PARTILHAR

Como usar kefir para acne - funciona mesmo?

 
Nathália Oliveira
Por Nathália Oliveira. Atualizado: 3 novembro 2023
Como usar kefir para acne - funciona mesmo?

O kefir é uma bebida fermentada originária das regiões do Cáucaso produzida à base de leite caprino, bovino ou de ovelha. É produzida com a submersão temporária dos grãos de kefir em algum substrato como o leite ou água.

Os grãos de kefir são uma colônia de microrganismos imersos em uma matriz composta de proteínas e polissacarídeos compostos por bactérias, podendo até conter leveduras. É considerado um alimento funcional por ter propriedades probióticas e ajudar no bom funcionamento do intestino, mas o kefir pode ser usado de diversas formas. Continue lendo nosso artigo em umCOMO para descobrir como usar kefir para a acne, se esse é um problema que afeta o seu bem-estar.

Também lhe pode interessar: Como usar o mel para a acne

Benefícios do kefir para a pele

O kefir é um alimento maravilhoso para o corpo - tanto por dentro, como por fora. Confira quais são os benefícios do kefir para o rosto:

  • Ele é um excelente aliado para o tratamento da pele, ajudando a rejuvenescê-la e tratando problemas relacionados a acne, vermelhidão, inflamações, mesmo micoses e eczemas. Você sabia também que kefir clareia a pele? Tem muita gente que usa kefir para manchas na pele, clareando-as, já que a substância promove um verdadeiro clareamento e uniformização do seu tom de pele.
  • A máscara facial de kefir recupera e equilibra o pH das células presentes na pele (por conter lactobacilos e leveduras benéficas). Além disso, o kefir contém ácido alfa-hidróxido, uma forma de ácido lático que ajuda no reequilíbrio do pH do nosso corpo, reduzindo rugas e ajudando a retardar o processo de envelhecimento. O ácido alfa-hidróxido é encontrado em peelings, tratamentos comumente feitos em clínicas estéticas e que, usualmente, possuem um preço bastante salgado. Portanto, você também pode optar por usar kefir para rugas!
  • Os compostos da máscara de kefir purificam a pele de poeira e substâncias nocivas, promovendo viço e elasticidade.
  • Além disso, a máscara facial de kefir também contém aminoácidos importantes para a hidratação e nutrição ativa da pele. Esses aminoácidos desempenham o papel de antioxidantes e não permitem que a pele resseque.
  • Por último, beber o soro do kefir irá te ajudar a absorver melhor os nutrientes, a normalizar a microbiota intestinal e a desintoxicar o organismo.

Vale lembrar que essas máscaras são indicadas para qualquer tipo de pele, mas, no artigo de hoje, traremos receitas de máscaras caseiras com kefir para ajudar no tratamento da acne.

Se você possui a pele oleosa, acneica ou propensa a acne, o kefir pode te ajudar tanto internamente quanto externamente. Já sabemos que ele ajuda em processos digestivos por conter lactobacilos, mas o segredo é justamente que, se seu intestino estiver com toxinas acumuladas, um dos primeiros sinais que você irá notar é o aparecimento de espinhas e o aumento da oleosidade da pele. Para descobrir quais são os benefícios do kefir para o organismo no geral, confira também essa matéria.

Atenção: Juntamente com o uso de kefir, tome cuidado extra com a sua alimentação durante o tratamento. Leia em nosso outro artigo como acabar com a acne em 8 passos.

Como usar kefir para acne?

Uma boa maneira de usar o kefir é preparando uma máscara de kefir para o rosto e aplicar diretamente na pele. Antes de tudo, é importante preparar bem a pele para que ela absorva melhor os nutrientes do kefir, garantindo a eficácia do tratamento. Para isso, siga o passo a passo seguinte:

  1. Misture uma colher de chá de água filtrada e duas colheres de chá de bicarbonato de sódio até obter uma consistência pastosa.
  2. Aplique no rosto fazendo movimentos circulares e enxague com água fria.
  3. Você pode repetir esse processo de três a quatro vezes por semana.

Como fazer máscara de kefir de água para acne

  1. Misture duas colheres de sopa de kefir com uma clara de ovo (de preferência caipira ou orgânico) e 1 colher de sopa de mel. Aplique no rosto e deixe por cerca de vinte minutos.
  2. Retire com água morna e está pronto!

Você pode, também, ingerir o kefir e observar seus benefícios de dentro para fora. Aprenda como preparar um iogurte de kefir em casa:

  1. Misture em um pote de vidro 1 colher de sopa de grãos de kefir com 2 xícaras de leite - de preferência de coco ou de soja. Tampe com um pano vazado (como um tule, por exemplo) e guarde na geladeira por 48h, para que ocorra a fermentação.
  2. Coe o líquido, que já estará com uma aparência bem semelhante a um iogurte. Alguns grânulos do kefir podem acabar sendo separados - são as bactérias do kefir. Você pode recolocá-los novamente no leite e levar à geladeira. O kefir pode ficar em fermentação por até cinco dias.
  3. Não use utensílios de alumínio em contato com o kefir, em nenhuma etapa. Opte sempre por utensílios de vidro, plástico ou madeira.

Aproveite o iogurte de kefir para batê-lo com frutas, formando uma vitamina, por exemplo. É uma boa forma de obter todos os nutrientes desse potente alimento. Você pode, ainda, fazer uma máscara facial de iogurte de kefir.

Você vai precisar de:

  • 1 clara de ovo
  • 1 colher de chá de mel
  • 3 colheres de chá de iogurte de kefir

Como fazer máscara de iogurte de kefir para acne

  1. Bata a clara de ovo no liquidificador até espumar, depois acrescente ao mel e ao iogurte e misture.
  2. Se a máscara ficar muito líquida, você pode adicionar a ela um pouco de farinha de aveia para obter consistência.
  3. Aplique uma camada fina sobre todo o rosto e deixe por cerca de quinze a vinte minutos.
  4. Depois, lave com água morna e está pronto.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar kefir para acne - funciona mesmo?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Como usar kefir para acne - funciona mesmo?
Como usar kefir para acne - funciona mesmo?

Voltar ao topo da página ↑