PARTILHAR

Como tirar uma farpa da pele

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como tirar uma farpa da pele

Escalar árvores e brincar ao ar livre é muito emocionante para as crianças. Infelizmente, de vez em quando, uma criança pode voltar para casa com uma farpa que deve ser eliminada. Se tirá-la se transforma em uma situação complicada e dolorosa, seu filho não vai querer se aproximar de você quando estiver com uma farpa na pele. Existe uma forma de eliminá-la com sucesso, facilmente e quase sem dor. Continue lendo este artigo de umComo.com.br e saiba como tirar uma farpa da pele.

Também lhe pode interessar: Como tirar as olheiras com uma colher
Passos a seguir:
1

O primeiro passo para tirar uma farpa da pele será encher um recipiente pequeno com água morna e mergulhar a área onde a farpa estiver presa, seja na mão ou no pé. Isto amolecerá a pele e tornará o processo de a retirar mais fácil. Para além disso, para que este procedimento se torne menos doloroso, pode aplicar gelo na zona afetada e conseguir assim anestesiá-la naturalmente. No entanto, lembre-se que nunca deverá aplicar gelo diretamente sobre a pele porque poderia queimar a pele, de maneira que terá que a cobrir com um pano limpo ou usar compressas frias.

2

Por outro lado, será necessário limpar a pinça - pode utilizar uma pinça de depilação - com uma gaze ou algodão embebido em álcool para assim as esterilizar e evitar que possíveis gérmens entrem em contato com a pele perfurada pela farpa. Por sua vez, deverá lavar as mãos com água e sabão para as manter bem limpas ou inclusive usar umas luvas de látex.

Como tirar uma farpa da pele - Passo 2
3

De seguida, deverá tratar de localizar a ponta da farpa que sai da pele e agarrá-la com a pinça para a extrair. Pode usar uma lupa para ser mais fácil de localizar a farpa no caso de ser muito pequena ou ser de cor clara. Ao puxar, será muito importante tirar a espinha no mesmo sentido e ângulo do que entrou.

4

Se ao tirar a farpa, se partir, poderá escavar a camada superior da pele por cima da farpa com uma agulha previamente esterilizada também com álcool. Deverá levantar suavemente a pele com a agulha e voltar a agarrar a ponta da farpa com a pinça para a retirar por completo.

5

Uma vez retirada a farpa da pele, deverá voltar a lavar a área afetada com água morna e sabão antibacteriano para prevenir a infeção. Também será benéfico aplicar iodo para facilitar a cicatrização da ferida ou algum outro produto antisséptico de uso tópico. Trata-se de uma zona em constante contato com objetos, como as mãos, pode cobrir a zona com uma gaze esterilizada e fita.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar uma farpa da pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Conselhos
  • Use uma lupa para ajudar a encontrar a ponta da farpa na primeira tentativa.
  • Consulte um médico se a farpa que estiver sob a pele for grande ou profunda.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como tirar uma farpa da pele
1 de 2
Como tirar uma farpa da pele

Voltar ao topo da página ↑