Partilhar

Como fazer gel desinfetante em casa

Como fazer gel desinfetante em casa

Você quer ficar totalmente protegido de bactérias ou vírus? Uma boa forma é usar com frequência um gel desinfetante que não precisa do uso de sabão, água nem toalhas. Este tipo de produto consegue desinfetar sua pele eliminando os micróbios e os germes, conseguindo um resultado muito melhor que o dos sabonetes que usamos habitualmente para nos lavar. Para poder aproveitar ao máximo a sua proteção, o melhor é aplicar um pouco deste gel após lavar as mãos, esfregar até sentir que se desfaz e, assim, aumentará a sua eficácia. Neste artigo de umComo.com.br vamos contar como fazer gel desinfetante em casa de uma forma rápida e simples.

Também lhe pode interessar: Como fazer um gel de banho caseiro
Passos a seguir:
1

Os géis desinfetantes funcionam perfeitamente, porque não é necessário estar em um banheiro para usufruir dos seus benefícios. Sem precisar de água, estes géis são aplicados diretamente sobre a pele criando, assim, uma camada protetora. A seguir vamos dar uma receita de gel desinfetante para a qual serão necessários estes materiais:

  • 70 ml de álcool etílico
  • 20 ml de água de hamamélis
  • ¼ colher de chá de glicerina
  • 20 gotas de óleo essencial de lavanda, alecrim ou eucalipto

Deverá conservar este gel desinfetante em um recipiente de vidro ou plástico que contenha uma tampa para que, assim, fique protegido do ar e das condições externas prolongando, deste modo, a sua eficácia.

Como fazer gel desinfetante em casa - Passo 1
2

Para poder fazer o gel desinfetante em casa a primeira coisa a ser feita é combinar os ingredientes que acabamos de listar e agitá-los até aparecer uma mistura homogênea. Guarde em um pote de vidro e, de preferência, em um lugar escuro ou, também, no interior da sua bolsa ou bolso.

É importante, sobretudo, agitá-lo antes de usar já que, assim, garante-se que todos os componentes se misturam. Aplique sobre as suas mãos e esfregue até sentir que se desfaz, as áreas que mais precisarão desta limpeza são as pontas dos dedos e os pulsos, pois é onde mais sujeira e bactérias são armazenadas.

A validade deste gel pode chegar a 1 ano sem que seja necessário colocar na geladeira, no entanto, é importante mantê-lo em um lugar escuro e corretamente fechado para evitar que o álcool evapore.

3

Você também pode fazer um gel desinfetante em casa usando outros ingredientes que facilmente pode encontrar em farmácias ou drogarias. Você precisará de:

  • 6 colheres de sopa de álcool etílico
  • 3/4 colher de chá de carbopol (disponível em drogarias)
  • 1/4 colher de chá de trietanolamina (consegue-se em drogarias)

Para o fazer, a primeira coisa que devemos fazer é coar o carbopol usando uma peneira para, assim, conseguir desfazer os grumos (pode recorrer a uma colher). Depois, verta o álcool em um recipiente de vidro, misture com o carbopol coado e agite. De seguida, adicione a glicerina sem deixar de agitar a mistura e, quando estiver tudo pronto, adicione a trietanolamina.

Agora você verá como se forma a textura do gel e, quando estiver pronto, verta em uma garrafa de vidro ou plástico, mas que possa ser tampada. Do mesmo modo que com a receita anterior, você deve manter o gel em um lugar fresco para evitar que o álcool evapore.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer gel desinfetante em casa, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer gel desinfetante em casa

Como fazer gel desinfetante em casa
1 de 4
Como fazer gel desinfetante em casa

Voltar ao topo da página