Outros Massagem

Como é a massagem ayurvédica

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 15 junho 2017
Como é a massagem ayurvédica

A ayurveda é uma palavra formada pelos termos "duração de vida" e conhecimento". Trata-se de um antigo remédio tradicional índio que se centra tanto no corpo como na mente como meio para resolver problemas relacionados com ambos. Segundo esta filosofia, existem três elementos presentes em um indivíduo e que se combinam tornando-o único: fogo, ar e terra. Esta massagem permite encontrar a solução através da avaliação do problema do paciente por parte do terapeuta, gerando um tratamento individualizado que o caracteriza e representa o seu sucesso. Segundo a conclusão a que o terapeuta chegar, aplicará a massagem ayurvédica mais adequada. Se quer conhecer mais sobre esta peculiar forma de tratar problemas, neste artigo de umComo explicamos para você como é a massagem ayurvédica.

Também lhe pode interessar: Como é a massagem balinesa
Passos a seguir:
1

A medicina ayurveda baseia-se na importância que esta dá à interação e o equilíbrio entre a mente, corpo e espírito. A harmonia entre estes três elementos depende da energia de cada pessoa e, é por isso que a ayurveda trata de contribuir para que o indivíduo se sinta bem através das massagens. As massagens ayurvédicas não só aliviam dores, como também atuam como medicina preventiva ao melhorar a circulação, fortalecer o sistema linfático e limpar e revigorar o corpo.

2

A interação entre o paciente e o terapeuta é fundamental, tanto para um bom entendimento do problema por parte do terapeuta, como para que este possa aplicar o tratamento mais adequado através da massagem ayurvédica. Como consequência, a atenção personalizada é fundamental para poder aumentar as probabilidades de sucesso no tratamento. Quando o terapeuta tem claro qual é o problema do paciente, é hora de escolher o tipo de massagem ayurvédica que se levará a cabo e os óleos que serão aplicados.

Como é a massagem ayurvédica - Passo 2
3

Dentro da ayurveda, existe uma grande variedade de óleos que podem ser utilizados nas massagens ayurvédicas. É por isso que a escolha do óleo adequado é fundamental para poder tratar os problemas do paciente. Entre os diferentes óleos disponíveis distinguem-se dois grandes grupos: os óleos base e os restantes óleos. Enquanto os óleos base são os mais importantes no tratamento, os outros servem como complemento. Alguns óleos que se aplicam na pele chegam às camadas mais profundas através da massagem ayurvédica. Muitos dos óleos utilizados são: óleo de sésamo, óleo de coco, óleo de Brahmi, amêndoa, girassol ou rícino. Em qualquer caso, os óleos utilizados não devem conter nenhum tipo de substância química, mas deveriam ser completamente biológicos.

4

O elemento que diferencia esta massagem de qualquer outra é a sua consideração da energia presente no corpo humano no tratamento. Na ayurveda, os problemas de energia denominam-se doshas e são tratados através das massagens ayurvédicas. Dentro destes problemas relacionados com a energia ou doshas, existem diferentes tipos em função da relação do mesmo com uma determinada parte do corpo. Além disso, os problemas relacionados com o sistema nervoso central denominam-se vata. Alguns dos benefícios que se obtêm com a massagem ayurvédica são:

  • Fortalece o sistema imunológico.
  • Aumenta a flexibilidade muscular.
  • Ajuda a equilibrar a energia do paciente com o corpo, mente e espírito.
  • Melhora a circulação sanguínea e rejuvenesce a pele.
  • Elimina o estresse e relaxa o sistema nervoso, por isso o paciente fica mais relaxado.
Como é a massagem ayurvédica - Passo 4
5

Cada sessão tem uma duração de uma hora e meia aproximadamente, ainda que a conversa prévia entre paciente-terapeuta também requeira de tempo que deve ser acrescentado.

Antes de começar a sessão da massagem ayurvédica, devem-se ter em conta diferentes fatores através da comunicação entre o paciente e o terapeuta, entre os quais se encontram: pele, metabolismo, sono, etc. Depois da conversa paciente-terapeuta, este último avalia os problemas de energia ou doshas e determina o tipo de óleo que aplicará para tratá-los, bem como a pressão que aplicará na massagem ayurvédica.

Como explicamos anteriormente, a mente é um fator fundamental, por isso o terapeuta incentiva a deixar a mente em branco e a afastar qualquer pensamento que possa influenciar no relaxamento. O ambiente tem que ser o adequado, por isso a luz não deve ser intensa, a temperatura deve ser agradável para que o paciente possa se sentir cômodo e utiliza-se música para estimular o relaxamento. Como podemos observar, há vários fatores que intervêm no sucesso de uma boa massagem ayurvédica: uns dependem do paciente, outros do terapeuta, enquanto que alguns são elementos externos, como a música e a temperatura.

Como é a massagem ayurvédica - Passo 5
6

Se este artigo foi interessante para você, recomendamos:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é a massagem ayurvédica, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Como é a massagem ayurvédica