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Como fazer a dieta dos 13 dias

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer a dieta dos 13 dias

A dieta dos 13 dias é uma das dietas para perder peso mais bem-sucedidas e polêmicas ao mesmo tempo. Trata-se de um método alimentar que te propõe um menu muito baixo em calorias (de 500 kcal a 700 kcal por dia) e no qual você pode observar uma perda de peso que vai de 5 a 7 quilos em apenas 13 dias.

Em umComo queremos que você conheça um pouco mais profundamente esta famosa dieta neste artigo em que te contamos como fazer a dieta dos 13 dias.

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A dieta dos 13 dias

A dieta dos 13 dias foi desenvolvida pela NASA para que os astronautas estivessem preparados fisicamente para as condições extremas vividas nas missões espaciais. Trata-se de uma dieta hipocalórica na qual só devem ser consumidas de 500 kcal a 700 kcal por dia, uma quantidade muito abaixo da recomendada que, na idade adulta é de 3000 kcal para os homens e 2200 kcal para as mulheres por dia. Em umComo detalhamos quantas calorias você deve comer dependendo da sua idade.

Seguindo as regras da dieta dos 13 dias você pode perder peso de maneira muito rápida e eficiente, já que ela promete emagrecer entre 5 e 7 quilos em apenas 13 dias. No entanto, o baixo consumo de calorias faz com que a perda de peso não seja agradável e muitas pessoas precisem de inibidores de apetite para diminuir a sensação de fome.

Como fazer a dieta dos 13 dias - A dieta dos 13 dias

Regras da dieta dos 13 dias

A dieta dos 13 dias tem uma série de regras importantes que você deve cumprir à risca para conseguir emagrecer os quilos que mencionamos. Se você pular alguma destas recomendações é provável que este método para emagrecer não funcione corretamente, de modo que seus esforços terão sido em vão. Portanto, tome nota das regras da dieta dos 13 dias:

  • Uma das principais regras desta dieta é que você não deve ingerir nada de gordura nem de açúcar durante o decurso da mesma. No entanto, você pode ingerir adoçante para adoçar seus pratos; em umComo contamos a você como substituir o açúcar por adoçante.
  • Você não deve realizá-la por mais de 13 dias porque pode acarretar desnutrição e anemia. Se quer repeti-la recomenda-se que passe, no mínimo, 1 mês ainda que o recomendável é que se faça 1 vez ao ano.
  • É imprescindível beber 2 litros de água por dia para poder perder o peso especificado.
  • É totalmente proibido o consumo de alimentos doces como chocolate, pastelaria, etc. Mesmo que sejam produtos "light" ou específicos para uma dieta, não se deve ingeri-los na dieta dos 13 dias.
  • Você só deve tomar 2 colheres de sopa de azeite por dia, tanto para cozinhar como para temperar seus pratos. Você pode substituir o azeite por suco de limão que condimentará seus pratos sem fornecer calorias.
  • O vinagre permitido para temperar seus pratos ou saladas é apenas o vinagre de maçã. Esqueça o vinagre tradicional e, sobretudo, elimine de sua cozinha o vinagre balsâmico, já que tem alto teor calórico.
  • É imprescindível combinar a dieta com a prática de exercícios físicos diário: mínimo 30 minutos por dia de exercícios cardiovasculares.
  • Você também não pode ingerir nada de álcool nem refrigerantes durante o decurso desta dieta: nem vinho, nem cola light, nem uma cerveja.
  • O menu da dieta deve ser seguido à risca e com a ordem que te propomos a seguir. Não é possível trocar os pratos nem a ordem da ingestão dos alimentos.
  • É recomendável que antes e durante a dieta você esteja assessorado por um nutricionista que controle seus sinais vitais.
Como fazer a dieta dos 13 dias - Regras da dieta dos 13 dias

Menu da dieta dos 13 dias

Como comentamos anteriormente, é imprescindível que você siga à risca este menu; tenha em conta que você não poderá trocar almoços por jantares, nem a comida de um dia pela do outro.

Dia 1:

  • Café da manhã: Chá ou café sem açúcar.
  • Almoço: 2 ovos cozidos + prato de espinafre cru ou cozido no vapor
  • Jantar: 150 gramas de carne magra na prancha + salada de alface

Dia 2:

  • Café da manhã: 1 chá + 1 torrada de pão integral
  • Almoço: 150 gramas de carne branca na prancha (frango ou peru) + salada de tomates e alface fruta da estação ou salada de frutas
  • Jantar: 150 gramas de presunto cozido + salada de alface

Dia 3:

  • Café da manhã: Chá ou café + 1 torrada de pão integral
  • Almoço: 2 ovos cozidos + salada de ervilhas com tomate
  • Jantar: 150 gramas de presunto cozido + salada verde

Dia 4:

  • Café da manhã: Chá ou café + 1 torrada integral
  • Almoço: 1 ovo cozido + cenouras raladas + queijo gruyère
  • Jantar: salada de frutas sem adoçar + iogurte desnatado

Dia 5:

  • Café da manhã: Chá ou café sem adoçar + 1 torrada integral
  • Almoço: 150 gramas de peito de frango na prancha + salada de tomate e orégano
  • Jantar: 150 gramas de carne magra na prancha + salada verde

Dia 6:

  • Café da manhã: Chá + 1 torrada integral
  • Almoço: Frango sem pele na grelha
  • Jantar: 2 ovos cozidos + cenouras raladas

Dia 7:

  • Café da manhã: Chá sem adoçar + 1 torrada integral
  • Almoço: 150 gramas de carne vermelha ou branca na prancha + salada de frutas
  • Jantar: Escolha o jantar de que mais tiver gostado entre os propostos para os outros dias

Quando tiverem passado os 7 dias, você deve repetir este menu da dieta até chegar ao dia número 13. Quando tiverem passado os 13 dias, no dia seguinte você deverá fazer um dia de desintoxicação consumindo uma dieta líquida ou uma dieta mole antes de voltar a comer normalmente. Neste artigo damos a você ideias de sucos detox que você poderá tomar após esta dieta.

Para evitar o efeito rebote é imprescindível que após fazer a dieta dos 13 dias, você faça outro tipo de dieta equilibrada para comer saudável e não voltar aos hábitos alimentares que tinham feito você engordar. É recomendável visitar um nutricionista para que ele te assessore em seu plano de emagrecimento e manutenção.

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