Partilhar

Benefícios do alecrim para o cabelo

Por Sara Viega. Atualizado: 26 janeiro 2018
Benefícios do alecrim para o cabelo

O alecrim é uma planta muito utilizada na cozinha para potencializar o sabor e o aroma de muitos pratos, mas seus usos não se limitam exclusivamente ao âmbito culinário. Ele oferece magníficas propriedades medicinais para tratar diferentes condições, mas também tem se revelado um excelente remédio natural para cuidar do cabelo, prevenindo sua queda e ajudando a que se mantenha saudável e bonito. No seguinte artigo de umComo revelamos a você todos os benefícios do alecrim para o cabelo, que você pode aproveitar.

Passos a seguir:
1

Entre os benefícios do alecrim para o cabelo mais destacáveis, encontramos que é um grande aliado na prevenção da queda. Ao estimular a circulação sanguínea, atua como um poderoso ativador da irrigação capilar e graças a isso fortalece o cabelo, torna-o mais saudável e favorece seu crescimento. Para testar sua ação anti-queda, você pode preparar um tratamento à base de folhas secas de alecrim e azeite de oliva; você só precisa esquentar meia xícara de azeite com meia xícara de alecrim seco, deixar arrefecer, coar a mistura e aplicá-la massageando o couro cabeludo sobre o cabelo úmido. Deixe atuar durante 20 minutos e depois lave normalmente.

2

O alecrim no cabelo exerce também uma ação revitalizante e dizem que é benéfico para escurecer os fios grisalhos pouco a pouco e evitar o aparecimento de novos. Um bom remédio caseiro para verificar seus resultados é fazer um chá fervendo 2 ou 3 punhados de alecrim em água durante 15 minutos. Quando esfriar, coe o líquido e aplique sobre o cabelo após o xampu sem enxaguá-lo posteriormente.

Se você gostaria de conhecer outros usos do alecrim, leia também: chá de alecrim: para que serve?

Benefícios do alecrim para o cabelo - Passo 2
3

Suas propriedades adstringentes, tornam o alecrim um tratamento muito eficiente para melhorar o aspecto dos cabelos oleosos. Se seu cabelo se suja com muita facilidade, parece amassado e muito oleoso, não hesite em experimentar o seguinte remédio caseiro. Adicione um punhado de folhas de alecrim frescas junto a algumas folhas de menta em uma panela com água, deixe ferver e finalize coando a mistura. Você vai obter uma loção capilar que deve aplicar no cabelo após a lavagem, incida especialmente no couro cabeludo para que as raízes sejam limpas em profundidade e seja reduzido o excesso de oleosidade.

Descubra mais Remédios caseiros para o cabelo oleoso neste artigo.

4

Outro dos grandes benefícios do alecrim para o cabelo é que você pode usá-lo para combater a caspa e tratar a descamação do couro cabeludo. Para acabar com essas partículas brancas ou amareladas que afetam a estética da sua cabeleira, você pode acrescentar em um chá de alecrim umas gotas de vinagre de maçã e pulverizar a mistura sobre o cabelo úmido antes de lavá-lo deixando que penetre bem nas fibras capilares durante 20 minutos.

Benefícios do alecrim para o cabelo - Passo 4
5

E se estiver procurando um bom condicionador natural, nada melhor do que acrescentar ao seu xampu habitual uma xícara de um chá elaborado à base de alecrim e sálvia. Com isso, seu cabelo ficará bem mais limpo, fresco e refletirá um brilho espetacular.

6

Você também pode elaborar outros produtos à base de alecrim que servirão para melhorar o aspecto de sua pele e gozar de um bem-estar físico excelente, não perca os seguintes artigos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Benefícios do alecrim para o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Benefícios do alecrim para o cabelo

O que lhe pareceu o artigo?

Benefícios do alecrim para o cabelo
1 de 3
Benefícios do alecrim para o cabelo

Voltar ao topo da página