Produtos para a pele seca

Pode usar óleo de coco como lubrificante?

 
Eduardo Saad
Por Eduardo Saad. 18 novembro 2022
Pode usar óleo de coco como lubrificante?

O óleo de coco tem se tornado um queridinho nos últimos anos, e não é à toa. Ele é um óleo rico em benefícios diversos à saúde e beleza do corpo, e tem várias aplicações possíveis. Com todos esses usos e benefícios você pode ter um questionamento: pode usar óleo de coco como lubrificante? E a resposta é sim, mas com algumas ressalvas como veremos mais adiante.

O óleo de coco é rico em ácidos láurico e caprílico, que podem ser usados diretamente na região íntima causando ótimos benefícios. Recomendado por ginecologistas e outros agentes de saúde como uma opção natural e saudável para lubrificação em relações sexuais, o óleo de coco pode ser usado em relações vaginais, anais e também para o sexo oral.

O presente artigo do umCOMO vai mostrar um pouco mais dos benefícios e os riscos do óleo de coco para uso tópico e para uso como lubrificante íntimo.

Também lhe pode interessar: Como tirar a maquiagem com óleo de coco

Índice

  1. Qual óleo de coco pode ser usado como lubrificante?
  2. Óleo de coco lubrificante
  3. Posso ter alergia ao óleo de coco?

Qual óleo de coco pode ser usado como lubrificante?

Hoje em dia o uso do óleo de coco está mais disseminado entre as pessoas, está cada vez mais famoso e de fácil acesso, e isso se dá pelos diversos benefícios que ele apresenta. Seu consumo está associado à diminuição dos níveis de colesterol LDL, que é o conhecido colesterol ruim, prevenindo assim doenças cardiovasculares.

Para uso tópico, o óleo de coco previne e trata danos causados aos cabelos, auxilia no tratamento da pele seca e ressecada e, devido a esse fato, tem sido recomendado para uso nas regiões íntimas, inclusive como lubrificante íntimo natural. Para uso de pessoas com vagina, o óleo de coco age como uma barreira protetora na vulva e vagina dado às suas propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias.

O óleo de coco pode ser usado seguramente em atividades sexuais, diminuindo o desconforto sexual ao aumentar a lubrificação. Mas atenção! O tipo de óleo de coco recomendado a ser usado como lubrificante íntimo é o tipo extra virgem e prensado a frio, pois é o que melhor retém as propriedades benéficas ao corpo humano.

Outro fator importantíssimo que deve ser levado em consideração no uso do óleo de coco como lubrificante é que ele não deve ser usado juntamente com preservativos de látex! Como qualquer outro lubrificante à base de óleos, ele prejudica a eficácia do látex natural, reduzindo sua resistência, podendo até mesmo rompê-lo, o que pode expor você e seu parceiro sexual a riscos de contágio de ISTs e gravidez.

Óleo de coco lubrificante

Como vimos, o óleo de coco lubrificante íntimo apresenta diversos benefícios aos adeptos de seu uso. Aconselhado por profissionais da saúde, o óleo de coco lubrificante atua nos órgãos íntimos aumentando sua hidratação e elasticidade não somente no momento do uso, mas mantém ação prolongada no pós-uso também.

O uso do óleo de coco lubrificante também pode se tornar uma alternativa mais em conta, visto que ele acaba sendo mais barato que alguns outros tipos de lubrificantes industrializados que encontramos no mercado.

Vimos acima sobre algumas ressalvas que precisamos ter ao usar o óleo de coco lubrificante. Todos sabemos da importância do sexo seguro, então o uso do preservativo é mandatório em qualquer relação que você tiver. Dessa forma, a escolha do lubrificante íntimo que você for utilizar deve estar de acordo com o tipo de preservativo que você estiver utilizando também.

Preservativos de látex requerem o uso de lubrificantes à base de água. Nesse caso, o uso do óleo de coco, ou de qualquer outro lubrificante com base oleosa, pode reduzir a qualidade e danificar o preservativo, fazendo com que o atrito da relação possa causar seu rompimento, expondo você e seu parceiro às infecções sexualmente transmissíveis e, dependendo da relação que vocês estiverem praticando, à gravidez também.

Se você deseja utilizar o óleo de coco como lubrificante para suas relações sexuais, opte por preservativos que não contenham látex em sua composição. Esse tipo de preservativo costuma ser usado por quem é alérgico ao látex e requer um lubrificante de base oleosa, então o uso de óleo de coco está liberado!

Óleo de coco na masturbação

Além do uso para relações sexuais, o óleo de coco lubrificante pode ser usado também na masturbação. Ele pode ser usado para práticas solo ou com uma ampla gama de brinquedos sexuais compatíveis, os conhecidos sex toys. É importante salientar que os sex toys devem ser higienizados antes e após seu uso para evitar qualquer tipo de contaminação.

Como qualquer outro produto do tipo, o óleo de coco pode deixar seus lençóis manchados ou oleosos, então atenção no momento de usá-lo. Evite derrubar em superfícies que possam estragar ou use alguma toalha mais velha para não sujar sua roupa de cama.

Óleo de coco para candidíase

Pessoas com vagina podem fazer o uso do óleo de coco lubrificante para tratamento de algumas doenças, como a candidíase.

Agora que você aprendeu um pouco mais sobre esse queridinho que é o óleo de coco, use, abuse e se lambuze dele, mas tenha em mente os aspectos adversos para você poder usufruir de todos os seus benefícios!

Posso ter alergia ao óleo de coco?

Basicamente qualquer pessoa pode utilizar o óleo de coco no seu dia a dia, seja em refeições, hidratação do cabelo e pele, e mesmo como lubrificante íntimo. Nunca usou nem consumiu óleo de coco ou tem receio de apresentar alguma reação alérgica ao usá-lo? Faça o seguinte teste antes de aplicar em alguma zona mais sensível do seu corpo: aplique uma fina camada de óleo de coco no seu antebraço e aguarde algum tempo. Se você não apresentar nenhuma reação adversa, como coceira ou vermelhidão, você pode utilizá-lo sem receios em outras partes do seu corpo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode usar óleo de coco como lubrificante?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Bibliografia
  • Cláudia. Óleo de Coco: saiba os Benefícios para Usá-lo até como Lubrificante. Disponível em: <https://claudia.abril.com.br/beleza/guia-do-oleo-de-coco-beneficios-como-usar/> Acesso em 14 de novembro de 2022.
  • Yamuna. Benefícios do Óleo de Coco na Vagina e Vulva: um Aliado para a Saúde Íntima. Disponível em: <https://yamuna.com.br/beneficios-do-oleo-de-coco-na-vagina-e-vulva-um-aliado-para-a-saude-intima/> Acesso em 14 de novembro de 2022.
  • Fleruty. Já Ouviu Falar em Óleo de Coco para a Vagina? Conheça os Benefícios e Saiba como Usá-lo. Disponível em: <https://loja.fleurity.com.br/blogs/blog/ja-ouviu-falar-em-oleo-de-coco-para-vagina-conheca-os-beneficios-e-saiba-como-usa-lo> Acesso em 14 de novembro de 2022.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Pode usar óleo de coco como lubrificante?