Partilhar

Como fazer a dieta do dia sim dia não

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer a dieta do dia sim dia não

Quer emagrecer de forma definitiva? Uma das dietas que mais têm revolucionado o setor do bem-estar e a nutrição é conhecida como "dieta do dia sim dia não". Trata-se de um programa de emagrecimento no qual se combinam dias de semi-jejum com dias de dieta e dias "sociais" para garantir uma perda de peso progressiva e sem dar impressão de que está de regime. Neste artigo de umComo contamos para você como fazer a dieta do dia sim dia não para que conheça todos os prós e contras desta dieta revolucionária.

Também lhe pode interessar: Como fazer a dieta dos 13 dias
Passos a seguir:
1

A dieta do dia sim dia não constitui um novo método alimentar que está pensado para nos ajudar a perder peso. A base sobre a qual se apoia esta dieta é a mesma que a dieta 5.2: a combinação de dias de semi-jejum com outros dias nos quais se come de forma saudável, mas dando a você algum ou outro luxo. O sucesso deste plano reside precisamente aqui, na possibilidade da pessoa poder comer, em algum dia da semana, algum de seus alimentos favoritos e que habitualmente estão restritos nas dietas habituais.

No entanto, ainda que muitas pessoas tenham iniciado este método de emagrecimento, é importante que saiba que ainda não estão comprovados os benefícios que o jejum contribui para o nosso organismo e, portanto, se desconhece se a longo prazo pode produzir algum tipo de deficiência nutricional ou condição derivada desta alimentação. Além disso, esta dieta está contraindicada às grávidas, pessoas com diabetes ou quem esteja se medicando.

Como fazer a dieta do dia sim dia não - Passo 1
2

Para poder fazer a dieta do dia sim dia não deve saber que deve dividir os dias da semana em diferentes formas de comer para, assim, conseguir a perda de peso que promete em cada fase. Os dias se dividem da seguinte forma:

  • Dias depurativos: durante estes dias faz-se um semi-jejum, ou seja, são dias restritivos que estão pensados para desintoxicar o organismo e o depurar de forma natural. Durante estes dias recomenda-se que as calorias que se consumam não superem as 500 kcal fazendo, assim, com que o nosso corpo consuma muitas menos das que estamos habitualmente habituados.
  • Dias de dieta: são outros dias em que a alimentação deverá ser saudável, com pouca gordura e sem excessos. Ou seja, deverá optar por carnes magras, peixes brancos, verduras e frutas. As receitas deverão ser leves (nada de frituras, empanados nem molhos) e optar por jantares leves que ajudem você a perder peso.
  • Dias sociais: o mais difícil no momento de se propor a emagrecer é superar com sucesso o fim de semana, já que o álcool ou as refeições em restaurantes fazem com que interrompamos a nossa dieta. Por isso, a dieta do dia sim dia não inclui dias sociais que são momentos nos quais se poderá permitir a um luxo (não se empanturre ou não notará nada, apenas dê a você a possibilidade de beber um pouco de vinho e um prato mais calórico).

Além disso, aconselha-se que se bebam pelo menos 8 copos de água ao dia para conseguir depurar o organismo e eliminar a retenção de líquidos.

Como fazer a dieta do dia sim dia não - Passo 2
3

A combinação dos dias que comentamos acima dependerá da fase da dieta na qual se encontre. Deve saber que esta dieta está aconselhada para se prolongar durante 4 meses e, neste tempo, há 3 etapas diferentes onde terá que distribuir a semana de uma maneira ou de outra. As fases da dieta do dia sim dia não são:

Primeira fase: Fase Fast

A duração desta etapa é de 3 semanas e é a mais restritiva porque com ela se procura a limpeza e depuração do organismo. Durante esta fase promete-se que poderá chegar a perder de 4 a 6 quilos, dependendo sempre da sua constituição, do seu estilo de vida e o excesso de peso que tiver. A dieta que terá que seguir durante esta fase é:

  • 3 dias depurativos (por exemplo, segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira).
  • 2 dias de dieta (por exemplo, terça-feira e quinta-feira).
  • 2 dias sociais (sábado e domingo).

Segunda fase: Fase Evolution

A duração desta etapa prolonga-se durante 9 semanas, isto é, quase 2 meses. Durante este momento poderá chegar a perder de 8 a 11 quilos e a distribuição semanal terá que ser assim:

  • 2 dias depurativos
  • 3 dias de regime
  • 2 dias sociais

Terceira fase: Fase Controller

É a etapa de "manutenção" que todos as dietas de emagrecimento têm. A duração da mesma é de 4 semanas e se promete emagrecer os quilos que faltem ou evitar o efeito rebote, conseguindo com que seu corpo se acostume, de maneira progressiva, a fazer menos jejuns. A semana divide-se assim:

  • 1 dia depurativo
  • 4 dias de dieta
  • 2 dias sociais
Como fazer a dieta do dia sim dia não - Passo 3
4

Para conseguir fazer sucesso com esta dieta é essencial que tenha em conta uma série de regras básicas que ajudarão você a perder esses quilos a mais e exibir o corpo que deseja. Aqui damos a você algumas regras a seguir:

  • Nada de álcool (exceto nos dias sociais): este tipo de bebidas não contribui com nenhum nutriente e contêm uma grande quantidade de calorias, portanto, deverá cortá-las de sua dieta.
  • Opte por jantares leves: é importante que durante a última hora do dia jante com pouca gordura para poder conseguir emagrecer. Neste artigo revelamos a você os melhores alimentos para jantar e que saiba, assim, criar os seus menus segundo as suas preferências.
  • Limite o consumo de doces e bolos: produtos como donuts, croissants ou as napolitanas de chocolate só contribuirão com calorias para o seu corpo, mal tendo nutrientes. Assim, tente não abusar deles, nem nos dias sociais.
  • Durante os dias sociais deverá comer de maneira saudável, mas podendo se permitir a um luxo (por exemplo um prato de macarrão com verdura, um pedaço de chocolate, arroz com marisco, etc.). Também se recomenda vigiar a hora do jantar e evitar ingerir muitas calorias.
Como fazer a dieta do dia sim dia não - Passo 4
5

A seguir, oferecemos a você um exemplo do menu para um dia depurativo.

  • Café da manhã: 1 café preto ou um chá 1 suco de laranja natural + 1 iogurte desnatado.
  • Meio da manhã: 1 peça de fruta + um punhado pequeno de frutas secas.
  • Almoço: Caldo depurativo + 150 gramas de queijo fresco desnatado + suco de cenoura.
  • Lanche: 1 peça de fruta + um punhado pequeno de frutas secas.
  • Jantar: Suco desintoxicante de verduras + 3 fatias de peito de peru.
Como fazer a dieta do dia sim dia não - Passo 5
6

Durante um dia de dieta poderá elaborar um menu similar a este:

  • Café da manhã: 1 café ou chá 2 torradas de pão integral com presunto york ou queijo desnatado.
  • Meio da manhã: fruta da estação + punhado de frutas secas + 1 iogurte 0%.
  • Almoço: Salada mista completa (com atum natural, tomate, ovo duro, aspargos, etc.).
  • Lanche: fruta da estação + punhado de frutas secas + 1 iogurte 0%.
  • Jantar: 150 gramas de frango na chapa + creme de verduras + iogurte desnatado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer a dieta do dia sim dia não, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Escrever comentário sobre Como fazer a dieta do dia sim dia não

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Edson Luís Severo
Nesse tipo de dieta foi verificada por uma pesquisa da USP, perda de massa muscular, o que é muito desastroso para o corpo. Há a absorção de glicose, mas uma menor absorção pelas células musculares, além de maior acúmulo de radicais livres. Francisco Laurindo, pesquisador do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da USP diz que: "A restrição calórica pode funcionar como um pequeno estresse, preparando o organismo para uma situação subsequente de estresse mais intenso".

Como fazer a dieta do dia sim dia não
1 de 6
Como fazer a dieta do dia sim dia não

Voltar ao topo da página