Fazer produtos de beleza

Como fazer água de rosas

Como fazer água de rosas
Imagem: veggietal.com.br

A água de rosas tem vindo a multiplicar os seus usos tanto na área da beleza como da saúde. A água de rosas contém propriedades adstringentes, respiratórias, para a pele e também digestivas. Ela pode ser utilizada para aliviar a dor de cabeça, como anti-inflamatória e descongestionante, cicatrizante, para minimizar estrias, rugas e manchas, combater acne, prevenir queda de cabelo e pode ainda ser utilizada como tônico para limpar a pele devido ao seu conteúdo em vitamina B e E, taninos e pectina. Com um suave aroma, a água de rosas tem sido frequentemente usada em produtos de beleza. Para que tenha sempre em casa esta água com imensos benefícios, em umComo vamos lhe explicar como fazer água de rosas.

Também lhe pode interessar: Como fazer sabão de rosa mosqueta
Passos a seguir:
1

Para fazer a água de rosas você vai precisar de:

  • Rosas frescas;
  • Água destilada;
  • Um tacho grande;
  • Um frasco de vidro com fechamento hermético ou uma garrafa de spray, para uma mais fácil utilização.
2

Comece por escolher as pétalas de rosas, as rosas vermelhas e as de cor rosa são as que têm uma melhor fragrância. Se for você mesmo a colher as rosas do seu jardim, é recomendável que o faça pela manhã pois é quando as rosas apresentam mais propriedades. Caso compre as rosas em uma loja, passe-as por água fria para retirar qualquer químico que possam conter. Quanto menos químicos e mais frescas forem as rosas melhor. O caule e as folhas das rosas não são necessários para fazer água de rosas, por isso pode jogá-los fora.

Como fazer água de rosas - Passo 2
Imagem: oficinadamoda.com.br
3

Agora coloque as pétalas de rosas em um tacho juntamente com a água destilada. Deve colocar água destilada suficiente para cobrir as pétalas de rosas, mas não mais do que isso, para que a mistura não fique demasiado diluída. Coloque a tampa no tacho e deixe ficar até que as pétalas comecem a perder a cor.

Como fazer água de rosas - Passo 3
Imagem: theoldreader.com
4

Quando as pétalas começarem a perder a cor, desligue o fogão e filtre a água para o seu frasco de vidro ou garrafa de spray. Deixe a água de rosas na geladeira e comece a utilizá-la no dia seguinte como tônico para a sua pele, para tonificar, cicatrizar ou descongestionar.

Como fazer água de rosas - Passo 4
Imagem: luasdeafrodite.blogspot.pt
5

Outra forma de se beneficiar com as rosas é com óleo de rosas. Você também pode fazer óleo de rosas caseiro, entrando no nosso artigo e seguindo os passos.

Dica: Acesse também esse artigo para saber como usar água de rosas no cabelo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer água de rosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Elaine
Amei esse post! Mas gostaria de saber o Q é água destilada?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Elaine! Água destilada é aquela água que se costuma colocar nos ferros de passar a roupa. Espero ter ajudado! Obrigada pelo seu comentário!
Cristina Leal
Amei o site! Gostaria de saber mais sobre a agua de Rosas, ela dura quanto tempo, e tem que ficar guardada sempre dentro da geladeira ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Cristina, não lhe sei dizer ao certo quanto tempo ela dura, mas bastante tal como a que encontra à venda em supermercados. Se você guardar em um recipiente fechado, não precisa colocar na geladeira. Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
ARGENTINO PERIGO DA CUNHA FILHO
Oi vanessa, obrigado pelo link. que tipo de tacho se refere!
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Argentino, uma panela normal.
ARGENTINO P. DA C. FILHO
Adorei, quero maia detalhes.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Argentino, que bom saber que foi do seu agrado! Nesse link poderá ver como pode usar água de rosas: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-usar-agua-de-rosas-15202.html
Imagem: veggietal.com.br
Imagem: oficinadamoda.com.br
Imagem: theoldreader.com
Imagem: luasdeafrodite.blogspot.pt
1 de 4
Como fazer água de rosas