Estrias de Perda de peso

Pode tomar sol nas estrias?

 
Tamires Criscio
Por Tamires Criscio. Atualizado: 2 março 2020
Pode tomar sol nas estrias?

Qual mulher ou homem não possui estrias? Essas alterações na pele humana são muito mais comuns do que imaginamos e podem ter origens diferentes. Além disso, elas apresentam diferentes graus de desenvolvimento. Se você tem estrias e quer aproveitar ao máximo esse verão, confira as várias dicas para cuidar delas e descubra a resposta para algumas das principais dúvidas que as pessoas que apresentam estrias tem: Pode tomar sol nas estrias? Tomar sol clareia as estrias? O umCOMO te ajuda nisso e em outras dúvidas para que você curta o sol sem preocupação!

Também lhe pode interessar: Por que as estrias aparecem

Índice

  1. O que são as estrias?
  2. Quais são os níveis de estrias?
  3. Tomar sol clareia estrias?
  4. Como cuidar da pele para prevenir o aparecimento de estrias?
  5. Como cuidar das estrias durante todo o ano?
  6. Como esconder as estrias?

O que são as estrias?

As estrias são marcas que aparecem em várias partes do corpo. Elas podem ser provocadas por diversos fatores, entre eles: determinação genética, crescimento corpóreo, ganho ou perda de peso em excesso, gestação, alterações hormonais, entre outras. Leia esse artigo para entender melhor por que as estrias aparecem.

Elas começam através de um processo de inflamação na pele, por isso são vermelhas no início. Essas estrias podem ser curadas através de cremes, lasers e peelings.

Se elas não forem tratadas, o quadro evolui e há uma ruptura da fibra de colágeno da pele que deixa a região mais fina e esbranquiçada. Nesse caso, a estria é mais difícil de tratar e eliminar.

Quais são os níveis de estrias?

Como visto acima, existem dois níveis de estrias - a fase inicial e a fase duradoura. Quando as estrias ainda são um processo de inflamação, elas apresentam uma coloração vermelha e são tratáveis, podendo até desaparecer. Já quando as estrias estão em um processo de cicatrização, elas apresentam uma coloração esbranquiçada, podendo apenas ser camufladas.

Pode tomar sol nas estrias? - Quais são os níveis de estrias?

Tomar sol clareia estrias?

Mesmo que muitas pessoas acreditem que tomar sol nas estrias ajuda a clareá-las e até mesmo sumir com elas, o efeito que o sol provoca na pele com estria é justamente o oposto. Tomar sol na pele que apresenta estrias brancas pode deixá-las ainda mais evidentes. Já tomar sol na pele que apresenta estrias avermelhadas pode causar manchas.

As estrias brancas, que são mais jovens, podem ganhar ainda mais destaque, pois não escurecem com o bronzeamento pelo sol. A pele bronzeada sem estrias entra em contraste com a pele branca da estria.

Já as estrias avermelhadas podem se tornar ainda mais vermelhas, já que os vasos sanguíneos tendem a se dilatarem quando estamos expostos à radiação ultra violeta do sol, além de queimar e manchar a pele.

Ou seja, não é recomendável tomar sol nas estrias.Para cuidar das estrias no verão, é preciso aplicar protetor solar com proteção de no mínimo 30 FPS como também não deixar as estrias expostas ao sol. Use roupas que as protejam da exposição contínua ao sol. Além disso, aprenda a tomar sol de forma segura.

Como cuidar da pele para prevenir o aparecimento de estrias?

A melhor forma de se cuidar é prevenindo o aparecimento de estrias. Para isso, existem 8 dicas fundamentais que você deve seguir se não quiser ter este problema:

  1. Uso de sabonetes líquidos hidratantes
  2. Uso de óleos corporais hidratantes
  3. Uso de cremes para corpo pós banho hidratante
  4. Beber bastante lágua durante o dia, no mínimo 2 litros
  5. Evitar tomar mais do que 1 banho por dia
  6. Evitar banhos muito quentes
  7. Manter uma alimentação balanceada e consumir colágeno
  8. Controlar o aumento ou a perda de peso muito rápida e em excesso para não estender a pele
  9. Fazer massagens linfáticas constantes para estimular a circulação sanguínea
  10. Fazer banho seco com esponjas massageadoras também para estimular a circulação.
Pode tomar sol nas estrias? - Como cuidar da pele para prevenir o aparecimento de estrias?

Como cuidar das estrias durante todo o ano?

Para cuidar das estrias no dia a dia e não só durante o verão ou quando for tomar sol, é fundamental manter a pele sempre bem hidratada como também aplicar as 10 dicas citadas acima.

Além disso, você também pode realizar alguns cuidados específicos quando as estrias já apareceram. Esses cuidados incluem dois objetivos principais que é a ativação da circulação sanguínea na região da estria como também a estimulação da produção de colágeno. Isso tudo para promover a circulação e a produção de nutrientes, que vão desinflamar e recuperar a pele.

Como cuidar das estrias vermelhas

  1. Faça tratamentos que ativem a circulação sanguínea da região, como massagens linfáticas.
  2. Aplique produtos altamente nutritivos e que estimulem a produção de colágeno.
  3. Beba muita água e tenha uma alimentação rica em antioxidantes como também em colágeno.
  4. Faça peelings de cristal para ativar a região com a estria vermelha, melhorando tanto a circulação como a produção de colágeno.

Como cuidar das estrias brancas

  1. Tratamento de Carboxiterapia: esse tratamento estético permite que substâncias e água cheguem na estria, aliviando o seu aspecto. Saiba mais sobre este tratamento no artigo O que é a carboxiterapia.
  2. Tratamento de Intradermoterapia: esse tratamento estético injeta um coquetel de substâncias em toda a extensão da estria.

Veja também: Tratamentos e causas para estrias em homens

Como esconder as estrias?

Bonzeamento natural esconde estrias?

Ficou claro que o bronzeamento natural para esconder estrias não é a melhor opção. Contudo, para escondê-las para e curtir o verão sem encanação, existem algumas coisas que você pode fazer.

Bronzeamento artificial esconde estrias?

Sim! O bronzeamento artificial é uma excelente opção para esconder as estrias. Você também pode usar cremes com cores para autobronzeamento como também maquiagem para o corpo. Além disso, há também o método de tatuagem.

Tatuagem para cobrir estrias

A única maneira de mascará-la de forma definitiva é através de tatuagem, um método super recente e desenvolvido por um tatuador que insere tinta da cor da pele na região esbranquiçada. Esse processo é recomendável tanto nos casos de pequenas marcas como também nos casos em que as estrias causam grande incômodo. Há também outras ideias de tatuagens para cobrir as estrias, dê uma olhada no artigo para se inspirar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode tomar sol nas estrias?, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Pode tomar sol nas estrias?