PARTILHAR

Porque as axilas cheiram mal

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Porque as axilas cheiram mal
Imagem: oshu.edu

O cheiro corporal em cada pessoa é diferente e variará dependendo de seus hábitos de higiene, sua alimentação e seus hormônios. No entanto, há algo que fica muito claro: em todos nós, a partir da puberdade, em maior ou menor medida, há cheiro nas axilas, razão pela qual nos protegemos usando desodorantes e antitranspirantes. Mas alguma vez você se perguntou porque as axilas cheiram mal? Este aroma é parte de um complexo e interessante processo corporal, que explicamos a você em detalhe em umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Como evitar o suor da axila

Os dois tipos de glândulas sudoríparas

Em nosso corpo contamos com dois tipos de glândulas sudoríparas, que serão em parte responsáveis pelo aroma do nosso suor.

  • Glândulas sudoríparas écrinas: estas secretam principalmente água, pelo que não costumam produzir cheiro e se o fazem é um aroma muito leve. Encontram-se em zonas como o peito, o rosto e as mãos.
  • Glândulas sudoríparas apócrinas: o suor secretado por estas é mais espesso. Contém água, mas também feromônios, gorduras e dejetos de nosso metabolismo como os aminoácidos. Devido a tudo isto o suor que expelem conta com mais cheiro, no entanto, não é propriamente mau cheiro, mas um aroma particular próprio de cada pessoa. Estas glândulas encontram-se em zonas como as axilas, a área genital ou os pés.

Por que o cheiro começa a partir da puberdade?

Percebeu que as crianças pequenas não têm cheiro como os adultos? Isto é porque durante a infância não secretamos feromônios, no entanto, quando se inicia a puberdade começamos a fazer isto, dando lugar ao cheiro corporal de cada pessoa que, não se trata propriamente de mau cheiro, mas de nossa "fragrância pessoal".

Então por que as axilas têm cheiro?

Sabemos que as axilas têm cheiro e que se não tomarmos as medidas necessárias este cheiro não é precisamente agradável, mas ao contrário do que muitos pensam, o cheiro das axilas não se desprende propriamente da sudorese, mas das bactérias presentes na zona.

O suor apócrino tem um cheiro próprio que não é ruim em si mesmo, mas quando toca na nossa pele, e devido aos seus componentes, transforma-se em alimento para as bactérias que moram em nossa derme. As bactérias alimentam-se dele e produzem seus próprios dejetos, que secretam substâncias como álcool ou amoníaco, o que dá origem a um aroma desagradável. Por esta razão o mau cheiro das axilas aumenta com o passar das horas, quanto mais suarmos mais nutrientes recebem as bactérias e mais dejetos expelem.

As axilas, bem como a zona genital ou os pés, como são úmidas, quentes e não estão em contato direto com o sol, são o lugar propício para que as bactérias se concentrem e ocorra todo o processo descrito anteriormente.

Fatores que aumentam o cheiro nas axilas

Este é um processo corporal que nenhum de nós pode impedir e que, pelo contrário, costumamos combater com produtos como o desodorante. No entanto, há outros fatores que aumentam o cheiro nas axilas fazendo com que se concentre ainda mais, entre eles destacam-se:

  • Ter maior quantidade de glândulas sudoríparas apócrinas, o que aumentará a sudorese.
  • Uma maior flora bacteriana, o que aumenta a quantidade de dejetos e com isso o mau cheiro.
  • Uma higiene pobre, que favorece o aumento das bactérias fazendo com que o mau cheiro seja mais intenso.
  • Sudorese excessiva ou hiperhidrose.
  • Ingerir alimentos que aumentem o cheiro do suor produzido pelas glândulas apócrinas, por exemplo, condimentos como o alho ou a cebola, ou excesso de especiarias.

Agora que você já sabe por que as axilas têm mau cheiro, pode combater de forma mais eficiente o mau cheiro e estar bem mais fresco o dia todo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Porque as axilas cheiram mal, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Porque as axilas cheiram mal
Imagem: oshu.edu
Porque as axilas cheiram mal

Voltar ao topo da página ↑