Partilhar
Partilhar em:

Como fazer dieta da NASA - Pronokal

Como fazer dieta da NASA - Pronokal

A dieta Pronokal, também conhecida como dieta da NASA Pronokal, é um regime de emagrecimento que ficou famoso no Brasil depois do cantor Luciano ter secado 37 kg com a dieta. Consiste na substituição das refeições habituais por sachês que se transformam em shakes, sucos e sopas e outros alimentos como omeletes, pães, panquecas, bolos e nuggets. O apelido de dieta da NASA deve-se ao facto de, na primeira fase, a comida em sachês se transformar em refeições, como no espaço. A dieta é ideal para quem deseja perder muito peso, mas algumas pessoas com quilinhos insistentes também estão testando o método. Se você gostaria de saber tudo sobre a dieta Pronokal - como funciona, quem pode fazer e quais as vantagens e desvantagens que apresenta - continue lendo esse artigo do umCOMO: Como fazer dieta da NASA.

Também lhe pode interessar: Como fazer a dieta da maçã

Quem pode fazer

A dieta da NASA é um regime restritivo que não deve ser adotado por qualquer pessoa. É particularmente indicado para:

  • Pessoas que sofrem de obesidade (com Índice de Massa Corporal acima dos 30 kg)
  • Pessoas com excesso de peso (com Índice de Massa Corporal entre os 25 e os 30 kg)
  • Pessoas que sofrem de hipertensão e colesterol alto
  • Pessoas com diabetes do tipo 2
  • Pessoas com gordura no fígado
  • Mulheres com ovários policísticos associados a ganho de peso

Dica: Descubra como calcular o Índice de Massa Corporal com esse artigo!

Como funciona

Como acontece no caso da dieta Dukan, a dieta da NASA Pronokal é composta por fases. O objetivo é perder 80 % do total do peso desejado na primeira e na segunda etapa e os restantes 20% na etapa 3. Confira quais são as etapas da dieta da NASA e as respetivas fases:

Etapa 1: Ativa

Fase 1 - Na fase 1, é recomendado que a pessoa consuma entre 4 e 6 refeições por dia. As refeições incluem apenas sachês de diferentes sabores, e 100 gramas de legumes (50 no almoço + 50 no jantar). Apenas são permitidos temperos desidratados. Nesta fase, o corpo sofre uma ressaca dos carboidratos, o que pode provocar mau humor. O corpo passa por um processo de habituação chamado de cetose.

Fase 2a e 2b - Na segunda fase, os sachês de jantar e almoço são substituídos por 2 ovos ou carnes magras e as quantidades de legumes são mantidas.

Etapa 2: Adaptação

Fase 3 - Na fase 3, o sachê do café da manhã é substituído por 1 iogurte desnatado + 1 fatia de pão integral + 1 peça de fruta + chá ou café. Nessa fase (que dura apenas 3 dias), é normal inchar um pouco uma vez que você volta a consumir carboidrato.

Fase 4 - Na fase 4, todas as frutas voltam a ser permitidas na dieta (exceto o abacate, que é hipercalórico) no lanche, que é acompanhado de um sachê de proteína e no café da manhã.

Fase 5, 6 e 7 - Nas seguintes fases, você pode voltar a ingerir os alimentos proibidos gradualmente. Comece por uma fatia de pão integral no almoço e no jantar e reintroduza feijões e cereais três vezes por semana. Na fase 7, voltam os alimentos mais gordurosos (mas saudáveis), como o salmão.

Etapa 3: Manutenção

Fase 8 - Na fase 8, você poderá comer de tudo se respeitar as quantidades e momentos para cada alimento. A Pronokal providencia apoio nutricional nessa fase, que dura 2 anos.

Atenção: Estes valores podem variar de caso para caso, por isso siga sempre as recomendações do seu médico Pronokal.

Contraindicações

A dieta da NASA Pronokal não é indicada para:

  • Pessoas com menos de 16 anos
  • Mulheres grávidas ou lactantes
  • Pessoas com distúrbios psiquiátricos (como bipolaridade ou esquizofrenia)
  • Pessoas com problemas de drogas ou alcoolismo
  • Pessoas com instabilidade emocional
  • Pessoas com bulimia
  • Pessoas com diabetes do tipo 1
  • Pessoas com insuficiência hepática e renal
  • Pessoas com câncer
  • Pessoas com doenças cardíacas

Prós e contras

Uma das principais desvantagens da dieta Pronokal é o seu preço elevado que não é acessível para todo o mundo. A dieta custa cerca de 2 mil reais, o que inclui apenas o primeiro lote de vitaminas e sachês, sendo as consultas médicas pagas em separado.

O fato de ser um regime super restritivo também é uma desvantagem, uma vez que não inclui dias de pausa. Também pode ser pouco prático ter sempre um fogão ou microondas por perto durante a primeira fase para preparar as refeições de sachê. Quem adotou a dieta da NASA afirma que o sabor das refeições também é, no geral, pouco agradável.

A perda de peso ultra rápida pode desregular a menstruação e cortar o efeito da pílula contraceptiva, uma vez que mexe com os hormônios do sistema reprodutivo.

Contudo, a dieta da NASA Pronokal pode ser muito vantajosa, especialmente para quem quer perder muito peso, uma vez que a perda de peso é muito rápida (com 7 a 10 kg perdidos em cada mês) sem consequências a nível hepático ou renal, como acontece com outros produtos de emagrecimento, e com o bônus de contribuir para a melhoria da saúde dos cabelos e das unhas.

Além disso, a dieta Pronokal garante um acompanhamento médico durante todo o procedimento, sendo altamente recomendada para casos de obesidade.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como funciona a dieta cetogênica.

Como fazer a dieta da NASA Pronokal

Se você está interessado no programa, consulte o portal oficial da Pronokal e entre em contacto com um médico cadastrado através do site. O passo seguinte é agendar uma consulta e fazer alguns exames solicitados para entregar ao médico. O especialista indicará a quantidade de sachês diários e ajudar no processo de compra.

Boa sorte!

Dica: Confira também como fazer a Dieta da sopa de cebola - 7 dias.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer dieta da NASA - Pronokal, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Comentários (16)

Escrever comentário sobre Como fazer dieta da NASA - Pronokal

16 comentários
marcia f de s cotta
gostaria de encontrar o medico, aqui no rio de janeiro,que trabalha com a dieta da NASA-pronoKal,obrigada, BOM DIA!!!!!
SIMONE FERREIRA
ONDE ENCONTRAR OS PRODUTOS DA DIETA DA NASA
MEL Portugal
Gostaria de fazer esta dieta, gostaria de saber quais sao os paises em Africa que possa obter este tratamento com acompanhamento medico.
ALEXSANDRO ARAUJO
TENHO 48 ANOS MEU PESO É 103KG MINHA ALTURA 1,69 DE VEZ ENQUANTO PRESSAO ALTA NAO MUITO COMO POUCO SAL E POUCO ACUCAR TOMO MINHA CERVEJA DE 15 EM 15 DIAS COMO MUITO PAO E MASSAS E REFRIGERANTES.
andreia andrade
Quero conhecer a dieta da nasa
IVONILDES XAVIER LIMA XAVIER
como fazer
Rosemeire Rosa Esteves
Gostaria de fazer a dieta pois engordei 15 Quilos e tenho vários problemas de dores musculares, tendinite, bursite onde tenho sofrido com fortes dores. O peso tem me prejudicado de todos a formas. Tenho interesse em fazer a dieta mais não encontro os produtos para comprar e nem sei o que comprar sendo que há várias opções. Obrigado. Rosemeire Rosa Esteves.
ana rolberta pereira
desejo saber onde posso comprar os saches e como fazer a dieta
Editor umComo.com.br (Editor de umComo)
Oi Ana Rolberta! Você pode entrar no portal oficial da Pronokal www.pronokal.com e encomendar os sachês lá mesmo.
HELOISA MARIA COELHO GOMES
Eu fumava muito, tive q parar por 3 meses em decorrência de uma internação por conta de uma fratura de fêmur. Tive até trombose. A partir disso, engordei 30kg, voltei a fumar e estou enorme e deprimida por conta do peso excessivo. Tenho um histórico de obesidade, mas conseguia me manter mais ou menos. A partir do fato q narrei, não consigo perder peso de jeito nenhum, nem com a dieta q restringe carboidratos. Como encontrar esses médico? Tenho 73 anos.
A sua avaliação:
josy
os engredientes da dieta da nasa

Como fazer dieta da NASA - Pronokal
1 de 2
Como fazer dieta da NASA - Pronokal