Partilhar

Como fazer dieta da NASA - Pronokal

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 28 janeiro 2020
Como fazer dieta da NASA - Pronokal

A dieta Pronokal, também conhecida como dieta da NASA Pronokal, é um regime de emagrecimento que ficou famoso no Brasil depois do cantor Luciano ter secado 37 kg fazendo uso do método, o que fez com que muitos a apelidassem de "dieta do Luciano". O processo consiste na substituição das refeições habituais por sachês que se transformam em shakes, sucos e sopas e outros alimentos como omeletes, pães, panquecas, bolos e nuggets. O nome "dieta da NASA" deve-se ao fato de, na primeira fase, a comida em sachês se transformar em refeições, como nas conhecidas refeições feitas por astronautas no espaço.

Essa dieta é ideal para quem deseja perder muito peso, mas algumas pessoas com quilinhos insistentes também estão testando o método. Se você gostaria de saber tudo sobre a dieta Pronokal - como funciona, quem pode fazer e quais as vantagens e desvantagens que apresenta - continue lendo esse artigo do umCOMO e descubra como fazer dieta da NASA.

Também lhe pode interessar: Como fazer a dieta da água

Dieta da NASA

A dieta da NASA é um regime restritivo que não deve ser adotado por qualquer pessoa. É particularmente indicado para:

  • Pessoas que sofrem de obesidade (com Índice de Massa Corporal acima dos 30);
  • Pessoas com excesso de peso (com Índice de Massa Corporal entre 25 e 30);
  • Pessoas que sofrem de hipertensão e colesterol alto;
  • Pessoas com diabetes do tipo 2;
  • Pessoas com gordura no fígado;
  • Mulheres com ovários policísticos associados a ganho de peso.

Por ser uma dieta que causa profundas mudanças na alimentação daqueles que resolvem segui-la, o recomendado é que previamente se faça exames de saúde, conferindo assim com seu médico se você está apto a começar a dieta da NASA Pronokal.

Dica: descubra como calcular o Índice de Massa Corporal com esse artigo!

Como fazer a dieta da NASA

Como acontece no caso da dieta Dukan, a dieta da NASA Pronokal é composta por fases. Confira quais são as etapas da dieta da NASA e as respectivas fases, incluindo seus objetivos, métodos e dieta da NASA cardápio de acordo com cada uma das etapas.

Cardápio da dieta da Nasa

Etapa 1: Ativa

A primeira etapa é aquela na qual ocorrerá a maior perda de peso, sendo estimado que 80% do total do peso desejado irá embora logo nesse período. Por ser a fase mais radical, é necessário realizá-la com acompanhamento médico, garantindo assim que você irá perder os quilos que deseja com saúde.

Esse é a etapa mais difícil pois, além de ser a primeira da dieta, é a com mais restrições alimentares, visando assim que o corpo consuma pouca gordura e seja capaz de queimar as reservas armazenadas.

  • Fase 1 - Na fase 1, é recomendado que a pessoa consuma entre 4 e 6 refeições por dia, que devem ser feitas com intervalo de 3 em 3 horas e que são: café da manhã, refeição intermediária matinal, almoço, refeição intermediária da tarde, jantar e ceia.

As bebidas permitidas nesse período são, além da água, café e chá preto ou branco. Caso seja necessário adoçar as bebidas, o açúcar está proibido, mas adoçantes poderão ser utilizados. As refeições incluem apenas sachês de diferentes sabores e 100 gramas de legumes (50 no almoço + 50 no jantar). Apenas são permitidos temperos desidratados, como alho, orégano, pimentas e louro. Nesta fase, o corpo sofre uma ressaca dos carboidratos, o que pode provocar mau humor. O corpo passa por um processo de habituação chamado de cetose.

A primeira fase dura, no máximo, 15 dias.

  • Fase 2a e 2b - Na segunda fase, os sachês de jantar e almoço são substituídos por 2 ovos ou carnes magras e as quantidades de legumes são mantidas. Caso opte por consumir carnes, o limite por refeição é de 150 gramas.

Etapa 2: Adaptação

Na fase da adaptação o objetivo é perder os 20% de peso restantes. Nesse período, outros alimentos passam a ser liberados, ainda que com restrição em razão da quantidade e dos horários nos quais poderão ser ingeridos.

Já que o corpo já estará mais acostumado com as mudanças e restrições consequentes da dieta, é comum que nesse período comecemos a nos sentir melhor e a dieta passa a ser mais fácil de ser seguida. Em razão da estabilização do corpo, é também nessa fase que costumam ser introduzidos elementos que ajudarão a perder peso, como o cumprimento de exercícios físicos. A dieta passará então a ser algo que vai além dos hábitos alimentares e que fará parte do estilo de vida de quem a segue.

  • Fase 3 - Na fase 3, o sachê do café da manhã é substituído por 1 iogurte desnatado + 1 fatia de pão integral + 1 peça de fruta + chá ou café. As instruções em relação ao café da manhã serão estipuladas e poderão sofrer alterações de acordo com o dia.

Nessa fase (que dura apenas 3 dias), é normal inchar um pouco uma vez que você volta a consumir carboidrato. Caso isso aconteça, não é motivo de pânico pois há uma razão por trás e é algo até mesmo esperado, visto ser uma reação natural do corpo.

  • Fase 4 - Na fase 4, todas as frutas voltam a ser permitidas na dieta (exceto o abacate, que é hipercalórico) no lanche, que é acompanhado de um sachê de proteína e no café da manhã.
  • Fase 5, 6 e 7 - Nas seguintes fases, o paciente poderá voltar a ingerir os alimentos proibidos gradualmente. Comece por uma fatia de pão integral no almoço e no jantar e reintroduza feijões e cereais três vezes por semana. Na fase 7, voltam os alimentos mais gordurosos (mas saudáveis), como o salmão.

Etapa 3: Manutenção

  • Fase 8 - Na fase 8, você poderá comer de tudo se respeitar as quantidades e momentos para cada alimento. A Pronokal providencia apoio nutricional nessa fase, que dura 2 anos.

Os valores informados podem variar de caso para caso, por isso siga sempre as recomendações do seu médico Pronokal.

Importante: seja em qual fase da dieta da NASA você estiver, é recomendável que se beba aproximadamente 3 litros de água por dia.

Contraindicações da dieta da NASA

Se você quer saber como fazer a dieta da NASA mas não sabe se é adequado para seu corpo, vejas as contra-indicações:

  • Pessoas com menos de 16 anos;
  • Mulheres grávidas ou lactantes;
  • Pessoas com distúrbios psiquiátricos (como bipolaridade ou esquizofrenia);
  • Pessoas com problemas de drogas ou alcoolismo;
  • Pessoas com instabilidade emocional;
  • Pessoas com bulimia;
  • Pessoas com diabetes do tipo 1;
  • Pessoas com insuficiência hepática e renal;
  • Pessoas com câncer;
  • Pessoas com doenças cardíacas;

Acesse também esse artigo e descubra como fazer a dieta do ovo para emagrecer rápido.

Prós e contras da dieta da NASA

Como deve ter observado, a dieta da NASA gera diversas mudanças na vida de quem resolve segui-la e exige bastante determinação, por isso, é importante saber quais são as vantagens e desvantagens, permitindo assim que você possa ponderar se vale a pena para você.

Prós

  • A dieta da NASA Pronokal pode ser muito vantajosa, especialmente para quem quer perder muito peso e já não sabe mais o que fazer. A perda de peso é muito rápida (com 7 a 10 kg perdidos em cada mês);
  • Quem segue a dieta não sofre consequências em relação à saúde, muito pelo contrário. Além de não prejudicar o corpo a nível hepático ou renal, como acontece com outros produtos de emagrecimento, existe o bônus de contribuir para a melhoria da saúde dos cabelos e das unhas.
  • Além disso, a dieta Pronokal garante um acompanhamento médico durante todo o procedimento, sendo altamente recomendada para casos de obesidade, inclusive para pessoas que pensam em fazer cirurgia de redução de estômago mas que precisam, antes de tudo, perder um pouco de peso.

Contras

  • Uma das principais desvantagens da dieta Pronokal é o seu preço elevado que não é acessível para todo o mundo. A dieta custa cerca de 2 mil reais, o que inclui apenas o primeiro lote de vitaminas e sachês, sendo as consultas médicas pagas separadamente. Visto que o acompanhamento na terceira etapa dura até 2 anos, a conta pode sair bastante cara.
  • O fato de ser um regime super restritivo também é uma desvantagem, uma vez que não inclui dias de pausa, fazendo com que muitas pessoas desistam por considerar o plano mais difícil de ser seguido do que parecia originalmente. Também pode ser pouco prático ter sempre um fogão ou microondas por perto durante a primeira fase para preparar as refeições de sachê.
  • Quem adotou a dieta da NASA afirma que o sabor das refeições também é, no geral, pouco agradável. Para aqueles que fazem muita questão de sempre se alimentar de acordo com o sabor e nunca em razão do valor nutritivo dos alimentos, essa pode ser uma tarefa árdua.
  • A perda de peso ultra rápida pode desregular a menstruação e cortar o efeito da pílula contraceptiva, uma vez que mexe com os hormônios do sistema reprodutivo. Caso você esteja com planos de engravidar num futuro próximo, talvez esse não seja o melhor momento para seguir uma dieta tão restritiva.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como funciona a dieta cetogênica.

Dieta da NASA: onde comprar

Já que essa é uma dieta com alimentos específicos que não encontramos nos mercados, se você quer saber como fazer a dieta da NASA Pronokal, o primeiro passo é consultar o seu médico e depois saber como adquirir os produtos para conseguir seguir o passo a passo corretamente.

Se você está interessado no programa, consulte o portal oficial da Pronokal Brasil e entre em contato com um médico cadastrado através do site já você terá acesso ao passo a passo da dieta da NASA em português. O passo seguinte é agendar uma consulta e fazer alguns exames solicitados para entregar ao médico. O especialista indicará a quantidade de sachês diários e ajudar no processo de compra.

Boa sorte!

Confira também como fazer a Dieta da sopa de cebola - 7 dias.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer dieta da NASA - Pronokal, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Vídeos relacionados com Como fazer dieta da NASA - Pronokal

1 de 3
Vídeos relacionados com Como fazer dieta da NASA - Pronokal

Escrever comentário sobre Como fazer dieta da NASA - Pronokal

O que lhe pareceu o artigo?
23 comentários
Carol Gimenez
Como fazer para comprar os sachê de comida e fazer uma avaliação.
Obrigada
maria de fatima andrade de morais
Eu maria gostaria sabe com adquirir a dieta da nasa; queria sabe como fazer e quais os benefícios.
eunice
como faço para adquirir o cardápio
REGINA NEVES
Como faço para adquirir os produtos para dar início a dieta da Nasa?
marcia f de s cotta
gostaria de encontrar o medico, aqui no rio de janeiro,que trabalha com a dieta da NASA-pronoKal,obrigada, BOM DIA!!!!!
SIMONE FERREIRA
ONDE ENCONTRAR OS PRODUTOS DA DIETA DA NASA
MEL Portugal
Gostaria de fazer esta dieta, gostaria de saber quais sao os paises em Africa que possa obter este tratamento com acompanhamento medico.
ALEXSANDRO ARAUJO
TENHO 48 ANOS MEU PESO É 103KG MINHA ALTURA 1,69 DE VEZ ENQUANTO PRESSAO ALTA NAO MUITO COMO POUCO SAL E POUCO ACUCAR TOMO MINHA CERVEJA DE 15 EM 15 DIAS COMO MUITO PAO E MASSAS E REFRIGERANTES.
andreia andrade
Quero conhecer a dieta da nasa
IVONILDES XAVIER LIMA XAVIER
como fazer

Como fazer dieta da NASA - Pronokal
Como fazer dieta da NASA - Pronokal

Voltar ao topo da página