Partilhar

Como hidratar a pele tatuada

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como hidratar a pele tatuada

Se você acabou de fazer uma tatuagem com certeza estará com a pele dolorida, por isso é importante ter alguns cuidados para que a sua pele esteja corretamente hidratada para poder mostrar a tatuagem em bom estado o maior tempo possível e, além disso, manter em ótimas condições a saúde da sua pele. Neste artigo de umComo.com.br vamos descobrir como hidratar a pele tatuada indicando os cuidados básicos que ela precisa bem como o procedimento que você deve seguir caso sinta que pode se ter infectado.

Também lhe pode interessar: Como tirar tatuagens com massa de sal
Passos a seguir:
1

Logo após fazer a tatuagem, o mais provável é que o tatuador a cubra com uma gaze, com papel filme ou com qualquer tipo de material que consiga proteger a tatuagem do ar e das bactérias. Se não lhe tiverem colocado, vá a uma farmácia para lhe fazerem um curativo com uma gaze e colocar na área tatuada, isto é muito importante para conseguir que a cura ocorra de forma saudável.

Você não deve tirar esta cobertura até que tenham passado 24 horas, desta forma durante o primeiro momento, quando a pele está mais sensível, a sua tatuagem está coberta e protegida. Quando tirar a gaze a primeira coisa que você tem de fazer é enxaguar a tatuagem com água e sabão antibacteriano. Não esfregue com as mãos, use um algodão ou gaze que ajudarão a limpar sem risco de que as bactérias penetrem no corpo.

Se quiser mais conselhos sobre a cura convidamos você a ler atentamente o nosso artigo sobre como curar uma tatuagem.

Como hidratar a pele tatuada - Passo 1
2

Para hidratar a pele depois de fazer uma tatuagem terá que usar um creme hidratante, mas cuidado, porque não pode ser qualquer um nem qualquer remédio caseiro hidratante (óleos, aloe vera, etc.). Terá que usar o creme recomendado pelo tatuador ou, caso não tenha um, ir à farmácia e pedir um creme específico para:

  • Cicatrizar a pele.
  • Que seja específico para peles secas ou para bebês.
  • Que isole de substâncias irritantes.
  • Sem perfume.
  • Que seja hipoalergênico.

Para conseguir uma correta hidratação da tatuagem, é preciso aplicar 3 vezes ao dia e, no mínimo, o tratamento deve ser prolongado durante 15 dias para assegurar, assim, a cura adequada da tatuagem. Após este tempo você deverá continuar hidratando a área, mas não será necessário usar esse creme, você poderá aplicar o que usa normalmente.

Como hidratar a pele tatuada - Passo 2
3

Também é importante que durante os 15 dias que dura a cura da tatuagem você evite o contato direto com o sol, porque poderia prejudicar a coloração do seu desenho e ficar pálido (no caso das tatuagens coloridas) ou acinzentadas (no caso das pretas). Do mesmo modo, também não é recomendado tomar banho de mar nem de piscina porque podem penetrar bactérias e ocorrer uma infecção. Também não deverá aplicar álcool ou água oxigenada ainda que veja que tem crosta ou sangue.

4

O mais provável é que apareçam crostas, porque uma tatuagem é, afinal de contas, uma ferida da pele que contém tinta. De maneira que, como em qualquer processo de cura, o mais provável é que apareçam crostas e, por mais que cocem, tente não coçá-las nem tirá-las , porque cairão por si só. Se arrancar pode ser que depois fique uma marca na tatuagem, uma cicatriz que piore a sua imagem.

Para aliviar a coceira de uma ferida você pode colocar compressas úmidas e mornas durante 5 minutos e repetir o processo umas 3 vezes ao dia. Além disso, com este truque você também fará com que a crosta amoleça e caia mais rápido.

Como hidratar a pele tatuada - Passo 4
5

Ainda que seja pouco frequente, é possível que a tatuagem infete, sobretudo se não estiver bem curada e você não seguir as recomendações indicadas pelo tatuador. Existe uma série de sintomas que podem indicar que uma tatuagem está infetada, aqui descobrimos alguns dos mais frequentes:

  • Se a vermelhidão e a irritação não amenizarem após 48 horas pode ser que a sua tatuagem tenha infetado. Considere que, como acontece com as feridas, estas melhoram com o passar dos dias e, se não for o caso, é porque há algo de errado.
  • Se a dor se prolongar por vários dias, também pode ser que a tatuagem não esteja se curando corretamente e que, portanto, possa estar infetada. Se passar a mão em cima dela e sentir que está sensível ao tocar pode ser que este seja o motivo.
  • Um dos sinais mais evidentes é se aparecer febre, já que isto denota que o corpo está lutando para combater uma infecção e voltar ao seu estado habitual.
  • Se a tatuagem soltar pus ou um líquido viscoso é porque está infetada, isto ocorre sobretudo nos casos mais graves. Este tipo de condição também costuma provocar mau cheiro.

Em qualquer uma destas situações será essencial ir a um médico, já que um dos tratamentos mais comuns é que receitem um antibiótico que elimine a infecção. Em umComo.com.br contamos de forma detalhada como saber se uma tatuagem está infectada.

Como hidratar a pele tatuada - Passo 5

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como hidratar a pele tatuada, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como hidratar a pele tatuada

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
José Carlos Rodritgues
Após cicatrização, devo usar frequentemente um hidratante que não contem alcoól, para que esta esteja sempre viva, sem perder as cores. Qual marca de hidratante vocês recomendam ?

Como hidratar a pele tatuada
1 de 5
Como hidratar a pele tatuada

Voltar ao topo da página