uma boca com uma forma bonita e sensual, a nossa recomendação é que antes de aplicar o batom, os delineie com um lápis de tom natural. Isto ajudará você também a maquiar melhor os lábios sem passar nem manchar a pele ao redor.

Da mesma forma que na maquiagem de olhos, para os lábios são bem mais favorecedores os tons claros e luminosos, ao invés dos escuros, que contribuirão com um maior volume e suavizarão os traços faciais.

Como se maquiar aos 40 anos - Passo 6
7

Com todos estes truques para se maquiar a partir dos 40 anos, você ficará sempre ótima independente da idade que tiver. Não hesite em tirar o máximo proveito que puder da sua imagem e realçar a sua beleza natural com um pouco de maquiagem.

Para que não cometa erros graves que possam somar alguns anos à sua aparência, convidamos você a ler o artigo Erros de maquiagem que envelhecem, assim saberá o que não deve fazer.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se maquiar aos 40 anos, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como se maquiar aos 40 anos

O que lhe pareceu o artigo?

Como se maquiar aos 40 anos
1 de 5
Como se maquiar aos 40 anos

Voltar ao topo da página