PARTILHAR

Como usar tomilho contra acne - Natural e eficaz!

 
Nídia Figueira
Por Nídia Figueira. Atualizado: 2 março 2020
Como usar tomilho contra acne - Natural e eficaz!

Quer acabar com o acne? Se viu que este problema surgiu na sua pele ou se já experimentou vários produtos sem grande sucesso, recomendo que você experimente alguns dos melhores remédios naturais indicados para acabar com este problema. Existem diversas ervas medicinais que podem ajudar a tratar problemas na pele, e uma das mais usadas é o tomilho.

Por esse motivo, nesse artigo do umCOMO explicamos quais são as propriedades desta planta medicinal e como usar tomilho contra acne passo a passo. Na verdade, vamos mostrar 3 receitas passo a passo para acabar com este problema anti-estético, fique ligado!

Também lhe pode interessar: Como usar o mel para a acne

Os principais benefícios do tomilho para a pele

Esta erva é usada em todo o mundo para tratar patologias, melhorar a saúde e também em cosmética, sendo uma das melhores opções para acabar com a acne leve e aliviar casos mais graves. Os principais componentes do tomilho que lhe conferem propriedades maravilhosas são os seguintes:

  • Vitamina C
  • Aminoácidos como glicina e cistina
  • Betacarotenos
  • Minerais como magnésio e cálcio
  • Óleos essenciais como timol e linalol
  • Flavonoides como rutina, apigenina, timonina e quercetina
  • Ácidos orgânicos como cafeico e oleanólico
  • Taninos

Entre as propriedades do tomilho para a pele obtidas através dos componentes mencionados antes, destacamos o seu poder antisséptico, desinfetante, cicatrizante, antibiótico, anti-inflamatório e calmante. Por tudo isto, é uma planta adequada para aliviar e tratar problemas na pele.

Assim, o uso de tomilho para a acne é benéfico, uma vez que ajuda a combater bactérias e outros micro-organismos, desinflamar e cicatrizar. Se quer começar a usar este remédio caseiro para acne leve ou para aliviar surtos mais graves, preste atenção às seguintes linhas onde explicamos como usar tomilho contra acne.

Como usar tomilho contra acne - Natural e eficaz! - Os principais benefícios do tomilho para a pele

Infusão de tomilho para a pele com acne

Uma das formas mais fáceis de aplicar esta erva na pele afetada é fazer uma infusão para usá-la como tônico facial. Assim, apenas terá que preparar um chá ou infusão de tomilho potente e deixá-la esfriar antes de usar. É melhor que deixe as ervas repousarem no líquido o máximo de tempo possível para concentrar mais e, só depois, coar a mistura.

Para aplicar a infusão no seu rosto ou na zona afetada, você deve limpar bem a zona primeiro para eliminar maquiagem e possíveis restos de sujidade ambiental. Você pode fazer isto com um sabão neutro suave e enxaguar com água abundante. Depois, molhe um disco de algodão no líquido e passe-o pela sua pele com massagens suaves circulares e deixe secar ao natural. Não limpe o rosto depois, uma vez que é melhor deixar atuar e absorver bem e, umas horas mais tarde, voltar a limpá-lo. Você também pode usar óleo de tomilho e aplicá-lo diretamente na pele para tratar problemas cutâneos.

De qualquer modo, sempre que queremos tratar um problema, é melhor usar um conjunto de produtos naturais que possam ajudar-nos a potenciar a sua eficácia. Por esse motivo, nas próximas linhas vamos mostrar várias receitas para que você saiba como usar tomilho contra acne.

Como usar tomilho contra acne - Natural e eficaz! - Infusão de tomilho para a pele com acne

Como usar tomilho com argila verde

Se adicionarmos outro produto natural como a argila verde a esta erva, vamos obter uma mistura muito boa para combater problemas dérmicos. Este produto é muito usado em etica devido à sua riqueza em oligoelementos e alto conteúdo de alguns minerais como sílica, ferro, magnésio, fósforo, zinco e potássio, entre outros.

Estes componentes possuem propriedades antibacterianas, desinfetantes, anti-inflamatórias, calmantes, refrescantes e reguladoras do sebo. Por esse motivo, esta argila é uma das melhores opções para combinar com esta erva medicinal. Tome nota dessas indicações para preparar uma máscara de argila verde e tomilho passo a passo:

Ingredientes

  • 2 colheres de argila verde
  • 1 copo grande de infusão de tomilho
  • 1/2 copo de infusão de camomila

Preparação e tratamento

  1. Prepare as duas infusões, de preferência com as folhas secas para prepará-las ao invés de usar saquinhos de compra, e deixe ferver por 10 minutos para que a infusão fique bem concentrada.
  2. Enquanto a infusão esfria, prepare um recipiente de plástico suficientemente grande para caber tudo.
  3. Despeje as infusões no recipiente e adicione a argila, misturando bem até ficar uniforme e com uma textura pastosa.
  4. Se ficar muito líquida, você pode adicionar mais uma colher de café de argila e, se ficar muito espessa, um pouco mais de infusão de tomilho.
  5. Uma vez preparado o tratamento, você deve limpar a zona da pele afetada. Se é o rosto, o que costuma ser mais frequente, você deve limpá-lo para remover restos de maquiagem e sujeira, deixar secar suavemente e apanhar o cabelo para afastá-lo do rosto.
  6. Com a ajuda de um pincel, espalhe a máscara pela sua pele e garanta que todas as zonas afetadas ficam bem cobertas. Deixe secar e atuar por 30 minutos antes de retirar suavemente com água morna abundante.
  7. Use esta mistura 2 ou 3 vezes por semana até melhorar o acne.

Como combater acne com tomilho, mel e limão

Outros ingredientes que são antissépticos, antibacterianos e também exfoliantes são o mel e o limão. Além disso, o mel natural serve para que a pele não resseque ao usar tratamentos agressivos contra o acne, oferecendo também vitaminas. Para fazer esta tratamento de tomilho, mel e limão, preste atenção a essas instruções super simples:

Ingredientes

  • 1 limão
  • 1 punhado de tomilho seco em folhas ou em pó
  • 5 colheres de sopa de mel

Preparação e tratamento

  1. Esprema o sumo de um limão inteiro e coloque-o em um copo.
  2. Você necessita do tomilho tem pó. Se não o encontrou nesse formato, pode esmagar um punhado de folhas secas.
  3. Em um recipiente, adicione o mel, o pó e o suco e misture tudo até ficar homogêneo.
  4. Se ficar demasiado espesso, adicione infusão de tomilho, mas sem adicionar mais limão. O excesso pode danificar a pele.
  5. Aplique a mistura sobre a pele afetada com um pincel e deixe atuar por 20 minutos antes de retirar com água abundante.
  6. Você deve aplicar a mistura à noite ou quando não vá sair de casa em várias horas, uma vez que o efeito do sol pode ativar as propriedades branqueadoras do limão e danificar ou manchar a sua pele.
  7. Use 2 vezes por semana té notar melhorias, a partir de aí uma vez por semana será suficiente. Vê como é simples usar tomilho contra acne?
Como usar tomilho contra acne - Natural e eficaz! - Como combater acne com tomilho, mel e limão

Como combater acne com tomilho e babosa

A babosa, ou aloé vera, é uma planta usada em todo o mundo para uma infinidade de aspetos quotidianos, tratar patologias ou mesmo em tratamentos cosméticos. O gel obtido das folhas carnosas desta planta é muito benéfico para a pele acneica, uma vez que tem propriedades antibacterianas, regeneradoras, calmantes e refrescantes. Siga atentamente essas indicações para usar tomilho contra acne com a ajuda da babosa:

Ingredientes

  • 1 copo de gel de aloé vera
  • 1 copo de infusão de tomilho

Preparação e tratamento

  1. Se você não tem gel de babosa de compra, pode abrir uma folha da planta e extraí-lo.
  2. Prepare uma infusão de tomilho potente e, quanto tiver esfriado, misture-a com o gel de aloe vera.
  3. Misture até que fique tudo unificado e você tenha uma máscara pronta a aplicar.
  4. Limpe a zona afetada da sua pele e garanta que cobre todas as partes com a mistura.
  5. Deixe atuar por 30 ou 45 minutos antes de retirar com água abundante.

Esta mistura pode ser usada 3 vezes por semana té que você note melhoras. Em casos severos de pele acneica, você pode usá-la todos os dias até notar melhorias e, pouco a pouco, ir reduzindo o seu uso. Aconselho que você faça esta máscara uma vez por semana para manter a pele em boas condições e, uma vez que o problema melhore, sempre que for necessário manter.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar tomilho contra acne - Natural e eficaz!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como usar tomilho contra acne - Natural e eficaz!
1 de 4
Como usar tomilho contra acne - Natural e eficaz!

Voltar ao topo da página ↑