Como eliminar as pintas
As pintas são resultado de uma junção de melanócitos na pele, e geralmente a propensão a tê-las não é genética e normalmente não costuma ser um problema, até começarem a apresentar determinadas características que as fazem irregulares, com forma assimétrica, a presença de várias cores na mesma pinta, o aumento repentino de tamanho, coceira ou dor. Diante deste panorama, talvez seja bom você se desfazer do problema, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe qual é o processo para eliminar pintas.
Passos a seguir:
Se você notou nos últimos tempos que uma pinta cresceu, tem uma aparência estranha e lhe incomoda, é importante ir logo a um dermatologista para que ele lhe faça uma revisão completa.
O médico observará com atenção as suas pintas e indicará se é necessário para sua saúde eliminá-las, ou se não existe nenhum problema com elas. Se quiser eliminar a pinta por vontade própria, existem vários procedimentos que seu médico pode lhe indicar dependendo do tamanho e profundidade dela.
O processo para eliminar uma pinta é rápido e normalmente pouco doloroso, nos casos de pintas maiores e profundas aplica-se anestesia, remove-se a pinta através de uma incisão, que é fechada logo com uso de pontos.
No caso das pintas menores e superficiais, podem ser raspadas ou queimadas, outro processo que não é muito doloroso.
Depois da intervenção o paciente deverá cuidar da ferida todos os dias, limpando-a e aplicando os remédios receitados. Geralmente, depois de eliminar uma pinta não ficam grandes marcas, mas tudo depende do tipo de pele e cicatrização de cada pessoa.
Sempre que um dermatologista eliminar uma pinta, ele usará uma pequena parte como amostra para uma biopsia para se certificar de que ela é benigna, mas geralmente com a primeira observação e o uso do dermatoscópio, os médicos costumam perceber logo a existência de um problema.
Se tem muitas pintas ou é propícia a manchas na pele, é importante ir ao dermatologista uma vez por ano para realizar uma revisão geral e se certificar de que está tudo bem.
Nunca tente eliminar em casa uma pinta ou mancha, nem aplique sobre sua pele nenhum tratamento sem a supervisão de um especialista, pois isso poderia deixar cicatrizes para sempre.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar as pintas, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.
Conselhos
- Não hesite em ir ao dermatologista caso observar algo irregular em suas pintas.
- Se for muito branco, se se queimar com facilidade ou possuir casos em sua família de câncer de pele ou melanoma, é importante ir regularmente ao dermatologista para dar uma olhada em suas pintas, sardas e manchas.