Partilhar
Partilhar em:

Como fazer óleo de cravo-da-índia

Como fazer óleo de cravo-da-índia

O óleo de cravo-da-índia é um óleo essencial que aproveita todas as propriedades dessa especiaria e tem finalidades tanto estéticas, quanto para a saúde. O produto pode ser encontrado em farmácias e tem um cheiro inconfundível. Mas, se você quer tirar proveito de todos os benefícios dessa especiaria, você mesmo pode fabricar seu óleo de cravo-da-índia em casa. É bem fácil! Para te ajudar, o umCOMO preparou o passo-a-passo de como como fazer óleo de cravo-da-índia!

Também lhe pode interessar: Como fazer óleo de alecrim caseiro
Vai precisar de:

Quais são os benefícios do óleo de cravo-da-índia

As propriedades do cravo-da-índia vão muito além da culinária. Quando usado em forma de óleo, ele tem benefícios medicinais e estéticos que ajudam a aliviar dor de dente e nas gengivas, ação antifúngica para cuidar dos pés, tratar picada de insetos, cicatrizar cortes, aliviar dor de cabeça, fortalecer unhas, entre outras.

Tais benefícios estão diretamente relacionados à riqueza de óleos essenciais, minerais, ácidos graxos, vitamina A e vitamina C.

Como fazer óleo de cravo-da-índia em casa

O óleo de cravo-da-índia pode ser preparado em casa. Para isso, os principais ingredientes são 30 g de cravo-da-índia, que você pode comprar ou plantar cravo-da-índia e 200ml de um óleo vegetal, pode ser azeite oliva, óleo de girassol ou o que você preferir. Também é importante que você tenha dois frascos pequenos com tampa, preferencialmente de vidro e escuros.

O procedimento para fazer óleo de cravo-da-índia funciona assim:

  1. Adicione os cravos no frasco de vidro. Eles podem estar moídos ou inteiros. Se estiverem moídos, o óleo tende a ficar mais forte. Da mesma forma que quanto mais cravos, mais intenso será o óleo;
  2. Cubra os cravos com o azeite ou óleo carreador que você escolheu. Deixe que eles ultrapassem um dedo a altura do limite dos cravos;
  3. Feche bem o potinho, e agite-o para que tudo se misture;
  4. Guarde em um armário, gaveta ou local mais escuro e deixe por duas semanas. Esse é o tempo necessário para que o óleo absorva os benefícios do cravo-da-índia;
  5. Mexa o frasco uma vez por dia para misturar os elementos;
  6. Passado esse tempo, utilize uma peneira, filtro ou gase para coar o óleo;
  7. Guarde o líquido em um frasco de vidro e descarte os cravos. Seu óleo de cravo-da-índia está pronto para ser utilizado!

Como usar óleo de cravo-da-índia

Agora que você já sabe como fazer óleo de cravo-da-índia, é importante saber como aplicá-lo, já que cada benefício pode ter um diferente modo de usar:

Para aliviar dor de dente e nas gengivas

Recomenda-se diluir no máximo 6 gotinhas na água morna e usar fazer bochechos em gargarejos. Essa solução também pode ser uma alternativa pra prevenir mau-hálito.

Para cuidar dos pés, machucados e picadas

O ideal é usar um algodão para aplicar o óleo de cravo-da-índia diretamente sobre a ferida, fungo ou picada. O procedimento pode ser feito duas vezes ao dia até que os sintomas melhorem.

Para aliviar dor de cabeça

Prepare uma mistura de algumas gotas de óleo de cravo-da-índia e uma pitada de sal a massageie as têmporas.

Para ativar a circulação

O óleo de cravo-da-índia caseiro pode ser consumido via oral com muita moderação. Sempre no máximo 5 gotas diluídas em um copo de água. Essa solução ajuda a melhorar a circulação e fortalecer o sistema imunológico.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de cravo-da-índia, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Se optar por fazer um óleo mais intenso, utilize-o em menores quantidades
  • Crianças não podem consumir o óleo de cravo-da-índia por via oral e devem ter seu uso tópico moderado
  • O óleo de cravo não é recomendando para quem toma remédios anticoagulantes pois ele torna a coagulação do sangue mais devagar
  • Lactantes não podem consumir o óleo de cravo
  • Uma dose de mais de 3 ml é considerada tóxica
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de cravo-da-índia

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer óleo de cravo-da-índia
1 de 2
Como fazer óleo de cravo-da-índia