Pés suaves

Como deixar os pés macios

Como deixar os pés macios
Imagem: groupon.com

Se você possui a pela seca ou não costuma cuidar dela, muitas vezes isso pode resultar em calcanhares rachados e pés de aparência desagradável. E, muitas vezes, mesmo hidratando o corpo, é comum esquecer de dar o descanso necessário aos pés.

Para você aprender a como deixar os pés macios, o umComo.com.br separou algumas dicas e receitas de hidratação. Aproveite para fazer em casa, de forma rápida e sem muito trabalho. Afinal, a beleza dos pés também importa na hora de exibi-los durante o verão, sem contar o conforto de pés bem cuidados.

Também lhe pode interessar: Como deixar a pele macia como de bebê

Índice

  1. Banho especial para os pés
  2. Mistura de óleos
  3. Hidrate com cremes diariamente
  4. Esfolie a pele uma vez por semana
  5. Evite sapatos muito apertados
  6. Vá ao podólogo
  7. Causas de um pé seco ou prejudicado

Banho especial para os pés

Pelo menos duas vezes na semana, faça um banho especial somente para os pés. Use uma bacia de apoio e coloque nela um litro de água morna. Existem diversos ingredientes que podem ser adicionados neste banho, de forma caseira, para fazer com que seus pés relaxem e fiquem mais saudáveis. Alguns deles são: glicerina vegetal, cápsulas de vitamina E e sal grosso. Escolha apenas um deles por vez e deixe os pés imersos por dez minutos. Em seguida, seque-os bem e aplique hidratante ou óleo de bergamota. Se o seu pé já está com rachadura, então o banho deve ter cuidados especiais. Depois de alguns minutos de imersão, quando eles tiverem com a pele mole e suave, esfregue-os suavemente com uma esponja vegetal ou uma escova macia. Nas zonas onde há maior concentração de células mortas, haverá perda da pele que não é mais eficaz.

Como deixar os pés macios - Banho especial para os pés
Imagem: arabtimesonline.com

Mistura de óleos

Também é possível revezar o banho especial com um tratamento de óleos. Faça esse método uma vez por semana. Para isso, separe uma colher de sopa de cada óleo: oliva, amêndoas e gérmen de trigo. Estes ingredientes especiais irão agir sobre a pele de forma a hidratá-la por completo, além de serem benéficos para a saúde dos pés. Misture tudo o que separou e coloque dentro de uma meia de lã. Você deverá vesti-la com os óleos enquanto dorme. No dia seguinte, lave os pés e deixe-os respirar.

Hidrate com cremes diariamente

A hidratação mais comum feita com cremes também é muito importante para manter os pés macios. Escolha marcas que conheça e que sejam específicas para o seu tipo de pele. Em especial, busque por hidratantes que tenham ureia ou ácido lático. O melhor momento para aplicar cremes é ao sair do banho, pois é quando a pele irá absorver melhor e tirar maior proveito de seus benefícios. Aproveite para massagear os pés de forma a deixá-los descansados e relaxados. Espalhe o creme levemente e percorra todo o pé, passando pelos dedos, calcanhar, sola, etc. Isso também aliviará o cansaço e permitirá que o sangue circule melhor.

Como deixar os pés macios - Hidrate com cremes diariamente
Imagem: undergroundhealth.com

Esfolie a pele uma vez por semana

Outra prática comum e eficaz que deve ser repetida toda semana é o esfoliamento com lixa ou cremes especiais. Não se preocupe que, se mantiver a frequência de apenas uma vez na semana, sua pele não irá engrossar. Esfoliar a pele é muito importante para tirar aquela camada de pele que está incomodando, feita de células mortas.

Evite sapatos muito apertados

Usar sapatos apertados pode facilitar a formação de calos, além de apertar os dedos e o calcanhar. Esses atritos podem não somente deixar a pele do pé seca, como também prejudicar sua pisada e a saúde do pé. Problemas mais sérios podem ser criados futuramente caso você não use os sapatos certos. Por isso, nossa dica é preferir sapatos que também permitam a ventilação, além de usar os ideais para o seu tamanho.

Vá ao podólogo

Se nenhum dos métodos acima conseguiu reverter sua situação e deixar seus pés mais macios, você precisará buscar um podólogo para um tratamento mais potente. Existem aparelhos específicos para lixar calos nos dedos e a sola do pé, por exemplo. Além disso, também é possível hidratar cutículas e identificar qualquer outro problema, como sapato inadequado ou pisada prejudicial.

Causas de um pé seco ou prejudicado

Para seguir bem as dicas, é preciso entender o que está deixando seus pés secos ou prejudicados. O inimigo mais comum dos pés é a perda da umidade. Ou seja, aquele tempo seco que deixa a pele do corpo todo desagradável. O mesmo acontece com quem toma banho muito quente, onde consequentemente a pele fica ressecada. Outras causas podem ser o uso de sapatos inadequados, de número errado. Sapatos fechados também podem gerar irritação, principalmente unido ao suor. Outra opção que acontece muito no verão é tomar sol nos pés e até solas, esquecendo-se de passar protetor solar.

Em todo caso, é preciso tomar cuidado não apenas com a beleza dos pés, mas também com a saúde. Fique atento e perceba se eles estão muito prejudicados. Se for o caso, é possível que isso gere infecções ou fungos. O mais conhecido é o chamado pé de atleta, fissuras que causam muita coceira.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como deixar os pés macios, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Lene
Amei....
Editor umComo.com.br
Oi Lene! Ainda bem :) Muito obrigada pelo comentário ;)
Imagem: groupon.com
Imagem: arabtimesonline.com
Imagem: undergroundhealth.com
1 de 3
Como deixar os pés macios