Partilhar

Como usar leite de rosas

Como usar leite de rosas
Imagem: modobranding.com

Ter uma pele do rosto cuidada é o desejo de todas as mulheres e, para isso não é necessário gastar uma fortuna comprando produtos de beleza. Um produto que é um clássico é o Leite de rosas que com certeza sua mãe ou avó já usaram por ser um clássico do cuidado com a pele. O produto é fácil de encontrar e tem um preço super acessível. Se você nunca usou o produto e quer saber como usar leite de rosas, leia esse artigo do umCOMO e descubra mais sobre suas funções e maneiras corretas de usar em cada caso.

Também lhe pode interessar: Como fazer água de rosas

Para que serve o leite de rosas?

Este produto de beleza tem como função original ser um desodorante natural mas ele pode ser utilizado para outros fins como para combater espinhas, a oleosidade da pele, limpar e tonificar o rosto e há quem diga que até ajuda a clarear manchas.

O leite de rosas pode servir para limpar a pele do rosto, agindo como um desmaquilante. Por isso, se você tem o rosto maquiado ou apenas sujo e oleoso devido à poluição do ar e às impurezas, então pode passar o leite de rosas no seu rosto.

Como usar leite de rosas - Para que serve o leite de rosas?

Composição do Leite de rosas

A fórmula do leite rosas é composta por:

  • Óxido de zinco;
  • Cloreto de benzalcônio;
  • Sorbitol;
  • Digluconato de clorexidina;
  • Etanol;
  • Água;
  • Essência.

Como usar o leite de rosas no rosto

O ideal é você colocar um pouco do produto em um disco de algodão e passar no rosto, porém, é recomendado que primeiramente se faça uma lavagem comum com sabonete para remover a maquiagem de forma mais grosseira e que depois se passe o Leite de Rosas, assim você terá certeza de que realmente o seu rosto ficou limpo. Isto porque, se você tiver uma maquiagem demasiado carregada pode demorar mais para tirar com o leite de rosas ou então não remover completamente todos os resíduos da sua maquiagem.

Outra das funções associadas ao leite de rosas é a sua propriedade tonificante. Então você pode utilizá-lo como tônico facial. Para isso, após limpar o seu rosto com um produto específico ou sabonete facial, coloque leite de rosas em um disco de algodão e passe no rosto.

Leite de rosas para espinhas

Este produto também é conhecido por ajudar a combater as espinhas e cravos. É importante referir que no caso de acne, é extremamente importante seguir as indicações do seu médico ou dermatologista e usar os produtos ou remédios que ele tenha indicado. Para aplicar o leite de rosas e diminuir ou evitar espinhas siga os seguintes passos:

  1. Limpe bem seu rosto com sabonete neutro;
  2. Coloque um pouco de leite de rosas em uma bola de algodão;
  3. Passe nas zonas com espinhas ou cravos, deixe secar ao livre evitando a exposição solar enquanto isso;
  4. Remova o leite de rosas da pele, principalmente de manhã, antes de sair de casa;
  5. Faça este procedimento duas vezes ao dia, de preferência de manhã e à noite.
Como usar leite de rosas - Leite de rosas para espinhas

Leite de rosas com aspirina

Existe uma receita caseira que inclui leite de rosas e melhoral ou aspirina, que é indicada para as espinhas e cravos:

  1. Para fazer esta receita caseira, você deve amassar um comprimido de melhoral ou aspirina, misture com 30 ml de leite de rosas e passar no rosto como se fosse uma máscara;
  2. Após a aplicação, deixe atuar e, enquanto isso, é fundamental que evite a exposição solar, pois o leite de rosas contém álcool em sua composição e pode queimar e/ou manchar sua pele.

Leite de rosas para o rosto de pele oleosa

Leite de rosas no rosto pode ser uma mão na roda para quem sofre de excesso de oleosidade na pele, o leite de rosas também pode ser de ajuda. Peles oleosas podem passar o produto no rosto no máximo duas vezes ao dia, sendo que o ideal seria só usar à noite.

O leite de rosas contém em sua composição álcool e outros elementos que podem ressecar excessivamente a pele, se usado em excesso, podendo causar efeito rebote deixando a pele mais oleosa do que já era. Ou seja, o leite de rosas pode deixar a pele bem sequinha durante algumas horas, mas depois de um tempo a sua pele vai produzir ainda mais oleosidade para compensar a que perdeu, por isso use o leite de rosas com moderação.

Leite de rosas com bicarbonato

O leite de rosas clareia a pele das axilas e virilhas e existe até uma receitinha caseira de leite de rosas com bicarbonato de sódio que funciona. Para realizar o clareamento você deve:

  1. Preparar uma pasta com 20 ml de leite de rosas e 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  2. Misturar tudo muito bem até que se forme um composto homogêneo;
  3. Aplicar a pasta resultante nas áreas a clarear e deixar atuar por 15 minutos;
  4. Após esse tempo, enxague com água morna e aplique um creme hidratante.

É possível aplicar esta receita caseira 2 vezes por semana e, se não der o resultado esperado, confira outras receitas caseiras para clarear as axilas e para clarear as virilhas.

Como usar leite de rosas - Leite de rosas com bicarbonato

Leite de rosas ou leite de colônia?

Ambos produtos podem ser agressivos para a pele por conter álcool, entretanto, o mais recomendável é que se use o Leite de Colônia por conter menos álcool e ser menos prejudicial. Ainda assim, caso você use o Leite de Rosas seguindo os passos recomendados e jamais expondo sua pele ao sol enquanto estiver com o produto na pele, não há razão para preocupações.

Veja mais em: Como usar o leite de colônia

Recomendações para usar o Leite de Rosas

  • O leite de rosas não é indicado para peles secas, uma vez que este produto retira toda a oleosidade da pele. Caso tenha pele seca é indicado que utilize produtos específicos, veja, aqui remédios caseiros para pele seca;
  • O leite de rosas faz mal apenas quando mal utilizado, afinal, o produto é muito potente quando se trata da remoção de oleosidade da pele, por isso, use o produto com parcimônia e nunca deixe-o na pele mais do que o necessário;
  • Se você tem algum problema de pele, alergias ou muita sensibilidade, antes de usar o leite de rosas procure um dermatologista para que seja avaliado se é possível que você faça uso da substância afim de evitar problemas cutâneos.

Como identificar cada tipo de pele e o melhor sabonete

Os cuidados que temos com a pele são muito importantes e determinam o estado da nossa pele anos mais tarde. Todo ritual de higiene diária tem como primeiro passo a lavagem, feita com sabonete líquido ou em barra. A escolha do sabonete mais indicado para a nossa pele é fundamental. É necessário ter em conta os componentes do mesmo e o PH. Saiba como escolher o sabonete ideal para o seu tipo de pele para usá-lo antes de passar o leite de rosas.

Existem cinco tipos de pele: normal, seca, oleosa, mista e sensível:

Pele Normal

A pele normal é suave, macia e flexível. Encontra o equilíbrio entre a pele seca e a pele oleosa. O mais indicado para a pele normal é o sabonete de PH neutro, que deverá ser moderadamente hidratante. Pode optar por sabonete de cânfora e alantoína.

Pele Seca

A pele seca é mais baça, menos flexível e tem tendência a descamar. Ela requer uma limpeza mais cuidadosa e muita hidratação.

Os sabonetes ideais para este tipo de pele são feitos à base de óleos vegetais, óleo de amêndoa, manteiga de karité, lactato de amônia e semente de uva. Deverão ser sempre sem álcool, uma vez que este seca a pele. O PH deverá ser neutro.

Pele Oleosa

A pele oleosa é mais brilhante, tem os poros maiores e tem mais tendência para ganhar espinhas. Este tipo de pele exige uma limpeza bem eficiente e uma hidratação leve.

O ideal são os sabonetes líquidos, uma vez que têm o PH mais neutro. O sabonete deverá incluir na sua composição ácido salicílico, enxofre, sulfacetamina sódica, propólis e hamamélis.

Pele Mista

A pele mista é uma combinação das peles oleosas e secas. Apresenta zonas de pele mais oleosas, geralmente a zona T (testa, nariz e queixo) e as restantes mais secas ou normais.

Para a pele mista o ideal são sabonetes que diminuam a oleosidade mas que, por outro lado, não sequem demasiado a pele. O PH deverá ser ligeiramente mais elevado.

Pele Sensível

A pele sensível é a que requer mais cuidados. Facilmente fica irritada e vermelha, podendo mesmo ganhar manchas e coceira.

Para o cuidado deste tipo de pele o mais aconselhável são sabonetes de PH neutro e calmantes, geralmente características dos sabonetes de bebé. Opte por substâncias como camomila e erva doce.

Leia também: Quais os benefícios da Aloe Vera para a pele

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar leite de rosas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como usar leite de rosas

O que lhe pareceu o artigo?
7 comentários
RUBIELA BERNAL ROJAS
Leite de Rosas sirve para quitar manchas en la cara producidas por el consumo de prednisolona, medicamento para controlar el dolor producido por la artrittis. Favor informarme en español sus beneficios. Por favor me puede indicar su precio y en colombia en que lugar lo puedo comprar. Gracias
Aurea Machado
Minha sogra sempre usava o leite de rosas à noite para dormir com a pele limpa. Comecei a usar tbm e todas as minhas sardas sumiram. Ele realmente retira as manchas do rosto. Eu adorei!
Valéria
Após usar a mistura de leite de rosas com bicarbonato de sódio no rosto, para clarear manchas, eu posso usar algum hidratante (creme anti-idade, óleo para manchas, ou creme clareador), sem precisar lavar o rosto? Aguardo resposta. Desde já, obrigada!
A sua avaliação:
Thamyris
Tenho pele oleosa , posso usar o leite de rosas após minha pele absorver passar maquiagem ? (Base , corretivo) ajudará a não deixar a pele oleosa durante o uso da maquiagem ?
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Thamyris! Se tem pele oleosa, confira esses truques de maquiagem: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/truques-de-maquiagem-para-a-pele-oleosa-5088.html
A sua avaliação:
Zita
Oi... Eu descobri agora, que o LEITE DE ROSAS é excelente para coceira na pele... A coceira para em pouco tempo, após o uso.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Zita! Obrigada por partilhar a sua experiência com o leite de rosas conosco!
A sua avaliação:
Creunice Maria de Jesus Silva
Posso usar o leite de rosas e em seguida usar o produto da renew, normalmente, todos os dias.
Vanessa Lopes (Editor/a de umCOMO)
Oi Creunice! Você pode aplicar o leite de rosas, deixar a pele absorver e depois aplicar o seu creme hidratante habitual. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Regina
Boa tarde, sempre usei Leite de Colonia e Leite de Rosas, mas fiquei horrorizada quando cheguei em casa para usar o meu Leite de Rosas que simplesmente ele vem pela metade,os 60 ml de voces e a metade do recipiente isso e um absurdo.

Como usar leite de rosas
Imagem: modobranding.com
1 de 4
Como usar leite de rosas

Voltar ao topo da página