PARTILHAR

Por que as estrias aparecem

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 7 maio 2019
Por que as estrias aparecem
Imagem: fadestretchmarksfast.com

Apesar de normalmente não suporem um problema para a saúde, a verdade é que as estrias na pele são bastante antiestéticas e ninguém gosta delas. Apesar de poder fazer algumas ações para sua prevenção, a verdade é que as estrias podem aparecer na barriga, glúteos, peito, etc., de qualquer pessoa. Se quer saber por que aparecem as estrias, não perca este artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Pode tomar sol nas estrias?
Passos a seguir:
1

As estrias são algumas linhas que aparecem na pele, geralmente da barriga, glúteos, peito, quadris... devido à ruptura das fibras elásticas da derme. É quando estas fibras se rompem geram marcas de cor avermelhada durante seu aparecimento, e mais tarde esbranquiçadas.

2

O aparecimento de estrias pode ocorrer tanto em mulheres como em homens, mas a verdade é que o gênero feminino costuma sofrer deste problema com maior frequência. A gravidez é uma das causas mais comuns do aparecimento de estrias, já que o aumento do volume da barriga provoca que a pele desta área estique de forma considerável rompendo as fibras epidérmicas.

3

Além disso, o aumento considerável de peso também é uma das respostas mais comuns à dúvida de por que aparecem as estrias. Como no caso anterior, a tensão repentina da pele faz com apareçam estrias; além disso, também é possível que isto ocorra devido a uma repentina perda de peso.

4

Durante a adolescência existe a possibilidade de aparecerem estrias devido a um crescimento acelerado na puberdade; neste caso, os garotos podem ser mais propensos a elas se desenvolverem os músculos muito rapidamente.

5

A Síndrome de Cushing é uma doença que pode responder à pergunta de por que as estrias aparecem, já que provoca uma alteração do hormônio cortisol - conhecido também como o "hormônio do estresse" - que pode modificar a aparência da pele. Esta patologia pode ser causada por medicamentos corticoides e esteroides, prestando atenção especial aos tratamentos com este tipo de fármacos.

6

Relacionado com o ponto anterior, o estresse pode repercutir na oxigenação celular e provocar o aparecimento de estrias. Além disso, os fatores genéticos podem causar uma propensão a estrias, de modo que as pessoas com antecedentes familiares terão maiores probabilidades de ter estrias por herança genética.

7

Caso esteja com estrias e queira disfarçá-las, recomendamos consultar nossos artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que as estrias aparecem, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Por que as estrias aparecem
Imagem: fadestretchmarksfast.com
Por que as estrias aparecem

Voltar ao topo da página ↑