Partilhar

Como usar leite de colônia

Por Paula Cassandra. Atualizado: 1 agosto 2018
Como usar leite de colônia

O leite de colônia é um produto tradicional nas prateleiras de farmácias e de outros estabelecimentos que comercializam itens para o tratamento da pele. As maneiras de como utilizá-lo são variadas, inclusive, como aliado de uma série de procedimentos, devido às suas diferentes propriedades. Para saber como usar leite de colônia confira as dicas que o umComo.com.br agrupou sobre o tema.

Passos a seguir:
1

O leite de colônia trata a pele de uma série de maneiras, inclusive, limpando e tonificando as camadas mais superficiais do rosto de maneira profunda e protegendo-a contra as intempéries. Por conta da sua ação adstringente, que tem a função de controlar a oleosidade da pele, ao fechar os seus poros, usar leite de colônia também evita o surgimento das espinhas e cravos. Além disso, funciona como demaquilante, removendo a maquiagem, lembrando que esse cuidado é essencial, inclusive, antes de dormir.

Como usar leite de colônia - Passo 1
2

No caso da acne, a melhor maneira de usar o produto é combiná-lo com um hidratante da sua preferência, água e chá de camomila. Para tanto, é preciso fazer um chá de camomila bem concentrado com alguns sachês, vertê-lo ainda quente em uma bacia e mergulhar uma toalha de rosto limpa e macia. Depois de remover o excesso de chá da toalha, torcendo-a, é necessário deitar para fazer um tipo de cabaninha com a toalha. É preciso colocar a toalha sobre o rosto, mas sem encostá-la, para que o calor se acumule sobre ela.

3

Depois de alguns minutos, é necessário aplicar no rosto o leite de colônia, o que pode ser feito com algodão, sendo importante evitar a região próxima aos olhos, para que a pele esteja preparada para remover os cravos do rosto. Isso deve ser feito com o uso de algodão para não colocar os dedos diretamente sobre os pontinhos pretos da pele. O procedimento amolece os cravos, que ficam mais fáceis de sair. Após finalizar, lave bem o rosto e aplique um hidratante adequado à sua pele.

4

O leite de colônia também pode ser usado nos mais variados tratamentos da pele, como hidratação do rosto e dos lábios, além de procedimentos de esfoliação, inclusive, quando forem usadas receitas caseiras. Em geral, o melhor é usar o produto antes do procedimento, para que a pele esteja bem limpa para receber os cuidados e ao final do tratamento, dessa forma, vai tonificar a cútis, ajudando a prolongar os benefícios do tratamento.

5

Na hora de hidratar os lábios, por exemplo, a fim de evitar que eles fiquem rachados, avermelhados e ardendo, é possível aplicar o leite de colônia no rosto para iniciar o tratamento. Uma dica de receita caseira com essa finalidade é formar uma pasta homogenia com uma colher grande de abacate, uma colher pequena de leite integral e outra de manteiga de karité. Depois de limpar o rosto com o produto basta passar a receita nos lábios duas vezes ao dia.

Confira mais remédios caseiros para hidratar os lábios no nosso artigo.

6

Você pode usar também este leite da mesma forma na hora de hidratar o rosto. A pele pode ser bem limpa com o leite de colônia e tonificada ao final do procedimento. Uma dica de receita consiste em fazer um creme usando uma colher grande de azeite, outras duas de mel e meio abacate. Depois de misturar bem os ingredientes até formar uma pasta, basta passar a mistura no rosto e, ao final de 10 minutos, remover bem os ingredientes com água morna. No final, aplica-se novamente o leite de colônia.

Como usar leite de colônia - Passo 6
7

O produto pode ser usado ainda em esfoliações caseiras, procedimento fundamental para remover as células mortas e impurezas da pele, não só no rosto, como também no colo e no pescoço. É importante que todos esses procedimentos sejam feitos com ingredientes que combinem com o tipo de pele de cada pessoa. Além disso, o leite de colônia não deve ser usado com frequência por que tem pele oleosa, já que pode agravar a situação. Devido ao alto teor de álcool do produto pode também ressecar a pele.

Veja também: Como usar leite de rosas - 5 maneiras para cuidar da pele

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como usar leite de colônia, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como usar leite de colônia

O que lhe pareceu o artigo?

Como usar leite de colônia
1 de 3
Como usar leite de colônia

Voltar ao topo da página