Outros Fazer dieta

Tipos de jejum intermitente

 
Juliana Ribeiro
Por Juliana Ribeiro. Atualizado: 28 junho 2023
Tipos de jejum intermitente

Em nossa sociedade, hoje uma das grandes preocupações em termos de saúde e bem-estar é conseguir perder peso e eliminar aqueles quilos extras que podem estar prejudicando nossa qualidade de vida. É por isso que conseguir manter uma vida ativa e com uma alimentação balanceada torna-se algo fundamental. Por isso, hoje existem inúmeros tipos de dietas que podem nos ajudar a atingir nosso objetivo.

Quando se está procurando ajuda extra para ver os resultados um pouco mais rápido do que com um estilo saudável padrão, muitas pessoas escolhem por jejuar. É por isso que neste novo artigo do umCOMO vamos falar sobre os tipos de jejum intermitente para perda de peso, se jejum intermitente emagrece , os benefícios do jejum intermitente e algumas outras recomendações.

Também lhe pode interessar: Como fazer a dieta 5.2

Índice

  1. Jejum de um dia
  2. Jejum de dias alternados
  3. Jejum 12:12
  4. Jejum 16:8
  5. Jejum 5:2

Jejum de um dia

Um dos jejuns mais recomendados quando se pensa em perder peso e cuidar da saúde é o jejum de 24 horas ou dia inteiro. A verdade é que, para ter uma alimentação saudável, não é recomendado em hipótese alguma deixar de comer. No entanto, foi comprovado que privar o corpo de comida por um dia começa a acelerar o metabolismo e é uma maneira rápida e segura de se livrar de todos os excessos e fazer o corpo funcionar. Neste tipo de jejum, você deve esperar 24 horas sem comer nada sólido, e então continuar com sua dieta normal.

Jejum de dias alternados

Outro dos tipos de jejum intermitente conhecidos é o de dia alternados, pessoas com mais experiência costumam fazer essa opção, existe a alternativa de poder combinar alguns dias normais com outros em jejum. Nesse caso, a recomendação é que você seja sempre acompanhado e monitorado por especialistas e em hipótese alguma é aconselhável ficar longos períodos sem comer o necessário. Com algumas orientações de nutricionistas e força de vontade, você pode combinar o jejum de 24 horas por vários dias alternados. No entanto, é um tipo de jejum que não é recomendado por muito tempo, pois apesar de buscar a queima de gordura, a verdade é que o corpo precisa de uma rotina e fonte de nutrientes saudáveis ​​ao invés de cortar a alimentação por longos períodos sem supervisão ou suplementos vitamínicos.

Tipos de jejum intermitente - Jejum de dias alternados

Jejum 12:12

Este tipo de jejum é um dos mais recomendados, pois você pode incluí-lo em sua rotina diária sem correr nenhum risco e poder ver os resultados após algumas semanas. Trata-se simplesmente de adiantar os horários do jantar e do desjejum de modo que, do jantar à próxima refeição, se passem 12 horas, período durante o qual geralmente se está dormindo ou em repouso. Esta, acompanhada de uma alimentação saudável e equilibrada, é uma das formas mais recomendadas de utilizar o jejum no seu dia a dia. Além disso, sendo um jejum muito leve, você não perderá massa muscular, mas dará um descanso ao seu sistema digestivo e se sentirá mais leve.

Jejum 16:8

Para as pessoas que já estão um pouco mais iniciadas no mundo do jejum, uma das alternativas mais eficazes é o jejum de 16 horas. Pode parecer muito tempo, mas é basicamente cortar o café da manhã para iniciar a cetose. Claro, se o seu ritmo de vida é muito acelerado, você deve primeiro consultar um nutricionista que lhe indicará a melhor forma de ficar energizado e bem nutrido durante o processo. No entanto, com esse tipo de jejum, você verá os resultados rapidamente e, se comer bem, poderá complementá-lo com exercícios aeróbicos. É um dos jejuns mais realizados dentro de todas as modalidades, já que é aceitável para o nosso corpo e podemos ver rapidamente os resultados. No entanto, como dizemos, é essencial que a fonte de alimentação seja estudada e projetada para cada tipo de pessoa e precise suportar essas horas.

Veja neste outro artigo os benefícios de beber água em jejum.

Jejum 5:2

O último tipo de jejum que viemos mostrar é aquele que combina o tipo de dieta durante a semana. Especificamente, o objetivo é conseguir fazer dois dias de jejum intermitente e os outros cinco, consumir alimentos normalmente. Claro que para ter bons resultados deve-se levar em conta que a alimentação básica deve ser muito equilibrada e balanceada, o que fará com que, se já favorece a perda de peso, o jejum seja um empurrãozinho a mais. Além disso, o tipo de jejum não é total, mas pretende-se que apenas 25% das calorias ingeridas sejam eliminadas. Isso pode ser conseguido eliminando, por exemplo, o jantar e comendo de forma saudável e leve o resto do dia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de jejum intermitente, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 2
Tipos de jejum intermitente