Partilhar

Como se livrar de rachaduras nos pés

Por Sara Silva. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como se livrar de rachaduras nos pés
Imagem: curapelanatureza.com.br

Rachaduras nos pés são consequência de calcanhares muito secos, os quais têm vindo a "gritar" por hidratação mas você não prestou atenção. No entanto não é grave, você ainda está a tempo de remediar esse problema inestético e desconfortável, sobretudo se seguir as dicas que apresentamos neste artigo umComo.com.br. Continue lendo e descubra como se livrar de rachaduras nos pés, de forma fácil e eficaz!

Também lhe pode interessar: Como tirar a pele seca dos pés
Passos a seguir:
1

A rachadura nos pés adquiriu o termo médico de hiperqueratose. Surge devido à secura da pele dos pés, sobretudo nos calcanhares, e ao excesso de atrito destes no calçado ou no chão. Para se proteger desse fator externo, o organismo desenvolve uma pele mais grossa nessa área, a qual irá abrir fissuras se não for hidratada devidamente.

2

Existem várias receitas caseiras que você pode colocar em prática para se livrar das rachaduras nos pés. Elas consistem em usar ingredientes que qualquer um de nós tem em casa, revelando-se assim uma solução muito econômica e fácil de colocar em prática.

Como se livrar de rachaduras nos pés - Passo 2
Imagem: samhealth.org
3

Uma dessas receitas consiste em esfoliar a área afetada com pedra pomes, lavar os pés com água quente (isto irá amaciá-los), massageá-los com azeite de oliva, óleo de amêndoas doces ou óleo de argan e calçar um par de meias limpas. Prefira cumprir com este ritual à noite, pois é quando a pele tem um poder de absorção maior, e repita até já não ter rachaduras.

4

Dado que o limão é um fruto com propriedades curativas, você também o pode usar no combate a essas malditas fissuras! Para isso esprema todo o suco de dois ou três limões para uma tigela grande o suficiente para caberem seus pés, e adicione água morna. Deixe repousar seus pés nesse líquido durante 10 ou 15 minutos, esfregando-os em seguida com pedra pomes e hidratando-os com creme corporal.

Como se livrar de rachaduras nos pés - Passo 4
Imagem: nightrunners.com.br
5

Se as rachaduras já começaram a causar dor ou desconforto, um produto de alívio rápido que você pode usar é a cera de parafina, vendida em lojas de cosméticos. Você deverá misturar uma porção de cera com óleo de coco (saiba aqui como fazer óleo de coco caseiro) e aquecer esse preparado no microondas até que derreta. Mexa, aplique-a nos pés quando a mistura tiver atingido uma temperatura ambiente, e deixe atuar calçando em seguida um par de meias limpas.

6

Experimente também um tratamento de água de rosas e glicerina, muito fácil de reproduzir em sua casa e que lhe trará uma melhoria instantânea do aspeto dos seus pés. Para isso misture igual quantidade de água de rosas e glicerina em uma tigela, mexa e aplique a mistura nos seus pés, com uma toalha ou luva de banho, esfregando até que esta seja totalmente absorvida.

Como se livrar de rachaduras nos pés - Passo 6
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
7

Também pode procurar na farmácia e lojas de cosméticos produtos para o cuidado dos pés, específicos para rachaduras ou apenas hidratantes. O ideal é que crie uma rotina de hidratação da pele dos pés tal como faria para seu rosto ou restante corpo, pois assim, além de prevenir as rachaduras, estará a tratá-las.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como se livrar de rachaduras nos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Repita estes tratamentos ao longo de vários dias até observar resultados ou até curar completamente as rachaduras.
  • Ao longo desse tempo reforce a hidratação dos mesmos, usando cremes corporais ou específicos para a pele dos pés.
  • Cuide bem dos seus pés, afinal são eles que suportam todo o peso do seu corpo e estão sujeitos a muitas agressões, sobretudo no verão.
  • Evite usar nos pés produtos que contenham acido salicílico na sua composição, pois ele irá secar ainda mais a pele.

Escrever comentário sobre Como se livrar de rachaduras nos pés

O que lhe pareceu o artigo?

Como se livrar de rachaduras nos pés
Imagem: curapelanatureza.com.br
Imagem: samhealth.org
Imagem: nightrunners.com.br
Imagem: produto.mercadolivre.com.br
1 de 4
Como se livrar de rachaduras nos pés

Voltar ao topo da página