Higiene pessoal

Como fazer higiene íntima correta

Como fazer higiene íntima correta
Imagem: ilhadascaieiras.com.br

Desde pequenos que fomos ensinados a lavar nosso corpo, mas será que sabemos como fazer higiene íntima correta? Muitas pessoas desvalorizam esse hábito, o que acaba resultando em desconforto, mau odor e infecções genitais como herpes e candidíase. Há que saber cuidar de todas as partes do nosso corpo devidamente, de forma a evitar esse tipo de complicações e nos sentirmos bem. Para o ajudar nesta questão, preparámos este detalhado artigo umComo.com.br. Continue lendo e melhore sua higiene!

Também lhe pode interessar: Dicas de higiene íntima masculina
Passos a seguir:
1

Na lavagem das partes íntimas sempre use água corrente a uma temperatura agradável para a pele, ou fria. Lave apenas a região externa e cuidadosamente, certificando-se de que alcança toda a área, incluindo o ânus e o espaço entre os grandes e pequenos lábios, no caso da mulher.

2

Um dos principais erros no momento de fazer a higiene íntima é usar um sabonete qualquer para lavar essa área do corpo tão sensível. É um erro pois deve-se ter em conta o PH do produto que se está usando, caso contrário este poderá causar irritação nos genitais. A solução passa por lavar essa área com um sabonete neutro ou indicado para a higiene íntima - saiba como escolher um sabonete íntimo.

Como fazer higiene íntima correta - Passo 2
Imagem: sidneyrezende.com
3

Depois de se certificar que removeu todo o sabonete, seque delicadamente sua região íntima com uma toalha lavada e macia. Uma secagem incorreta também pode originar irritação e maus odores.

4

Evite usar lenços umedecidos perfumados quando pretende uma higiene íntima mais rápida, dando preferência aos toalhetes íntimos sem odor ou de bebê, que são mais suaves para esta região. O mesmo acontece em relação ao papel higiênico, deve preferir os que não têm perfume.

Como fazer higiene íntima correta - Passo 4
Imagem: holadoctor.com
5

É igualmente importante que proceda à depilação ou aparação dos pêlos púbicos, pois estes tendem a acumular secreções. Neste artigo ensinamos como fazer depilação íntima, atente nos passos e dicas para conseguir bons resultados.

6

Prefira usar roupa íntima de algodão, já que as fibras sintéticas favorecem o desenvolvimento de fungos e bactérias na região íntima. De igual forma evite o uso frequente calcinha fio dental e peças de roupa muito apertadas junto a essa região. Saiba ainda como organizar as calcinhas de forma a mantê-las limpas.

Como fazer higiene íntima correta - Passo 6
Imagem: sensualyla.blogspot.pt
7

Se você estiver menstruada, os hábitos de higiene íntima devem ser reforçados. Além disso tenha o cuidado de mudar o absorvente externo a cada 2 ou 4 horas e não usar o absorvente interno por mais de 8 horas seguidas.

8

Reforce os hábitos de higiene íntima lavando seus genitais antes e depois do sexo, de forma a melhorar o aspeto dessa região, evitar a proliferação de bactérias, contração de doenças e libertação de maus odores, que podem originar um momento constrangedor com seu parceiro durante a relação sexual.

Veja também: Como depilar o ânus - Técnicas e dúvidas comuns!

Como fazer higiene íntima correta - Passo 8
Imagem: fotos.starmedia.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer higiene íntima correta, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Apesar de parecer a solução mais indicada para uma fácil limpeza íntima, a depilação total não é aconselhada pelos médicos, dado que favorecem a proliferação de micro-organismos.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
expedito nascimento
nota dez.muito proveitosa
Sara Silva
Muito obrigada valeu! ;)
Imagem: ilhadascaieiras.com.br
Imagem: sidneyrezende.com
Imagem: holadoctor.com
Imagem: sensualyla.blogspot.pt
Imagem: fotos.starmedia.com
1 de 5
Como fazer higiene íntima correta