Conselhos de beleza para os homens

Como é o padrão de beleza masculino

Melissa Ramalho
Por Melissa Ramalho. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como é o padrão de beleza masculino
Imagem: dailymail.co.uk

O padrão de beleza masculino mudou muito ao longo dos tempos, hoje em dia quando pensamos em beleza associamos de imediato a uma celebridade ou a um esportista, algum homem com um corpo perfeito e uma pele magnifica. Bem longe dos homens "reais", por vezes os meios de comunicação manipulam tanto os padrões de beleza que nos esquecemos do que realmente importa. Em umComo vamos esclarecer como é o padrão de beleza masculino na atualidade.

Também lhe pode interessar: Como é o padrão de beleza feminino

A evolução do padrão de beleza masculino

A evolução dos padrões de beleza masculinos tem se alterado bastante ao longo dos tempos, os gregos e os romanos praticavam o culto do corpo, uma criança de sexo masculino começava logo desde pequeno a frequentar os gymnasiums, os ginásios da época, de forma que em adultos tivesse um corpo perfeito, bastante musculado. Isto para serem excelentes soldados e atletas. Mas eles não se limitavam apenas a trabalhar o corpo, também estudavam bastante filosofia, musica e literatura, para manter a mente sã.

Na idade média os padrões de beleza masculino foram radicalmente alterados, não poderia haver qualquer culto do corpo, tudo o que estava relacionado com isso era tratado como pecado, nem a higiene era vista com bons olhos pela igreja. Os homens deixaram de se preocupar com o físico.

A reviravolta começou em 1900, quando Eugen Sandow começou a explorar de novo a musculação, tal como tinham feito os gregos e romanos. Começou a existir competições de fisiculturismo mas ainda com poucos adeptos. Em 1970 surge a igualdade de direitos para homens e mulheres e isso veio mudar muitas mentalidades, os homens se queriam conquistar mulheres tinham que começar a se preocupar com a sua aparência. Com a liberdade veio também uma mudança nos padrões de beleza, os homens começaram a se tornar mais femininos, usando roupas unissex e deixando os cabelos crescer. Em 1980 volta o boom da musculação, com Arnold Schwarzenegger muitos homens decidem seguir as pegadas deste fisiculturista.

As celebridades ganham outro impacto na vida da população mundial na década de 90, os homens comuns começam a querer seguir os exemplos dos homens esportistas, artista e modelos. Os homens ricos também começam a ser cada vez mais admirados pelo seu poder. E é esse o caminho que a sociedade de hoje em dia está a seguir, os padrões são agora esteriótipos de famosos ou ricos.

Como é o padrão de beleza masculino - A evolução do padrão de beleza masculino
Imagem: pt.wikipedia.org 

Como é o padrão de beleza masculino

Hoje em dia não são apenas as mulheres que sofrem pressões de serem perfeitas perante a sociedade. Os homens também estão a seguir o mesmo rumo, homens têm que corresponder aos padrões de beleza masculinos se querem ter uma vida social ativa e se pretendem estar rodeados de mulheres. O sexo masculino tenta a se igualar a atletas, atores ou modelos, seguindo os cortes de cabelo dos famosos ou a forma de se vestirem. Basicamente hoje se um homem se cuida, é cheiroso, vai ao ginásio, tem um corpo atraente, uma pele tratada, usa roupas e penteados da moda, ele se enquadra no padrão de beleza masculino. Infelizmente este padrão está a ganhar cada vez mais força e os homens cada vez começam mais cedo tendo de se preocupar com padrões, nas escolas começa a existir descriminação entre quem entra nos padrões de beleza e quem não pertence a esse padrão.

Se olharmos a nível mundial os padrões alteram-se um pouco, na Oceania e no japão homens obesos são homens belos. Na Europa homens negros são considerados exóticos e na Africa homens brancos são considerados belos. Os padrões também se dividem consoante as culturas dos povos.

Devemos dar valor ao que verdadeiramente importa e incutir isso na sociedade, padrões de beleza não fazem ninguém feliz, o que adianta um homem corresponder a todos os padrões de beleza, se não sabe tratar uma mulher? Ou se não respeita o próximo?

Como é o padrão de beleza masculino - Como é o padrão de beleza masculino
Imagem: dailymail.co.uk

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como é o padrão de beleza masculino, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
deisinha
Artigo interessante
Melissa Ramalho
Muito obrigada, ainda bem que gostou do artigo e continue a seguir-nos.
Imagem: dailymail.co.uk
Imagem: pt.wikipedia.org 
Imagem: dailymail.co.uk
1 de 3
Como é o padrão de beleza masculino